quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Para Pont, campanha do Cpers contra governo é um equívoco

Foto PTSul
O deputado Raul Pont divulgou nessa quinta-feira (28/02) material que contrapõe a campanha do CPERS Sindicato contra o governo Tarso. "A campanha que o CPERS faz contra o governo é um grande equívoco. E o motivo é simples: os governos não são todos iguais. Estamos demonstrando isso com dados", explica o petista.

O material traz gráficos e tabelas que comparam os investimentos dos governos anteriores em reajuste e reposição salarial, além dos recursos que o atual governo disponibilizou para promoções na carreira, concurso público, modernização tecnológica, livros, materiais para salas de estudo, entre outros. "Isso mostra claramente o comprometimento do governo com a educação. Os dirigentes do CPERS transformaram a entidade em instrumento de disputa política com o governo e não uma entidade de conquistas e avanços sindicais. Toda a pauta apresentada pela entidade no início do governo foi atendida, mas os dirigentes não admitem isso como conquista da categoria", ressalta Pont.

Clique na imagem abaixo para ver o material completo:
Matéria publicada no Portal do Deputado Estadual Raul Pont/PT-RS.

Cece visita a Emei da Vila Tronco

Foto Cristiane Moreira/CMPA
Dando prosseguimento à série de visitas a escolas infantis,a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PTPoA), esteve no bairro Santa Tereza na manhã desta quinta-feira (28/2).

Desta vez, a visita ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) da Vila Tronco, que conta com 22 profissionais em atividade e atende 52 crianças, mas não dispõe de berçário.

A diretora Marianne Steffen Radovan informou que não fará nenhum investimento no prédio porque aguarda a transferência para outro imóvel maior. Segundo ela, a expectativa é de que a nova área possa atender até 120 crianças. No entanto, até agora Marianne não foi chamada para discutir o projeto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

“Desde 2005 temos acompanhado a situação desta escolinha. É a única da rede municipal que funciona em um prédio alugado”, lembrou Sofia. O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) também esteve no local.

Matéria publicada no Portal da CMPA.

Veja também:
20 de fevereiro de 2013
Cece visita Escola de Educação Infantil da Vila Tronco nesta Quinta
19 de fevereiro de 2013
Cece discute expansão da educação infantil
06 de fevereiro de 2013
Cece visita a Creche Vitória, na Vila Operária

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eventos celebram Dia da Mulher no legislativo porto-alegrense

Foto Elson Sempé Pedroso/CMPA
Presidindo a sessão plenária desta quarta-feira (27/02) da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon recebeu das vereadoras a programação completa que a Casa Legislativa irá promover para marcar o Dia Internacional da Mulher.

Exposições fotográficas, discussões sobre políticas públicas para mulheres e sarau poético são alguns dos eventos que marcarão o Dia Internacional da Mulher. Celebrado em 8 de março, as atividades no legislativo porto-alegrense relativas a esta data terão sua abertura na terça-feira 5 de março com a inauguração das exposições Julieta Battistioli e Nísia floresta – Uma mulher à frente do seu tempo.

Veja no Portal da CMPA a programação completa da Semana da Mulher.

Escola homenageia Sofia no início do ano letivo

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) foi homenageada na manhã desta quarta-feira (27/02), durante o ato de abertura do ano letivo da rede estadual, na escola Prof. Oscar Pereira, localizada no bairro Cascata, em Porto Alegre. A homenagem foi pelo apoio de Sofia, que desde 2007 está lutando com a comunidade escolar pelas melhorias que hoje estão chegando à escola.

Em sua manifestação Sofia afirmou “ser uma honra ser homenageada pela luta com a Escola Oscar Pereira”. A vereadora destacou ainda que “com a reforma, mesmo em andamento, a escola já conta com sala digital, oferece o programa Vou à Escola para seus alunos do médio e o Mais Educação atenderá mais de 100 crianças”.

Foto Divulgação SC
Com nova direção, coordenada pela diretora Ana Regina, a mais jovem professora concursada e ex-aluna da escola, a Oscar Pereira adotou o lema: o aluno como seu maior patrimônio.

Veja também:
Investimentos em educação devem ultrapassar 30% em 2013 

Foto: Assessoria Seduc/RS
Mais de 1 mil professores compareceram ao encontro de formação pedagógica, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, onde o titular da pasta, José Clóvis de Azevedo, afirmou que serão investidos mais de 30% na área de educação em 2013. Outro ponto destacado no evento foi a execução de 933 obras emergenciais.

Saiba mais...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Comissão irá vistoriar os Teatros da Capital

Busca por segurança motiva visita a teatros e seminário

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), visitará os teatros Renascença e Sala Álvaro Moreira, no dia 5 de março, a partir das 14h30min, para averiguar as condições de segurança desses locais.  

A decisão foi tomada em reunião da Cece nesta terça-feira (26/2) com representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS), que também pediram apoio dos vereadores para a realização do Seminário da Cultura em 2013 no Teatro Glênio Peres, da Câmara. Um dos temas do evento, segundo o Sated, será justamente a segurança nos teatros e casas de espetáculos e a necessidade de capacitação dos técnicos que atuam nesses espaços.

