sábado, 17 de junho de 2017

Ocupação Lanceiros Negros - Movimentos sociais e parlamentares de oposição exigem a demissão do secretário de segurança

Foto Sandra Ilíbio Braz
Militantes de movimentos sociais e parlamentares do PT, Psol e PCdoB participaram de ato de repúdio à violência da Brigada Militar no despejo da Ocupação Lanceiros Negros, ocorrido na noite de quarta-feira (14).

A manifestação partiu da frente da Ocupação Mirabal, na Rua Duque de Caxias, e se dirigiu ao Palácio Piratini, onde foi entregue documento exigindo a demissão do secretário de segurança César Schirmer. A vereadora Sofia Cavedon, líder da bancada do PT na Câmara Municipal, participou da caminhada, que começou por volta do meio dia desta sexta-feira (16).

Foto Sandra Ilíbio Braz
Sofia criticou a omissão do governo municipal, afirmando tratar-se da lógica do Estado mínimo e denunciou a violência policial praticada contra os moradores da Ocupação Lanceiros Negros e o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), agredido e detido pela Brigada Militar ao tentar evitar a violência durante o despejo: ”Se o Jeferson (Fernandes) é atingido, todo o parlamento, a democracia é atingida, a Constituição brasileira é rasgada”. A líder da bancada do PT na Câmara Municipal lembrou que a Ocupação Mirabal, que recebe mulheres vítimas de violência doméstica, também está ameaçada de despejo: “A Mirabal cumpre um papel que é da prefeitura, que oferece apenas 14 vagas para mulheres vítimas de violência em Porto Alegre”, concluiu Sofia.

Foto Sandra Ilíbio Braz
Uma comissão formada por parlamentares, entre os quais a vereadora Sofia Cavedon, e representante de movimentos sociais entregou para o secretário-adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemam, o documento exigindo a demissão do secretário de segurança Cesar Schirmer. Nem o governador, nem qualquer outro integrante do primeiro escalão do governo estadual recebeu a comissão. Participaram da manifestação representantes de movimentos populares, sindicais, estudantis e de mulheres.

Leia também: "Pai, será que posso pegar uns livros da biblioteca?" Por Sofia Cavedon

                                                  Assista a manifestação de Sofia no ato.