terça-feira, 12 de maio de 2015

Sofia homenageia os 100 anos do Instituto Leonardo Murialdo no Brasil

Por iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT) será homenageado o Centenário do Instituto Leonardo Murialdo no Brasil. O evento será durante o período de Comunicações da Sessão Plenária desta segunda-feira -18 de maio - às 14h.

Instituto Leonardo Murialdo no Brasil - 1915-2015

Em 26 de outubro de 1828 nascia, em Turim na Itália, Leonardo Murialdo. Jovem entusiasta e preocupado com os problemas sociais de sua cidade tornou-se padre e em 19 de março de 1873 fundou a Congregação de São José, conhecida popularmente como Josefinos de Murialdo. Em 1900 Leonardo Murialdo morreu após sucessivos problemas de saúde. No dia 03 de maio de 1970, o Papa Paulo VI declarou-o santo.

A história do Instituto Leonardo Murialdo no Brasil iniciou no ano de 1915. Os primeiros padres que vieram ao Brasil se estabeleceram inicialmente em Quinta, localidade de Rio Grande. Aos poucos o Instituto Leonardo Murialdo foi criando força em terras brasileiras e iniciou obras de educação e assistência social em Caxias do Sul, Porto Alegre, Araranguá e Orleans, ambas em Santa Catarina e diversos outros estados do Brasil com o passar do tempo.

Porto Alegre
Foto Divulgação Murialdo

O Instituto Leonardo Murialdo chega a Porto Alegre, por convite do então Arcebispo Dom Vicente Sherer, em 1953. Em 1954 a Capela São José foi elevada à categoria de Paróquia e ao mesmo tempo iniciaram-se diversas atividades de assistência social e educação na então Vila São José, primeira comunidade popular de Porto Alegre criada pelo então Prefeito Ildo Meneguetti em 1951.

A Paróquia e as atividades sociais começaram sob a coordenação do Padre Cornélio Todesco. Para que o Instituto pudesse tomar forma de órgão jurídico em Porto Alegre, criou-se o nome fantasia de Associação Protetora da Infância. Isto só foi possível pelo imenso apoio de órgãos públicos e privados da época que acolheram e apoiaram a iniciativa do Instituto em Porto Alegre.

As décadas que se seguiram foram marcadas pela ampliação de todas as atividades sociais do Instituto na Vila São José e mais especificamente no Morro da Cruz. Aos poucos o Morro da Cruz ia sendo tomado por casebres e pessoas de diversas cidades em busca de melhores oportunidades de vida na capital dos gaúchos. Educação, assistência social e apoio espiritual eram os feitos diários nesta comunidade. Foi na década de 60 que nasceu também, dentre outras coisas, a famosa “Via Sacra do Morro da Cruz”, existente até hoje.
Dos tantos padres e irmãos Josefinos que por aqui passaram destacaram-se pessoas ilustres como o Padre Ângelo Costa, o Padre Nebrídio Bolcato, o Padre João Schiavo e o já citado Padre Cornélio Todesco.

Atualmente: ainda localizado no Bairro São José (Morro da Cruz), O Instituto Leonardo Murialdo nunca cessou sua missão nesta cidade. Hoje possui inúmeros programas sociais e educativos como Escola Infantil, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cidade Escola, Programa Jovem Aprendiz, Grupo de Convivência da Melhor Idade, Programa de Apoio à Família, Colégio Murialdo (escola de ensino fundamental e médio), Santuário São José / Paróquia Menino Jesus de Praga, dentre outras tantas ações e projetos. Em suas ações possui um público de crianças, adolescentes e jovens com cerca de 2 300 atendimentos diários, sendo em Porto Alegre uma das maiores instituições de assistência social e educação.

Nesses 100 anos de história o Instituto Leonardo Murialdo desbravou terras distantes e enfrentou desafios diários para levar em frente o legado do seu fundador: “Cuidar do que é mais preciosa na sociedade: as crianças, e nelas o coração”.

No Brasil o Instituto Leonardo Murialdo possui sedes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná: Londrina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Pará, Maranhão.

No mundo o Instituto Leonardo Murialdo possui sedes na Espanha, Romênia, Albânia, Índia, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina e Brasil.

Visite o Portal do Instituto.