terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sofia irá homenagear a Fundação Ecarta

Foto Divulgação Gabinete
A vereadora Sofia Cavedon (PT) recebeu nesta terça-feira (20/01) o diretor de Comunicação Social do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, quando trataram da Fundação Ecarta, que este ano completará 10 anos de fomento cultural e de mobilização dos educadores e educadoras para seu crescimento profissional e pessoal.

Sofia irá homenagear a entidade com o objetivo de fortalecer a luta pela educação, através da valorização dos trabalhadores da área e da interlocução da educação com a cultura.

Ligada ao Sinpro/RS a Fundação Cultural e Assistencial Ecarta tem como prioridade os professores das Instituições privadas, mas tornou-se um Centro Cultural para Porto Alegre e região, destaca a parlamentar.

A Fundação 

Foto Tania Meinerz
A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). Sua fundação ocorreu no VI Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado – CEPEP – em outubro de 2003, ocasião em que foram aprovados o seu estatuto, o primeiro Conselho Curador e a dotação financeira.

O início efetivo das atividades da fundação deu-se, no entanto, com a inauguração de sua sede na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, no dia 29 de abril de 2005. Nessa oportunidade foi inaugurado o primeiro projeto cultural, a Galeria de Arte, considerada como âncora da instituição.

A Fundação Ecarta é um presente dos professores do ensino privado do RS a toda a sociedade gaúcha. Seu nome, ECARTA, foi construído pelas iniciais das atividades que pretende desenvolver: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

Em Porto Alegre, a Fundação Ecarta, localizada na Av. João Pessoa, 943, pretende ter uma profunda ligação com o conjunto do patrimônio sócio-cultural do seu entorno onde se destaca o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção e o Bairro Cidade Baixa, irradiando a partir da sede sua atuação para todo o Rio Grande do Sul, uma vez que a instituição pretende ter no conjunto do estado sua espera de atuação.

Fonte: Site da Fundação Ecarta.