Visita aos Teatros

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Sofia informou que representantes do Executivo serão convidados para a ida aos teatros do Centro Municipal de Cultura na próxima semana. “Que nossa comissão desencadeie as visitas e a fiscalização dos espaços e teatros da cidade”, disse. “Não queremos o fechamento desses locais, mas a prefeitura tem mecanismos para agir.” Segundo a vereadora, a “luz vermelha está acesa” e é preciso aprender “com as lições de Santa Maria”.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
O presidente do Sated, Luciano Fernandes, e Resoli Moreira dos Santos, responsável pela comunicação do sindicato, contaram que são frequentes os acidentes de trabalho em espaços culturais devido a fatores como montagem inadequada de equipamentos ou falta de materiais de segurança. Também citaram a inexistência de saídas de emergência, como na Sala Álvaro Moreyra, o que motivou a decisão da Cece de visitar o local, e o fechamento de passagens até com cadeado em estabelecimentos que recebem grande público. Conforme Fernandes, o uso da tecnologia no teatro avançou, mas a preocupação com a segurança não acompanhou esse ritmo.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Resoli garantiu que a luta pela segurança e pela capacitação de técnicos é antiga no Sated, que promove cursos de prevenção de acidentes, mas ganhou ainda mais relevância após o incêndio na Boate Kiss, de Santa Maria. Na sua opinião, a tragédia poderia ter sido evitada se uma pessoa despreparada não tivesse usado um artefato pirotécnico. “Não pode ter amador na área técnica; é risco de vida”, frisou. Segundo ele, o objetivo do Seminário da Cultura é especialmente contribuir para a reflexão, a conscientização e a construção de soluções nessa área. Na reunião, a entidade exibiu um vídeo com casos de acidentes em espetáculos e de equipamentos instalados de forma precária, oferecendo riscos ao público.

Participação 

O Sated solicitou à Cece que o Seminário da Cultura seja realizado em julho ou agosto deste ano e pediu apoio para o envio de convites aos participantes e escolas, além do uso do Teatro Glênio Peres, que se encontra ocioso. Outras sugestões de pautas para o encontro, como atestaram Resoli e Fernandes, estão sendo construídas no Facebook. A ideia do sindicato é tornar o seminário o mais participativo possível. Além da segurança nos espaços culturais, estão entre os temas levantados até agora Copa e Cultura e Educação e Teatro.

Fernandes ainda contou que, apesar de o governo do Estado não ter convidado o Sated para compor a comissão especial criada após o incêndio na Kiss, o sindicato está tomando a frente para estabelecer limites e conscientizar para a necessidade de prevenir acidentes. Mas, a seu ver, não adianta impor uma cartilha com regras e fechar todos os espaços, e sim construir um acordo coletivo e mudar a atual legislação. 

Também participaram da reunião da Cece os vereadores João Derly (PCdoB), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Séfora Mota (PRB), além do presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Paulo Guimarães, que voltou a lamentar o contingenciamento do baixo orçamento para a área da cultura no Município. Uma reunião sobre esse tema foi agendada pela Cece para o dia 12 de março, às 14h30min.

Fonte: Portal da CMPA.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MPC nega recursos da EPTC e do Sindicato das Empresas de Ônibus

Foto Arthur Puls/CP Memória
Somente frota ativa de veículos deverá constar no cálculo da tarifa em Porto Alegre

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Da Camino, afirmou nesta segunda-feira que o órgão negou o recurso que pedia que, em caso de reajuste na tarifa das passagens de ônibus de Porto Alegre, fosse considerada a frota total da Capital no cálculo. “A decisão determina ao município e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que, na hipótese de encaminhar reajuste, que o faça observando na planilha tarifária a utilização da frota efetiva, bem como a desoneração tributária na folha de pagamento”, explicou Da Camino em entrevista à Rádio Guaíba.

Movidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa), os dois recursos estavam sendo examinados pelo MPC. O objetivo de ambos era esclarecer os critérios adotados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 29 de janeiro, o TCE emitiu uma medida cautelar determinando que a EPTC revisasse o modo como calcula o aumento da tarifa de ônibus e lotações em Porto Alegre.

Leia a matéria na integra no Portal do Correio do Povo.

Veja também:

Aumento das Passagens - Sofia e Comissão da Carris reúnem-se com Da Camino

Simpa apoia movimento dos rodoviários da Capital

Foto Divulgação SC
A Tribuna Popular da sessão desta segunda-feira (25/2) da Câmara Municipal da Capital foi ocupada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) que expôs o apoio da entidade ao movimento por melhores salários e condições de trabalho dos rodoviários da cidade. Segundo o diretor administrativo, João Silva, Porto Alegre hoje passa por uma crise no transporte coletivo, agravada pela situação vivida pelos rodoviários. A categoria, segundo ele, “curiosamente sofreu um golpe de seu próprio sindicato”.

Alceu Weber, da Comissão dos Funcionários, reiterou que a assembleia dos rodoviários foi fraudulenta. “Foi um total desrespeito com os trabalhadores”, disse.

Leia a integra da matéria no Portal da CMPA.

Veja também:
Aumento das Passagens - Sofia e Comissão da Carris reúnem-se com Da Camino

Videoconferência marca o início do ano letivo na Rede Estadual

Foto Mario Pepo
Coordenadoria de Porto Alegre realiza videoconferência estadual

Sofia Cavedon, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre, participou na manhã desta segunda-feira (25) da videoconferência que marcou o início do ano letivo nas 2.574 escolas da rede pública estadual. O evento ocorreu no auditório Mondercyl na sede do Ministério Público (MP) , na capital, e foi promovido pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Aproximadamente 20 mil professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) acompanharam os conferencistas, secretário de Estado da Educação prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e prof. Dr. Gaudêncio Frigotto.

Sofia destaca as falas do secretário de Educação que apresentou os eixos políticos da gestão da Seduc e destacou que o governo aumentou o percentual aplicado em Educação sobre a receita líquida do Estado, demonstrando que a Educação é prioridade da atual gestão. Em 2008 foi aplicado 25,42%, passando para 29,96% em 2012. Informou que a Pasta vai aprofundar a reestruturação curricular do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e começar a reestruturação do 4º ao 9º ano além da continuidade da reestruturação do Ensino Médio e Educação Profissional. “Estamos em um processo de recuperação dos salários dos professores, mas já garantimos um reajuste de 76,68% em nossa gestão, o maior reajuste das últimas décadas. Estamos recuperando a curva descente da educação e partindo para uma curva ascende através do respeito e dialogo para a construção de melhorias”, finalizou Azevedo.

Para o professor e pesquisador Frigotto o desafio para a sociedade é recuperar o sentido da Educação Básica e o papel da escola na constituição da identidade de um povo. “A Educação Básica tem que proporcionar a formação para o individuo inserir-se de maneira autônoma na cidadania. Buscando núcleos de conhecimentos que em sua unidade nos permite o diverso”, disse.

