quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Debate no Julinho

Foto Marta Resing
Colégio Estadual Julio de Castilhos (Julinho), após eleição, chama às coligações que concorreram em Porto Alegre e debate as propostas dos partidos para a educação.

Representando a coligação da Frente Popular (PT-PR-PTC-PV-PPL-PRTB-PTdoB), a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) participou na manhã desta quarta-feira (30/10), do debate promovido pelas turmas do segundo e terceiro ano do Julinho, que abordou Partidos, Política e Educação.

Foto Marta Resing
Sofia considerou o encontro excelente, “os alunos estão estudando os programas das coligações, estão super apropriados e as perguntas foram muito qualificadas”, parabenizou a vereadora aos organizadores do evento, professores Jaime Bonfim Vianna e Júlio Bruneli.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

TVE inaugura novos estúdios, cenários e vinhetagem

Foto Caco Argemi/Palácio Piratini
Um estúdio multiuso, com equipamentos de áudio, luzes e cenários modernos e sustentáveis, numa área de 400 metros quadrados, capaz de sediar a gravação ou transmissão de até dez programas diferentes. Assim é o novo estúdio principal da TVE, re-inaugurado oficialmente nesta terça-feira (30) pelo governador Tarso Genro.

Ao final de 2012 terão sido investidos mais de R$ 7 milhões nas emissoras da Fundação Cultural Piratini - TVE e FM Cultura. "Estamos mantendo tudo o que uma emissora pública deve conter e tornando-a mais contemporânea, um canal de televisão adequado ao seu tempo", diz o presidente da Fundação Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório.

Prestigiando a conquista, a vereadora Sofia Cavedon (PT/POA) destaca “as novas vinhetas, os novos programas e os novos cenários, e a atual capacidade de presença onde está a notícia marcam a nova cara da comunicação pública da TVE. Vibrei muito com a evolução desta, que é um patrimônio para a democratização da mídia!”

Veja a notícia completa no Portal da Fundação Cultural Piratini

Com informações da Agência de Notícias do RS

Feira do Livro - Sofia bate-papo com Ronald Augusto

Capa de Vinicius Vieira
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) gravou na tarde desta terça-feira (30/10), um bate-papo com o poeta, músico, editor e crítico de poesia, Ronald Augusto, que está lançando na Feira a publicação organizada por ele “Obra Reunida de Oliveira Silveira”. O encontro  foi promovido pela TV Câmara (Canal 16 da NET), no estande da Câmara Municipal de Porto Alegre, localizado próximo a esquina do Bistrô do MARGS, na Praça da Alfândega.

Foto Divulgação SC
A publicação de Ronald Augusto, que contou com a arte de Vinicius Vieira na capa, reúne 11 livros que tiveram tiragens reduzidíssimas, quase artesanais e visa preencher uma lacuna para quem busca aprofundar o conhecimento sobre Oliveira Silveira. É composta por duas partes: na primeira reúne os onze livros na ordem contrária à cronológica, iniciando assim com o último livro. Na segunda parte apresenta a formação do poeta com um pequeno acervo de textos escritos até o final da década de 50.

Oliveira Ferreira da Silveira - pesquisador, poeta negro e historiador gaúcho, idealizador do 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como a data máxima da comunidade negra brasileira - Dia Nacional da Consciência Negra. Como escritor e poeta, publicou várias obras como Germinou em 1962, Poemas Regionais em 1968, Banzo, Saudade Negra em 1970, Décima do Negro Peão em1974, Praça da Palavra em 1976, Pelô Escuro em 1977, Cinco Poemas em Cadernos Negros 3 em 1980 Poesia São Paulo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nossa homenagem ao Funcionário Público

A constituição da república brasileira, obra em curso no processo de democratização do país, que implica em equidade no tratamento do estado aos seus cidadãos e na indução de politicas públicas que garantam os direitos básicos a uma vida digna, tem no funcionalismo público peça fundamental!

