quarta-feira, 19 de abril de 2017

1º Festival das Livrarias de PoA será em Julho

Fotos Marta Resing
Constituição do Grupo de Trabalho (GT) que irá organizar o evento e nova reunião com o Secretaria Municipal de Cultura foram os encaminhamentos da reunião realizada nesta terça-feira (18) entre livreiros e livreiras, Clube dos Editores, Câmara Rio-Grandense do Livro e vereadora Sofia Cavedon (PT), que teve a iniciativa de propor a realização do 1º Festival de Livrarias de Porto Alegre.

No encontro, Sofia relatou a reunião com o secretário de Cultura, Luciano Alabarse, que acolheu a ideia do Festival das Livrarias e propôs incluí-la no Festival de Inverno deste ano, destaca a vereadora. Ficou definida nova reunião na Secretaria de Cultura, com data a ser definida, entre o GT e o Coordenador do Livro e Literatura da SMC, Sergius Gonzaga, para dar continuidade a inclusão do evento no Festival de Inverno.

A vereadora lembra que emenda de sua autoria foi aprovada, no valor de R$ 20 mil, para a realização do evento, no Orçamento 2017 da Prefeitura. 

GT

O Grupo de Trabalho (GT) formado é composto por :  Carmen Menezes, da Traça Livraria; Ederson Lopes e André Ghunter, da Livraria Taverna; Clô Barcellos, da Libretos e Clube dos Editores; e Jussara Rodrigues, da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Proposta

Na reunião também foi formato o pré-projeto do 1º Festival das Livrarias de PoA

Conceito:

A ideia surgiu a partir da possibilidade do compartilhamento dos espaços das pequenas livrarias de bairros. Afastadas dos centros comerciais e shoppings – do consumo em massa e do atendimento despersonalizado – essas livrarias se configuram como espaços de aquisição dos livros como objetos e também como elementos culturais e afetivos. O atendimento pessoal, a abertura de diálogo entre livreiro e leitor, o espaço de afetividade que uma pequena livraria se torna é o que aqui importa. Diferentes leitores tanto em gostos pessoais como em faixas etárias e gêneros são frequentadores das livrarias que compõem esse mapa literário de Porto Alegre.
A revitalização da relação livreiro-leitor, a proximidade entre esses ambientes, diferentes e diversos, mas que são elementos importantes na cultura literária de Porto Alegre é a ideia inicial que fomenta esse projeto.
Propondo atividades que contemplem os referidos espaços, procura-se a integração sujeito – cultura e a manutenção da identidade das livrarias e de seus frequentadores.

Objetivos:

- Oportunizar aos leitores e leitoras o conhecimento das livrarias do seu bairro;
- Dar visibilidade e valorizar as livrarias da cidade;
- Promover a integração entre os leitores e esses espaços;
- Evidenciar esses ambientes como lugares de fomento cultural e humanístico;
- Fomentar a cadeia produtiva do Livro em Porto Alegre;
- Oportunizar a participação coletiva dos livreiros nas políticas de fomento ao livro e à leitura.

Evento:

Cronograma de saraus, lançamento de livros, vitrines temáticas, exposições, rodas de conversas nos espaços das livrarias ou em espaços parceiros.

Período: julho de 2017

Participantes: livrarias de bairro, por adesão.

Apoiadores: Câmara Rio-Grandense do Livro e Clube dos Editores do RS