Leia a matéria na integra no Portal da Seduc/RS.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

PT comemora 33 anos

Foto Divulgação PT/RS
Sofia Cavedon, vereadora mais votada do PT da capital, participou nesta sexta-feira (22), das comemorações dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores.

A festa foi marcada por grande confraternização entre os mais de 600 militantes, lideranças e convidados que estiveram na comemoração realizada no CTG 35 em Porto Alegre. O presidente do PT/RS abriu o ato político saudando os 33 anos do PT e a construção de um novo Brasil e de um novo Rio Grande pelo projeto democrático e popular.

Foto Divulgação PT/RS
Raul Pont afirmou que as políticas de estado e os avanços sociais e econômicos conquistados até aqui, tanto no País como no Estado, só terão seguimento com a manutenção das alianças partidárias que vem impulsionando este crescimento, “e o PT gaúcho reafirma sua disposição pública de manter as alianças que vêm construindo este projeto”, destacou o líder petista.

Não faltaram as tradicionais bandeiras vermelhas e lilases e o grito de luta que marca as grandes manifestações petistas: “Partido, Partido é dos Trabalhadores e das Trabalhadoras”. Nos discursos, o destaque foi para os 10 anos do governo federal democrático e popular liderado pelo Partido dos Trabalhadores.

Leia mais no Portal do PT/RS.

Centro de Eventos do RS – Sofia propõem Olímpico

Foto www.gremio.net 
Transformar o Estádio Olímpico, do Grêmio Futebol Clube, em um Centro de Eventos do Estado nos moldes da Lei Complementar nº 601, que dispõe sobre o Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município, é a proposta que Sofia Cavedon, vereadora do PT na capital, apresentará ao governador Tarso Genro.

Segundo Sofia a emenda, de sua autoria apresentada no início desta semana ao projeto da Bancada do PSOL que propõem o tombamento do estádio, também estabelece que o Olímpico será preservado como patrimônio histórico “e poderá receber adaptações, não mais apenas tombado. O Centro do governo do Estado será em parceria com a iniciativa privada, não é interessante para a OAS?”, questiona a vereadora.

O encontro com o governo do Estado ainda será marcado. Sofia lembra que o do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município trata-se de um instrumento importante, “pois esse dispositivo viabiliza ao proprietário a obtenção de recursos financeiros para as obras de restauração e manutenção, preservando o patrimônio cultural da cidade”, destaca a vereadora.

Centro de Eventos 

O Centro de Eventos é um projeto estratégico do Governo do Estado, que tem a assinatura de Oscar Niemeyer, que fez o projeto. Conforme o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) do Centro de Eventos foi apontado duas áreas para receber o empreendimento: o Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, e o anexo ao Parque Assis Brasil, em Esteio.

Saiba mais no Portal do Governo do RS.

Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis
Conheça a Lei Complementar nº 601, que dispõe sobre o Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município, de autoria da vereadora Sofia Cavedon e da ex-vereadora, Margarete Moraes, ambas do PT.

Leia também: 
21 de fevereiro de 2013
Centro de Eventos do RS

19 de fevereiro de 2013
Centro de Eventos Estádio Olímpico

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sofia Cavedon prestigia evento sobre doenças raras

Foto Desirée Ferreira/CMPA 
Nesta sexta-feira (22/2), a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou do evento que abriu as atividades da 4ª Semana de Apoio aos Familiares e Pacientes com Doenças Raras. Realizado no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o painel contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e do deputado estadual Miki Breier (PSB).

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR). Segundo a psicóloga Sheila Weber Machado, a entidade foi criada em 2009. “Começamos com poucas pessoas e hoje a semana já é realizada em 18 cidades”, informou. Em média, as chamadas doenças raras atingem uma pessoa num grupo de duas mil, mas em alguns casos pode chegar a um paciente entre 50 mil pessoas. “O diagnóstico é a maior dificuldade, pois surgem doenças que ainda são desconhecidas no Brasil.”

A vereadora Sofia destacou que a iniciativa do GEDR faz parte do “movimento de construção da democracia brasileira”. “Não se pode tratar todos igualmente. O atendimento deve ser diferenciado, até porque somos todos diferentes”, reforçou.

Para mais informações sobre as atividades da semana e sobre o GEDR, basta acessar o blog do grupo no endereço eletrônico: http://estudandoraras.blogspot.com.br/.

Fonte: Portal da CMPA - Leia a integra da matéria acessando aqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Centro de Eventos do RS



Aumento das Passagens - Sofia e Comissão da Carris reúnem-se com Da Camino

Foto Marta Resing
Sofia Cavedon, vereadora petista da capital, juntamente com o representante da Comissão dos Funcionários da Carris, Rubens Doval, reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira (21/02), com o procurador-geral do Ministéio Público de Contas (MPC), Geraldo Costa da Camino.

Na pauta do encontro a representação do MP sobre o aumento das passagens e as diversas denúncias de abandono Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), entregues ao TCE pelos funcionários e vereadora.

Da Camino repassou para Sofia e Comissão, documento sobre a inspeção especial instaurada a partir de representação do MP a fim de verificar a consonância dos cálculos que resultam na fixação da tarifa de ônibus de Porto Alegre.

Entre as principais irregularidades apontadas pelo MPC estão:

- a impropriedade metodológica aplicada no cálculo tarifário, que considera a frota total para a apuração do Percurso Médio Mensal (PMM) e não a frota operante, “tendo como consequência direta a sobrevalorização do custo quilométrico total” (grifo do documento).
- sobressai no relatório (folha 983) “que as empresas estão operando com uma lucratividade em sua grande maioria superior ao previsto pela planilha tarifária”.

Conforme Da Camino o objetivo é evitar a continuidade dessa forma dos cálculos, “que se revestem de ilegalidade, indicado nos apontamentos da Auditoria, preservando o interesse público, até que se ultime a análise do mérito”.

Em janeiro, o MPC emitiu medida cautelar determinando que a EPTC revise o cálculo para composição das passagens de ônibus e lotações. A Empresa ingressou, em fevereiro, no Ministério Público um agravo de instrumento para poder discutir a metodologia de cálculo das passagens de ônibus em Porto Alegre.

