sábado, 16 de maio de 2015

Em debate A Escola Cidadã no Século XXI

Foi lançado hoje (16/5), oficialmente, o projeto de Lei que visa atualizar os espaços das escolas públicas da capital, de iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT). O ato foi na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, e contou com a apresentação da proposta, exibição do filme O Jogo da Imitação e, após, debate.

Foto Marta Resing
Na apresentação da proposta, Sofia salientou que o projeto A Escola Cidadã no Século XXI tem sua ênfase situada no espaço escolar, em interferir concretamente na construção e na readequação das escolas, porém, sua sustentação está ancorada na sua história, nos princípios pedagógicos, na concepção de sociedade, de sujeito e de educação que procuram reafirmar e aprofundar.

No entanto, a retomada dos princípios de uma educação humanizadora e emancipatória não pode se furtar da incorporação dos novos desafios que se apresentam: as novas tecnologias, a pesquisa como princípio pedagógico, os estudos e pesquisas sobre as infâncias e as juventudes, a diversidade, os direitos humanos, entre tantos outros. Este projeto é um convite à reflexão e à construção coletiva de um novo espaço físico escolar. Um espaço que traduza o pensamento pedagógico e que seja enriquecido e legitimado pelo aprofundamento e diálogo sobre os desafios do século XXI”, destacou a parlamentar.

Foto Marta Resing
No debate, após a exibição do filme *O Jogo da Imitação, a violência, o bullying, as contradições diárias e os preconceitos fizeram parte de relatos de educadores, educadoras e estudantes.

*Direção de Morten Tyldum, com Benedict Cumberbatch, conta a história real de Alan Turing, matemático, pioneiro da computação moderna que ajudou a salvar, na 2ª Guerra Mundial, milhões de vidas para mais tarde ser condenado por sua homossexualidade.

Conheça o projeto de lei acessando aqui.

Leia aqui Artigo de Sofia Cavedon publicado neste sábado (16) no jornal Correio do Povo.