Por isto, trabalhar por sua valorização, formação permanente e participação na gestão do estado, são as formas com as quais reafirmo o compromisso e presto minha homenagem aos colegas funcionários públicos! Sofia Cavedon.

domingo, 28 de outubro de 2012

5 exposições no Espaço IAB

Arte de J. Altair
O Instituto de Arquitetos do Brasil - Espaço IAB - promove na próxima semana a abertura de 5 exposições. O evento será quarta, dia 7 de novembro, às 19h30min, no Centro Cultural do IAB RS (Rua Gal. Canabarro, 363, esq. rua Riachuelo - Centro Histórico).

A visitação às exposições são de 8 a 30 de novembro, das 14 às 19h.

Saiba mais...
Visite o Blog Espaço IAB

sábado, 27 de outubro de 2012

Começou a Feira do Livro de Porto Alegre

Foto Ramiro Furquim/Sul21
Vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou no final desta sexta-feira (26) da abertura oficial da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, que aconteceu no Teatro Sancho Pança, Armazém B do Cais do Porto, que estava lotado.

Foto Divulgação SC
O patrono da feira, poeta Luiz Coronel, homenageou resistência dos “homens e mulheres de letras”. Relembrou a sua trajetória com os livros: de vendedor de livretos em porta de cursinhos pré-vestibulares a patrono. Citou Jorge Luis Borges para dizer “não acredito em um paraíso sem livros” e homenageou a resistência dos “homens e mulheres de letras” à indústria cultural e ressaltou a importância do livros em uma era saturada de informações que, muitas vezes, não contribuem para o conhecimento.

O secretário de Cultura do Estado, Luiz Antonio de Assis Brasil, representando o governador Tarso Genro falou da perplexidade da imprensa do centro do país quando a lista com os 20 destaques da literatura brasileira com menos de 40 anos da revista britânica Granta foi apresentada com um terço dos nomes sendo de escritores gaúchos. Assis Brasil disse não haver motivos para perplexidade, uma vez que temos uma cultura literária que data do século XIX, com agremiações anteriores à Academia Brasileira de Letras. Concluiu sua fala afirmando que “ser patrono da Feira é o maior prêmio literário do Estado”.

Veja aqui todas as notícias e a programação da 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Com informações do Portal Sul21

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Morro Santa Teresa conquista a regularização fundiária

Foto Gustavo Gargioni/Palácio Piratini
A Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento (Sehabs/RS) assinou nesta sexta-feira (26), a ordem de serviço para o início das obras de urbanização e regularização fundiária do Morro Santa Tereza. Participaram do ato, além da direção da Sehabs, as lideranças comunitárias do Morro Santa Tereza, a assessora do mandato de Sofia, Sandra Ilíbio Braz, que acompanha as comunidades da região, e representantes da empresa Engeplus, que vai realizar a primeira etapa do trabalho de diagnóstico.

O diretor da empresa, Fernando Fagundes, explicou aos presentes que a partir de agora, as comunidades da Vila Gaúcha, Ecológica, Santa Tereza e Padre Cacique devem definir comissões entre os moradores para acompanharem o levantamento topográfico, o cadastro socioeconômico das famílias, a pesquisa cartorial, laudos geológico e ambiental.

De acordo com o diretor do Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento da Sehabs, Eduardo Andreis, com esses levantamentos concluídos inicia-se a fase de adequação urbanística - luz, água, esgoto, drenagem, pavimentação, construção de casas e atenção ainda à remoção e ao reassentamento de famílias em áreas de risco.

Só depois desta etapa, é que se procede com a titulação cartorial para os moradores, entregando a área com a regularização fundiária terminada. "Este é um projeto emblemático para o Estado por se tratar de uma área em situação irregular há décadas e que temos que reverter conciliando a urbanização e regularização com a preservação do meio ambiente. Queremos devolver a dignidade para essas famílias tirando essa área da clandestinidade, e inserindo novamente essas pessoas e esse patrimônio ambiental à cidade de Porto Alegre", ressaltou.