Veja também:
3 de dezembro de 2012
Sofia pede auditoria nas contas da Carris

4 de dezembro de 2012
Carris – Funcionários fazem mais denúncias

Oposição quer explicações da Prefeitura sobre alagamentos e danos do conduto Álvaro Chaves

Matéria publicada no Portal da Rádio Guaíba 720AM 

Pedido de comparecimento de representante do Executivo na Câmara será avaliado na próxima segunda-feira 

Foto Divulgação Web
Um dia após o temporal inundar dezenas de vias em Porto Alegre, a oposição protocolou pedido para que a Prefeitura preste esclarecimentos sobre as obras realizadas para evitar alagamentos. Os vereadores vão questionar, por exemplo, sobre as condições do conduto Álvaro Chaves, que custou R$ 59 milhões e não aguentou o volume de água, disse a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA).

A parlamentar revelou ter suspeita de que mais de 20% do projeto original do conduto foi alterado durante a execução das obras, o que pode ter reduzido o custo e a qualidade. Além disso, Sofia disse acreditar que a limpeza das bocas de lobo pelo Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) e o recolhimento do lixo pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) são deficientes, o que prejudica o escoamento da água.

A vereadora lembrou ainda que os problemas causados pelo temporal atingiram vários pontos da cidade. Informou que na Restinga Velha, extremo Sul da Capital, por exemplo, dezenas de moradores enfrentaram meio metro de inundação dentro de casa. O pedido de comparecimento de representante da Prefeitura na Câmara será avaliado na próxima segunda-feira pela mesa diretora da Casa.

Ouça o áudio: Vereadora Sofia Cavedon (PT)

Fonte: Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba 

Na tribuna da Câmara

Foto Lauro Alves/Agencia RBS
Na sessão plenária desta quinta-feira (21), Sofia Cavedon também falou sobre o Conduto Álvaro Chaves: “Uma obra dessas, com mais de dois metros de altura, não pode correr o risco de ruir”. Sofia espera que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) seja mais presente na cidade. “Os serviços de descontinuidade do DEP têm trazido muitos prejuízos a Porto Alegre.”

Sugeriu que haja, na semana que vem o comparecimento do DEP e da Smov à Câmara Municipal para analisar como está sendo tratado o escoamento de água e o que já está previsto para promover a manutenção e ampliação dos sistemas de drenagem pluvial. “A prefeitura tem que ter um plano de ação emergencial de trabalho”, afirmou.

Fonte: Portal da CMPA.

Cobrador é readmitido após protesto de funcionários em Porto Alegre

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) foi chamada na manhã desta quinta-feira (21/02) para ajudar no diálogo entre trabalhadores e direção da empresa de ônibus STS, na Restinga, quando colegas protestaram contra a demissão de Maurício Barreto, ocorrida na quarta-feira (20).

Conforme Sofia, “a mediação política respaldou a luta unificada dos rodoviários da Tinga contra a demissão de colega que hoje representa a categoria”.

Veja matéria da Rádio Guaíba-720AM 
Funcionários se concentraram na garagem da empresa STS

Assista na TVRestinga
Fim da paralisação dos Rodoviários da Empresa Tinga

PT 33 anos: – Ato político e festa nesta Sexta

O Partido dos Trabalhadores faz 33 anos neste 2013 

Para celebrar a data, o PT gaúcho promove ato político e jantar nesta  sexta-feira (22/02), a partir das 20 horas, na Churrascaria Roda de Carreta (junto ao CTG 35), na Av. Ipiranga, nº 5.200 em Porto Alegre.

Lideranças petistas, militantes e convidados também comemoram os 10 anos do PT no governo federal, o lançamento do 5º Congresso do partido marcado para este ano e dão início a divulgação da pauta do Processo de Eleições Diretas – PED 2013 do Partido dos Trabalhadores.

Convites à R$ 20,00

Local de venda dos convites: 

PT Estadual – Rua Ramiro Barcelos, 330 – Porto Alegre (51) 3284 8900 com Leandro
PT Porto Alegre – Av. João Pessoa, 785 – Porto Alegre (51) 3211 4888 com Athos
Assembleia Legislativa – Praça da Matriz -  Gabinete deputado Raul Pont – presidente PT/RS (51) 3210 1300

Fonte: Portal do PT/RS

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cece visita Escola de Educação Infantil da Vila Tronco nesta Quinta

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT), visitará a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Vila Tronco (Rua Dr. Ildefonso Pinto, 346. Santa Tereza) nesta quinta-feira (21/2), às 11 horas.

No início deste mês, integrantes da comissão iniciaram uma série de visitas às escolas infantis de Porto Alegre para ver as necessidades das comunidades escolares. Nos meses de março e abril, o objeto será a rede fundamental e do ensino médio.

Na última terça-feira (19/2), a Cece discutiu a necessidade de expansão da rede de educação infantil na cidade com a secretária de Educação da Capital, Cleci Jurach, e o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Antonio Branco.

Fonte: Portal da CMPA

Leia também: 
Cece e secretaria discutem expansão da educação infantil

Transporte Coletivo – Aumento das passagens

Na tribuna da Câmara de Porto Alegre, na sessão plenária desta quarta-feira (20/02), Sofia  propôs que o valor da passagem de ônibus seja congelado por um ano. Ela lamentou que Porto Alegre esteja no topo das tarifas mais caras, onerando o custo de vida dos trabalhadores, e pediu que a Câmara debata o tema com muita atenção. “É pólvora pura, pois, quanto mais caro e ruim o transporte coletivo, mais carros circularão pela cidade”, acrescentou.

Sofia alertou ainda que as empresas de transporte coletivo já estão se beneficiando da redução do valor da energia elétrica e existe lei federal desonerando a folha de pagamento, o que permitiu a Canoas reduzir cinco centavos em sua passagem.