Darci Campos dos Santos, presidente da associação de moradores da Vila Gaúcha resume a importância deste dia: "Há mais de 50 anos que eu resido no morro, e entrava governo, saía governo e seguíamos sendo invisíveis. Agora chegou a nossa hora de ter uma moradia decente, água, luz, e vamos continuar lutando, acompanhando de perto para manter as nossas árvores, a nossa mata que é o nosso maior patrimônio", afirmou. 

Fonte: Portal da Sehabs/RS

Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) para Porto Alegre

Foto Divulgação SC
Transformar algumas Unidades de Triagem (UTs) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) foi a proposta encaminhado ao promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), Alexandre Saltz, a fim de regularizar a reciclagem e o destino final dos resíduos de construções em Porto Alegre.

Na audiência no MP, realizada nesta sexta-feira (26/10), a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, (Sinduscon-RS) e da Associação de Transportadores de Contêineres, da Associação de Transportadores de Caçambas Estacionárias, apresentaram a proposta de regulamentação da Lei “para finalmente a capital ter lugar para triar, reciclar e ter fiscalização”, salienta Sofia.

Dr Alexandre Saltz irá realizar uma reunião com o DMLU para apresentar e discutir a ideia. “Vamos ver se avança”, enfatiza a vereadora.

Histórico

Em maio de 2011 a Promotoria do Meio Ambiente instaurou um inquérito civil, com o objetivo de apurar a falta de reciclagem e o destino final dos resíduos de construções em Porto Alegre. O Promotor aponta que existe uma lei municipal que cria políticas públicas sobre o tema, mas o texto ainda precisa ser regulamentado. O inquérito também visa que esta legislação seja cumprida pelo Município.

Veja também: 
12 de abril de 2012
Reunião no MP trata de resíduos da construção civil
10 de julho de 2012
Transportadores de Caçambas Estacionárias promovem o Caminhonaço Verde

Fórum Pela Inclusão Escolar realiza encontros

Foto Mario Pepo
A vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) esteve nesta sexta-feira (26) na abertura dos Encontros de Pais e Alunos promovidos pelo Fórum Pela Inclusão Escolar e realizados na Câmara Municipal de Porto Alegre. Sofia destacou a importância dos depoimentos, trajetórias de estudos e de trabalho, dos alunos egressos das Escolas Especiais e incluídos na Rede Municipal de Ensino.

No encontro com educadores, que contou com a presença de Rosita Edler, pedagoga, psicóloga, doutora em Educação pela UFRJ e pesquisadora na área da Educação Inclusiva, foram debatidos os temas “A inserção no mundo do trabalho” e “Educação ao longo da vida, educação inclusiva, educação especial: desatando os nós nas tramas da escolarização”.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Só 0,38% para o Esporte e Lazer em 2013

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) denunciou mais uma vez na tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre, que o Orçamento de 2013, na área de Esportes, Recreação e Lazer vai receber somente 0,38% dos recursos totais da Prefeitura. A manifestação foi na sessão plenária desta quinta-feira (25/10).

Segundo a vereadora, hoje, devido à falta de verbas, os vários espaços esportivos para comunidade já estão em péssimas condições. Citou o caso do Centro Comunitário Medianeira, que está fechado por problemas físicos e que não poderá oferecer piscinas para a população carente no verão. Também lembrou a situação do Centro da Vila Elizabeth, onde falta piso no ginásio, e do ginásio da Restinga, que alaga.

Na Vila Ingá, segundo Sofia, o Centro só pode funcionar até no máximo as 17h30min, porque está às escuras. “Depois não se quer que a gurizada se envolva com o tráfico”, disse. “Não dá para concordarmos com tão poucos recursos para o esporte.”

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMPA

LDO 2013 - Secretaria de Gestão tem o mesmo orçamento que o da Cultura

Foto Marta Resing
A vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), em seu pronunciamento na sessão plenária de quarta-feira (23/10), pediu que o Executivo Municipal dê mais atenção às discussões feitas na Câmara. Segundo Sofia, a LDO foi debatida e votada às pressas pela falta de tempo ao ser enviada à Casa.

De acordo com a vereadora, durante audiência pública nesta terça-feira (23/10), representantes de movimentos da Cultura e do Esporte reclamaram do pouco investimento em suas áreas. 

"Não podemos aceitar que a Secretaria de Gestão, que não possui projetos específicos, receba mais recursos que a de Esportes, que gerencia centros comunitários por toda a cidade", argumentou. “A Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local detém 0,83% do orçamento o que equivale ao orçamento da Cultura, na cidade de Porto Alegre”, denuncia Sofia, dizendo ainda “no Ginásio Tesourinha é a própria população que frequenta o local que tem feito a manutenção do espaço”.

Veja aqui o pronunciamento completo de Sofia.

Veja também:
23 de outubro de 2012
LDO 2013 - Tem sido progressiva a redução de verbas para o esporte e a cultura

Educadores vão lutar pela manutenção do cargo de monitor

Foto Divulgação Atempa
Surpreendidos com a proposta da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de extinguir o cargo de monitor da Rede Municipal de Ensino, educadores reuniram-se nesta quarta-feira (24/10) e decidiram lutar pela manutenção do cargo.O encontro foi promovido pela Atempa e pelo Simpa e lotou o auditório do Sindicato.

A Smed pretende ainda criar dois novos cargos: agente de apoio à educação inclusiva e educador da educação infantil. A mudança preocupa os trabalhadores em educação, que vão debater o assunto nas escolas. Eles querem manter o cargo de monitor, mesmo que seja com mudança no nome, mas que tenha alteração salarial para o padrão 7.

Encaminhamentos: foram sugeridas as seguintes propostas, aprovadas por unanimidade:
- que haja debate nas escolas;
- Atempa e Simpa vão elaborar material explicativo para as escolas;
- unificar a comissão de monitoras com o GT da Educação;
- usar adesivos;
- manter as quartas-feiras como dia de mobilização;
- fazer uma emenda popular;
- utilizar a tribuna popular da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Eleição de diretores de escola
Durante a plenária, foi discutida também a eleição de diretores de escola. Os educadores desejam que todos os trabalhadores em educação possam ser candidatos à direção. Haverá debate sobre o assunto. 

Matéria publicada no Portal da Atempa

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sopapo Poético - As crianças negras em foco

Em Outubro o Sopapo Poético homenageia as crianças negras trazendo como convidado o músico e compositor Paulo Romeu.

O Sopapo Poético, que teve sua primeira edição em 27 de março de 2012 com a proposta de promover a poesia negra falada e cantada no sul do país, na próxima terça-feira, 30 de outubro, chega à sua oitava apresentação na Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre.

Neste mês, o evento tem como temática as crianças negras. A escolha dessa pauta justifica-se por estarmos no mês em que se celebra o dia das crianças a nível nacional.

Saiba mais...

LDO 2013 - Tem sido progressiva a redução de verbas para o esporte e a cultura

Foto Divulgação SC
Questionando dois itens da peça orçamentária apresentada pelo governo municipal para 2013, a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) reafirmou que tem sido progressiva, nos últimos oito anos, a redução de verbas para as áreas de esporte e cultura, com prejuízos diretos à população. O encontro foi promovido pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (23/10), quando debateu o projeto de lei do Executivo que define o Orçamento de 2013.

"Estas reduções afetam diretamente a manutenção de equipamentos públicos. Está faltando dinheiro para consertar piscinas e para substituir o equipamento de som do Teatro Renascença, por exemplo", destacou Sofia em sua intervenção. Sofia celebrou a presença significativa no encontro. “A sociedade quer recuperar recursos da cultura e do esporte!”