Buscando informações no MP sobre a cautelar que impede qualquer aumento da passagem

Foto Angelisa Silveira
A vereadora Sofia Cavedon e o vereador Marcelo Sgarbossa, ambos do PT da capital, reuniram-se com o diretor de Controle e Fiscalização da Supervisão de Auditoria Municipal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dr. Leo Arno Richert, que afirmou que o município segue impedido de reajustar as passagens de ônibus, pois tramita no TCE uma Medida Cautelar que está em análise no órgão. O encontro foi nesta terça-feira (19/02) na sede do TCE.

Com o aumento solicitado pelas empresas de 3,30 reais, a passagem de Porto Alegre será a mais cara de todas as capitais. Conforme Sofia, hoje ela é a segunda mais cara, só perdendo par São Paulo que hoje tem o maior valor.

Os vereadores também lembraram que em Canoas o prefeito diminui o valor da passagem em 0,5 centavos ao invés de aumentar, mesmo prevendo inflação. Sofia destaca ainda que a prefeitura não se manifesta sobre a nova Legislação Federal, em vigor desde janeiro deste ano, que desonera a folha de pagamento das empresas e que, segundo o Tribunal de Contas, com a retirada da frota reserva, possibilitaria até a redução da passagem e não o aumento abusivo proposto.

Alguns critérios para aumento de passagens:

Distâncias percorridas, estado das ruas, frota...entre outras. Claro que os critérios para região metropolitana não são os mesmo para a capital, lembra a vereadora, “mas mesmo assim o valor que a prefeitura quer cobrar é muito elevado se tirar como referência outras capitais e o exemplo de Canoas”, salientou.

Um dos critérios/cálculo que é feito para aumentar a passagem é a frota operante, só que a prefeitura faz um cálculo pela frota total; que são os ônibus que ficam na reserva. Isso não pode, segundo Leo Richert. “A prefeitura alega que estes ônibus da reserva são bastante usados”, ressalta Sofia.

Audiência na sede do MP tratou sobre o corte de árvores na Capital

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou nesta terça-feira (19), da audiência na sede do MP que debateu o corte de árvores para a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Na oportunidade, os Promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Alexandre Saltz e de Habitação e Defesa da Ordem Urbanista Fábio Sbarbellotto obtiveram informações da Prefeitura da Capital sobre o corte das árvores. Participaram da audiência o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, o Secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schimitt, Vereadores da Capital e diversos ambientalistas, representantes de ONGs e entidades da sociedade civil.

Durante o evento, que ocorreu no Auditório do MP, os Promotores de Justiça destacaram que o Ministério Público está atento para a questão da legalidade da obra e reforçaram que o debate sobre o tema do corte das árvores deve ser técnico.

No final da reunião, foi deliberado que o projeto viário será disponibilizado fisicamente e também por meio eletrônico para o acesso da população. No MP tramitam dois expedientes que apuram o corte das árvores - um na Promotoria do Meio Ambiente e outro na Promotoria Urbanística.

Foto Divulgação SC
Conforme Sofia no encontro foi demonstrada pelos participantes a indignação pela facilidade como a Smam justifica a autorização de corte das árvores, apresentando apenas a obra viária sem falar o que é perguntado o tempo todo: "que alternativas foram tentadas?"

Sofia destaca ainda o questionamento dos moradores e movimentos sociais sobre o legalismo, o positivismo jurídico e o argumento da imperiosidade e autoridade da Copa.

Com informações do Portal do MP/RS.

Justiça nega pedido de impugnação de candidato petista em NH

Coligação do PMDB é multada por "litigância de má-fé" 

Foto Divulgação SC
O juiz eleitoral Geraldo Anastácio Brandeburski negou, na tarde de terça-feira (19/02), o pedido feito pela coligação do PMDB buscando a impugnação da candidatura de Luis Lauermann (PT) à prefeitura de Novo Hamburgo. 

Segundo o magistrado, o argumento da chapa peemedebista alegando duplicidade no registro de candidatos por parte do Partido dos Trabalhadores "carece de fundamento jurídico". O magistrado ainda impôs à coligação de Paulo Kopschina (PMDB) multa de R$ 350.

Na decisão, Brandeburski apontou que houve "litigância de má-fé" – uso do judiciário sem necessidade. 

Novo Hamburgo precisará de um pleito suplementar, marcado para 3 de março, pois o candidato eleito em outubro de 2012, Tarcísio Zimmerman (PT), fez mais de 50% dos votos e teve a candidatura cassada pela Justiça. O petista foi enquadrado na Lei de Ficha Limpa por ter participado da inauguração de uma obra estadual em 2004, quando concorreu à prefeitura. 

Fonte: Portal do Correio do Povo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Centro de Eventos Estádio Olímpico

Foto www.gremio.net
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) protocolou no início da semana, proposta de emenda parlamentar que transforma o Estádio Olímpico, do Grêmio Futebol Clube, em um Centro de Eventos, “tendo seu tombamento os moldes de bem cultural de estruturação, que permite a adaptação do espaço, preservando a fachada e a estrutura que caracterizam a história e paixões gremistas”, destaca Sofia.

O projeto de lei (PLL 202/2012) que dispõe sobre o tombamento do Estádio Olímpico Monumental, localizado no Largo Patrono Fernando Kroeff, na Azenha, é de autoria da Bancada do PSOL, vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, e está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Sofia ressalta que a ideia vêm ao encontro das iniciativas que o governo do Estado está empreendendo para a constituição de um Centro de Eventos na capital, “que tem cada vez mais atraído feiras, encontros profissionais, temáticos, debates, shows, nacionais e internacionais, gerando grande demanda por espaços flexíveis e em tamanho suficiente para acolhê-los”, salienta a vereadora.

Conforme Sofia a posição privilegiada do Estádio Olímpico, possibilidades de estacionamento e atendimento por transporte público tornam o espaço muito adequado à constituição de um Centro de Eventos. Em sua proposta a implementação pode ser firmada através de convênios com entes públicos ou privados.

Veja aqui a proposta da Emenda.

Acesse o PLL 202/2012.