Foto Divulgação SC
Exemplo disso foram as intervenções da comunidade como o Maciel - do Araribóia - denunciando que os espaços esportivos públicos estão sucateados. “Piscinas não vão funcionar, educadores não estão sendo repostos. É preciso ampliar recursos no esporte”, salientou.

Foto Divulgação SC
Vinicius Cáurio, presidente do Sindicato dos Artistas do RS (Sated/RS), deu exemplos de sucateamento que já causaram acidentes para os artistas nos próprios públicos municipais”. Conforme Sofia “resultado da brutal redução das verbas da cultura! Programas como "Cultura por aqui" "Cinema na comunidade" "Ônibus palco" foram extintos”, lembra a vereadora.

O coordenador do Gabinete de Programação Orçamentária (GPO), Ilmo José Wilges, reconheceu que tanto a cultura quanto o esporte deveriam receber mais recursos para custeio. Mas segundo ele o Orçamento de 2013 apresenta incremento nas duas áreas em relação a 2012. "O orçamento da Secretaria de Cultura vai aumentar 9%, e o da Secretaria de Esportes, 25%", observou.

Saiba mais no Portal da CMPA

Plenária da educação nesta quarta-feira

A Atempa e o Simpa realizam nesta quarta-feira (24/10), a Plenária da Educação. O encontro será às 18h30min, na sede do Simpa.

Na pauta: avaliação da proposta do governo sobre mudança na legislação de eleição de diretores; criação de dois novos cargos; extinção do cargo de monitor.

domingo, 21 de outubro de 2012

Plano Ceibal - São imensas as possibilidades de mudança na educação

Foto Divulgação Ceibal
Retornando de Montevidéu, onde foi conhecer o Plano Ceibal, projeto de um computador por aluno desenvolvido no país, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), integrante da Comissão de Educação e Cultura (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, chegou como disse “muito mexida pelas imensas possibilidades de mudança na educação vistas no Uruguai!”

Foto Divulgação Ceibal
Junto com a Comissão da Secretaria Estadual de Educação, Sofia cumpriu extensa agenda de conhecimento do projeto, incluindo a visita a três escolas públicas. “É real e impressionante a transformação curricular que começa a acontecer com as possibilidades novas que a conectividade traz a professores e alunos!” Uma das escolas visitadas foi a Clemente Estable, localizada na região da periferia de Montevidéu. Já na Escuela Rural 77 as crianças têm sinal excelente, que permite a conexão com o mundo. “Cada niño estendendo às famílias, a compreensão do processo de produção de leite. Ganha universalidade, ainda que perto da escola”, comenta a vereadora.

Foto Divulgação Ceibal
Conforme Sofia, a reunião com os voluntários do projeto Ceibal “nos emocionou”. São 1200 inscritos, com cerca de 500 no efetivo apoio ao funcionamento dos computadores dos estudantes. Eles atuam nas escolas, nos centros comunitários, como o de avós. “Enquanto conversávamos, vários niños chegaram com seu XO, ou Ceibalito, como são chamados, seja para tirar dúvidas, para reiniciar, para recarregar. Para além da escola, todos querem que funcione”, destaca.

Foto Divulgação Ceibal
Na reunião com Magela Fuzatti - chefe dos laboratórios digitais – Sofia conta como estão transformando os antigos laboratórios de informática em multimeios, de sensores e robótica. Para o ensino médio e técnico. “De tecnologias compradas à produção autônoma de inovação, lindo processo”, salienta a vereadora.

Veja também: 
17 de outubro 2012
Sofia conhece projeto um computador por aluno no Uruguai

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Audiência Pública sobre o Orçamento da Prefeitura para 2013

Cultura e Esporte e Lazer sofreram uma redução orçamentária brutal nos últimos anos, tendo sido desastrosa para as áreas, e peço que o Senhor revise e altere a proposta para este orçamento.” Sofia Cavedon.

Na terça-feira (23/10), às 10h, Audiência Pública que debaterá o projeto apresentado pela Prefeitura para o orçamento municipal de 2013.


Saiba mais...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Encontro debaterá a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira

A Lei 10.639 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sofia conhece projeto um computador por aluno no Uruguai

Foto Divulgação Ceibal
Participando da visita de conhecimento do Plano Ceibal, em Montevidéu, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), integrante da Comissão de Educação e Cultura (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, considerou “impressionante a estrutura física e de pessoal, que em cinco anos foi estruturada para a implantação do projeto de um computador por aluno no Uruguai.”

Sofia e Malu Pinto, coordenadora do Projeto Província de São Pedro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS), conduzidas pela economista Letícia Carzoglio e pelo psicólogo Martin Rebur conheceram na manhã desta quarta-feira (17/10) o processo “complexo e ousado”, como salienta Sofia, de implantação do projeto de inclusão digital que hoje chega a todos os alunos do primário e secundário no país vizinho.

Foto Divulgação Ceibal
“O curso aberto, presencial e virtual Artic - Aprendizagem em Rede com o Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação – se mostrou um investimento fundamental na educação”, destaca a vereadora. “Não nos basta ofertar a tecnologia, queremos impactar a prática pedagógica”, afirma Martin, coordenador da formação docente. "Resultados aferidos empiricamente ainda não existem, (estamos iniciando o monitoramento neste ano) mas há notória mudança na motivação dos alunos em virem à escola e envolvimento no trabalho em aula e nas tarefas de casa" informa ele.

Aqui, destaca ainda Sofia, os computadores utilizados pelos alunos, para além da rede, permitem fotos, vídeos, desenho e texto. “Chegaram às escolas antes mesmo que a formação. Professores e alunos estão criando novas práticas, ao mesmo tempo em que apreendem a tecnologia”, frisa a vereadora.

Foto Divulgação Ceibal
Suporte 

O Plano Ceibal conta com grupos de suporte, como o "Aprender Tod@s", desenvolvido por Gabriela e Pablo, que estende às famílias a aprendizagem do uso dos computadores dos filhos, com temas de interesses dos adultos. Conforme Sofia, outro grupo fica no Centro Tecnológico do Uruguai, onde 250 pessoas, entre áreas técnicas e sociais/pedagógicas, fazem desde a formação docente, o atendimento logístico aos milhares de usuários até o fomento via concursos, olimpíadas e colóquios como o Ceibal.

Matrículas 2013 - Rede Estadual

Inscrições abertas para matrículas da rede pública

As inscrições para ingresso em escolas da rede pública em 2013 podem ser feitas desde terça-feira (16), no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O endereço é www.educacao.rs.gov.br, link: Matrícula na Escola Pública. Devem se inscrever os candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Politécnico, na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, na Educação Profissional Subsequente, no Curso Normal e Aproveitamento de Estudos do Curso Normal. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. As matrículas dos designados acontecerão entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2013.

Os alunos já matriculados nas escolas estaduais deverão efetuar a rematrícula até o dia 31 de outubro, diretamente na escola onde estudam. O procedimento deverá ser feito pelo próprio aluno, quando maior de 18 anos, ou pelos responsáveis.

A coordenadora da Demanda Escolar da Seduc, Marsia Sulzbacher, chama a atenção para a importância da família e da escola incentivarem estudantes que concluem o Ensino Fundamental a se inscreverem no Ensino Médio: “Cerca de 75 mil jovens em idade de cursar o Ensino Médio estão fora da escola no Rio Grande do Sul. Temos que mudar esta realidade e, para que isso ocorra, é importante a atuação da família e da escola, motivando e auxiliando os estudantes a se inscreverem no 1º ano do Ensino Médio”, conclui a coordenadora.