Cece discute expansão da educação infantil

Foto Tonico Alvares/CMPA 
A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT), reuniu-se na tarde desta terça-feira (19/2) com a secretária de Educação da Capital, Cleci Jurach, e o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Antonio Branco.

No encontro, foi discutida necessidade de expansão da rede de educação infantil na cidade. No início deste mês, integrantes da comissão iniciaram uma série de visitas às escolas infantis de Porto Alegre para ver as necessidades das comunidades escolares. A escola infantil Mamãe Coruja e a creche Vitória da Conquista foram as primeiras visitadas pelos vereadores.

Conforme Sofia, são 10.400 vagas de pré-escola que necessitam ser abertas em Porto Alegre para garantir a cobertura.

O objetivo da Secretaria de Educação (Smed) é ampliar o atendimento na Educação Infantil, segundo a secretária, Cleci Jurach. Ela informou que 51 instituições comunitárias conveniadas serão construídas até o final de 2016. “Nós somos um dos três municípios que mais ganharam recursos para a construção de instituições infantis. É um reconhecimento de que Porto Alegre cumpre com os seus acordos, que o nosso prefeito tem uma boa relação com a presidente e quem lucra com tudo isso é a nossa sociedade e as nossas crianças”, destacou.

De acordo com Antonio Branco, coordenador da 1ª CRE, Porto Alegre não tem um regime de colaboração. Branco disse que é possível fazer um regime para que o Estado possa atender melhor as comunidades na Educação Infantil. “Vamos ver as regras que determinam esse regime de colaboração entre Estado, Município e União através de um levantamento para ver quais os espaços nós temos nas comunidades e fazer o estatuto”, declarou.

Falta de vagas 

A presidente do Centro Comunitário Jardim Renascença, Jussara Cabeda, criticou o governo estadual porque não há vagas na Escola Gabriel Obino. Jussara também solicitou uma audiência publica no bairro Glória.

Representando a creche Mamãe Coruja, Ana Michels falou que para qualificar seus funcionários é necessário um curso de capacitação no atendimento as crianças.

Segundo a presidente da Cece, vereadora Sofia, existe um movimento importante para a construção de creches comunitárias. “Eu saio ainda preocupada da audiência com relação ao tempo para a construção e para o atendimento das crianças, sem o estimulo necessário da pré-escola", disse. "A reunião com o governo estadual será para discutir a utilização dos espaços físicos ociosos.”

Além de Sofia participaram da reunião os vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD), Séfora Motta (PRB), Professor Garcia (PMDB) e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa Delgado.

Com informações do Portal da CMPA.

Educação Infantil na pauta da Cece

Arte Mario Pepo
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre discutirá na próxima terça-feira (19/02), às 14h30mim, as necessidades de expansão e qualificação da Educação Infantil na capital e a possibilidade de colaboração entre Município, Estado e União para a efetivação de tal medida. A reunião será na Sala 303 da Casa Legislativa (Av. Loureiro da silva, 255).

Conforme a presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), o encontro será para observar as necessidades das comunidades escolares. “Iniciamos uma série de visitas às escolas infantis da capital, onde já a escola infantil Mamãe Coruja, no bairro Partenon e a creche Vitória da Conquista, no bairro Humaitá”. Sofia informa ainda que em março e abril o objeto será a rede fundamental e do ensino médio.

Foram convidados para o encontro da Educação Infantil a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RS), Conselho Municipal de Educação (CME) e o Fórum de Entidades da Criança e do Adolescente.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Corte de árvores: MP promove Audiência Pública nesta Terça

Arte Mario Pepo
Saiba mais: 
Corte de árvores: MP promove Audiência Pública

Dia Mundial de Doenças Raras

Foto Ederson Nunes/CMPA
No dia 22, sexta-feira, será realizado no Hospital de Clínicas evento que estará marcando o Dia Mundial de Doenças Raras em Porto Alegre. A informação foi transmitida aos vereadores durante a Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (18/2). Conforme Geisa Luz, enfermeira e coordenadora cientifica da Associação dos Amigos, Parente e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPPAD), a data será marcada por seminários e palestres sobre Fibrose Cística, Doença de Huntington, ataxias e distrofias, entre outros temas.

Segundo Geisa, um modo de diagnosticar doenças raras é pelo teste do Pezinho. “Mas, este teste só detecta quatro doenças raras das mais de cinco mil existentes.” A enfermeira destacou a necessidade de ser estabelecido um plano de ação para auxiliar as famílias que enfrentam problemas de complexidade para diagnóstico e tratamento. “As doenças raras são um desafio”, lembrou. “Precisamos de estratégias e meios de ação para atender os pacientes, já que 5% dos recém nascidos são atingidos por uma doença rara”, completou.

Presidente da AAPPAD, Clemente Viscaíno lembrou que o Dia Mundial de Doenças Raras é celebrado em 28 de fevereiro: “seria no dia 29, mas também é uma data rara”. Viscaíno também agradeceu aos vereadores pelo empenho e apoio que a entidade vem recebendo na divulgação desta questão e lembrou que um grande percentual da classe médica não conhece nem 5% das doenças raras existentes. “Muitos não tem nenhuma informação sobre elas”, lamentou.

Matéria publicada no Portal da CMPA.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nesta Segunda: Ato do Bloco de Luta por um transporte público

Concentração no Glênio Peres, às 18h. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) diz que a passagem em Porto Alegre deveria baixar de R$ 2,85 para R$ 2,60 e que "as empresas estão operando com uma lucratividade em sua grande maioria superior ao previsto pela planilha tarifária".

Acaba de ser pedido um aumento para R$ 3,30. Não podemos aceitar. Queremos a redução e não o aumento da passagem. Fortunati, vai atender os interesses dos empresários?

Saiba mais na página do Facebook do Bloco de Luta.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mulheres com Luis Lauermann em NH

Foto Divulgação PT/NH
Neste sábado (16/02), Novo Hamburgo foi pintado de lilás, a tradicional cor que simboliza a luta das mulheres por direitos iguais.

A Caminhada das Mulheres da coligação O Trabalho Vai Continuar foi vibrante do seu início ao fim.

Foto Divulgação PT/NH
Em sua manifestação, o companheiro Luis Lauermann (PT), nosso candidato a prefeitura do município, afirmou: "Com Tarcísio na prefeitura, priorizamos e apresentamos políticas concretas para as mulheres. Foram 12 novas creches, mais de 15 mil almoços servidos nas escolas. Além disso, a saúde da mulher também teve vez nessa gestão. Contratamos 225 médicos, fez-se academias ao ar livre, centenas de moradias, mais 14 mil empregos com carteira assinada e a criação do Centro Viva Mulher. Hoje reafirmei nosso compromisso em construir uma Novo Hamburgo mais igual para homens e mulheres. O fim da violência contra as mulheres, a conquista de direitos e a promoção da autonomia e geração de renda para as mulheres serão prioridades em nossa gestão na prefeitura".

Foto Divulgação PT/NH
Sofia Cavedon, do PT da capital, participou do ato #continua13, apoiando Lauermann e Serpa; para que o trabalho iniciado por Tarcísio Zimmermann (PT) frente ao Executivo Municipal de Novo Hamburgo continue.

As eleições ocorrerão no dia 03 de março.

Veja também:
Novo Hamburgo: Lauermann é um voto contra a injustiça

Eleições na Itália - Apoio a Claudia Antonini

Foto Marta Resing
Por uma Itália justa! 

A votação no Brasil 

O voto dos e das gaúchas com dupla cidadania, que podem participar da eleição, tem que estar no Consulado até o dia 21 de fevereiro (Quinta-feira).

Estamos apoiando a companheira Claudia Antonini, do Partido Democrático (PD), para deputada no Parlamento italiano.

Conheça Antonini e saiba como votar no link: http://claudiaantonini.blogspot.com.br/ Ou entre em contato pelo email: para.deputada.claudia.antonini@gmail.com 

Você pode escolher 02 candidatos(as) ao Senado e 02 candidatos(as) a deputado(a) do mesmo partido, ou fazer um X no símbolo do partido. A cédula de votação é enviada para tua casa por correspondência. Ao votar escreva apenas: ANTONINI

Consulado Geral da Itália em Porto Alegre/RS 
Endereço: Rua José de Alencar, 313, Bairro Menino Deus - Porto Alegre/RS – CEP:90881-481
Telefone:(0xx51) 3230-8200 Fax:(0xx51) 3230-8222
Email: urp.portoalegre@esteri.it
Site: http://www.consportoalegre.esteri.it 
Expediente: Segundas às Sextas das 09h às 12h.

Leis aprovadas na Câmara aguardam sansão do Prefeito

Extensão do Vou à Escola aos alunos das instituições federais; inclusão de representação das Creches Comunitárias conveniadas no Conselho Municipal do Fundeb; a instalação de equipamentos adaptados a crianças portadoras de necessidades especiais nas áreas públicas destinadas a recreação (praças e parques) e correção na Lei das Cooperativas, ampliando o descanso anual remunerado para 30 dias aos prestadores de serviços que atuam nos órgãos do município são projetos de lei propostos pela vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), vários aprovados na Casa Legislativa em 2012 e aguardando a sanção do prefeito. 

APROVADA - Vou à Escola (Aguardando Sanção)

Arte Mario Pepo
A proposta inclui os alunos de escolas públicas federais no programa Vou à Escola e cria também a Comissão Coordenadora do programa. O Vou à Escola beneficia atualmente, mais de mil alunos com passagens de ônibus gratuitas, estudantes carentes de escolas públicas municipais e estaduais dos ensinos Fundamental e Médio na capital gaúcha.

A Lei aprovada na Câmara e que está para o prefeito sancionar, visa a corrigir uma lacuna da Lei nº 10.996/2010, que instituiu o Vou à Escola. “A intenção é estender o benefício desse programa aos alunos de instituições federais, garantindo o direito ao transporte escolar gratuito a todos os alunos carentes que não conseguiram vaga em uma escola próxima à sua residência e que não possam arcar com o custo da passagem escolar”, enfatiza a vereadora.

Saiba mais: 
Alunos de escolas federais serão incluídos no Vou à Escola

VETADA - Conselho do Fundeb (Aguardando Sanção)

Imagem web
Também aguardando sanção a Lei, aprovada na Câmara, propõe a inclusão de representação das Creches Comunitárias conveniadas no Conselho Municipal do Fundeb criado em 2008, através da Lei Complementar nº 589, também de autoria de Sofia.

“Como instituições incluídas no investimento, as direções das creches também precisam acompanhar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo”, justifica a vereadora.

Saiba mais: 
Creches Comunitárias integrarão o Conselho do Fundeb

Equipamento para lazer e recreação infantil adaptado (Tramitando na Câmara)

Imagem web
O projeto visa corrigir uma lacuna na lei 10.383/2010, que instituiu a instalação de equipamentos adaptados a crianças portadoras de necessidades especiais nas áreas públicas destinadas a recreação no município. “A intenção é colocar também este equipamento nas áreas de lazer das escolas em nossa cidade, garantindo o direito de brincar a todas as crianças.

Vem também a contemplar a legislação vigente em nosso país sobre a inclusão dos estudantes portadores de necessidades especiais nas escolas regulares”, destaca Sofia.

Conheça o projeto

VETADA - Cooperativadas(os) (Aguardando Sanção)

Arte Mario Pepo
Corrige uma lacuna da Lei das Cooperativas (Lei nº 10.687/2009) - também de autoria de Sofia -, ampliando o descanso anual remunerado para 30 dias aos prestadores de serviços que atuam nos órgãos do município.

Saiba mais: 
Descanso de 30 dias para cooperativados

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Eleições NH: Caminhada das Mulheres que votam 13

MULHERES QUE VOTAM 13!

É neste Sábado a caminhada em apoio a Lauermann e Serpa!

Então empunha tua bandeira roxa, chama as amigas, familiares, vizinhas e todas as mulheres determinadas a continuar mudando Novo Hamburgo, fazendo-a mais digna e humana, para caminhar conosco!

Dia 16 de fevereiro, sábado, às 9 horas, concentração na Pista de Eventos

Contamos com o apoio dos companheiros, para este momento ser um grande ato político!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Corte de árvores: Audiência pública ampliará debate sobre duplicação de avenida

Foto Ederson Nunes/CMPA
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoverá audiência pública noturna, ainda sem data marcada, para ampliar o debate sobre o projeto de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no qual está prevista a retirada de 115 árvores. A decisão foi tomada em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizada na manhã desta quinta-feira (14/2) no Auditório Ana Terra para ouvir esclarecimentos do Executivo sobre o corte iniciado no trecho da via localizado na Avenida João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro. A duplicação faz parte das obras, segundo o Executivo, para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Uma maior participação popular na discussão do projeto foi cobrada pela comunidade, vereadores e ambientalistas. O presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, disse que faltou ao governo municipal fazer estudos de alternativas para o projeto de duplicação que reduzam o impacto ambiental. Lembrou que esses estudos são exigidos por resolução do Conama. O arquiteto também defendeu a realização de audiências públicas sobre projetos desse tipo. “Quanto mais audiências públicas, mais ideias surgirão; as decisões não podem ser traçadas apenas por algumas cabeças”, declarou.

Sofia Cavedon (PT) sugeriu que o fluxo na Edvaldo Pereira Paiva seja favorecido com a retirada de algumas sinaleiras e a construção de passarela de pedestres junto ao Gasômetro. A vereadora também lembrou que o projeto é ilegal, fere o artigo 154 do Plano Diretor, inc XIII e XXI que prevêem parque no local, integrando as áreas da orla e praças!

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Cesar Cardia, da Gonçalo de Carvalho, afirmou, com exemplos, que a prefeitura não quer participação e tenta legitimar em fóruns não representativos suas intervenções. Já a ciclista Heloísa Hassen destacou que a Usina é símbolo de luta de Porto Alegre.

Na tribuna da Câmara Sofia elogiou os vereadores que participaram da reunião da reunião da Cosmam. “Esse é o nosso papel. Todos os vereadores são a voz da população. A Câmara é para escutar, para chamar atenção”, disse.

Veja a integra da matéria no Portal da Câmara de Porto Alegre.

Veja também: 
Cortes de árvores no Gasômetro estão suspensos até audiência do MP - Matéria publicada no Portal do Correio do Povo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Audiência Pública debaterá a derrubada de árvores no entorno da Usina do Gasômetro

Audiência Pública na terça-feira (19/02), às 11h30min, no Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), com a participação da Prefeitura, comunidade, Agapan, IAB/RS e Senge (Sindicato dos Engenheiros) e movimentos sociais, será realizada para ouvir a população sobre o projeto viário da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e adjacências.

Foto Sandra Braz
Comissão de Moradores, representantes da Agapan e as vereadoras Sofia Cavedon (PT), Fernanda Melchiona (PSOL) e Marcelo Sgaborssa (PT) denunciaram nesta quarta-feira (13/02) a derrubada de 14 árvores no entorno do Gasômetro, no Centro Histórico, realizada em razão das obras da Copa do Mundo. A denúncia foi no Ministério Público ao promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre, Fábio Sbardelotto.

Conforme Sofia Cavedon a comunidade ficou chocada com a derrubada das árvores de mais de 40 anos que perfazem a lateral da Avenida João Goulart e com a notícia do projeto de derrubada de mais 111 árvores no entorno. ”Segundo a Prefeitura seriam plantadas 401 mudas como medida compensatória no Parque Farroupilha, na Av. Osvaldo Aranha e na Rua da República. No entanto a população não entende esta medida como compensatória, já que as mudas demorariam no mínimo 20 anos para se transformarem em árvores de sombra e por que os locais escolhidos já são arborizados o suficiente”, destaca a vereadora. 

Ela enfatiza ainda “não somos contra medidas de escoamento de tráfego na região, mas acreditamos que existam outras formas de fazê-lo sem que seja preciso alterar o desenho das áreas públicas de lazer, que Porto Alegre tanto se orgulha. Pedimos um olhar mais criterioso sobre este projeto, com avaliação de engenheiros preocupados com o meio ambiente, a qualidade de vida da população local e um planejamento urbano sustentável e para as pessoas”.

Vale lembrar, enfatiza a vereadora, que segundo o Plano Diretor da cidade o conjunto das três praças do entorno da Usina do Gasômetro, Praça Julio Mesquita, Praça Brigadeiro Sampaio e a praça ao lado da Usina é considerado um parque de lazer, não podendo ser modificado sem consulta popular.

Ainda, no projeto de revitalização do Cais do Porto apresentado à população em 2012, a solução ao escoamento do tráfego daquela região aconteceria por uma via subterrânea, atravessando a Avenida Edvaldo Pereira Paiva. “Também lembramos o  Dr. Fábio Sbardelotto da luta do Movimento Viva o Gasômetro, em criar o Parque do Gasômetro, que está contemplado no Plano Diretor da cidade”, salienta Sofia.

Solicitações 

Na reunião os vereadores entregaram documento ao Promotor solicitando:

- a suspensão definitiva do corte planejado;
- a apresentação e discussão do projeto da Secretaria Municipal de Obras e Vias para aquela região com a população;
- o afastamento do Secretário do Meio Ambiente pela responsabilidade da autorização de tamanho crime ambiental, sendo esta apenas mais um num período extremamente curto
- só na trincheira da Rua Anita Garibaldi é quase uma centena de árvores;
- a abertura de ação penal que responsabilize criminalmente os mandantes de tamanha agressão ao meio ambiente. - o plantio de 14 árvores de tamanho semelhante às que foram cortadas, no mesmo local das antigas.

Reunião nesta quinta na Cosmam 

A derrubada de árvores da Avenida Edvaldo Pereira Paiva também é o tema da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) marcada para as 9h30min desta quinta-feira (14/02) no Auditório Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Veja também:
Protesto contra o corte de árvores chega à prefeitura de Porto Alegre