Marsia alerta também para o correto preenchimento dos campos do formulário de inscrição, a fim de evitar problemas no momento da designação da escola e da matrícula. As informações para o preenchimento adequado do formulário de inscrição encontram-se no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br).

Mais informações no Portal da Seduc/RS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sofia cobra investimentos do Prefeito

Foto Marta Resing
Cultura e Esporte e Lazer sofreram uma redução orçamentária brutal nos últimos anos, tendo sido desastrosa para as áreas, e peço que o Senhor revise e altere a proposta para este orçamento.” Assim manifestou-se a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), na entrega pelo Prefeito José Fortunati, do projeto de lei do Executivo que define o orçamento a ser executado em 2013.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (15/10) na Câmara Municipal da capital. Conforme Sofia na matriz orçamentária entregue por Fortunati à Câmara, o Esporte e Lazer permanecem com 0,40% e Cultura 0,96% das receitas líquidas do município.

Na semana que passou a vereadora teve aprovadas emendas de sua autoria, destinando 1% para o Esporte e Lazer e 2% para a Cultura. 

Audiência Pública debaterá o Orçamento

Sofia informa e convida para a próxima terça-feira (23/10), às 10h, para a Audiência Pública que debaterá o projeto apresentado pela Prefeitura para o orçamento municipal de 2013. Segundo a vereadora a alteração dos percentuais do governo somente conseguirá ter êxito com a participação efetiva no encontro que ocorrerá na Sala da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255, 3º andar).

A Câmara deve analisar, apresentar sugestões e aprovar a proposta do orçamento 2013 até o dia 5 de dezembro de 2012. O texto deve ser encaminhado ao Executivo Municipal, em sua redação final, até o dia 15 de dezembro.

Veja também:

10 de outubro de 2012
Emendas para Cultura, Esporte e Lazer e Creches Comunitárias aprovadas!

Iniciam os preparativos para a Conae 2014

Foto Divulgação SC
A realização da próxima Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2014 e a construção de um calendário geral para as ações ligadas ao evento foram as principais pautas do encontro do Fórum Estadual de Educação, realizado nesta segunda-feira (15), em Porto Alegre.

 A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), integrante da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, esteve presente na reunião que contou com a abertura do secretário da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, que apresentou as ações realizadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nestes 22 meses de gestão.

Calendário 

O lançamento da Conae 2014 ocorrerá no dia 19 de novembro, em Brasília. As reuniões do Fórum Estadual da Educação (FNE) acontecerão nos dias 3 e 4 de dezembro e as datas das Conferências Livres e Municipais e Estaduais, previstas para o 1º e 2º semestre de 2013 respectivamente e a Etapa Nacional da Conae, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014.

Sofia lembra que a última Conae aconteceu em 2010 e contou com a participação de 2,5 mil delegados de todo o país. Na ocasião, o texto aprovado nos seis eixos temáticos da conferência serviu de base para a elaboração do atual Plano Nacional de Educação (PNE), cujo projeto tramita no Congresso Nacional.

Veja aqui a íntegra do PNE.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sofia irá conhecer a modernização tecnológica na educação

Foto Divulgação Governo do RS
Na terça-feira (16/10) a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) viaja para o Uruguai onde participará da Expo Aprende Ceibal, que apresentará o Plano Ceibal, projeto que desenvolve a modernização tecnológica na educação no século 21 no país.

O Plano Ceibal surgiu como um projeto de inclusão digital há cinco anos, no Uruguai, atingindo hoje 99% dos alunos e 95% das escolas. O custo é de U$ 248 dólares por aluno e professor.

Programação 

Miércoles 17 de octubre de 2012 
10:00hs Reunión con la Mtra. Insp. Jub. Yolanda Delgado – Abordaje de las temáticas referentes al vínculo de Plan Ceibal con la Administración Nacional de Educación Primaria (ANEP). -Sujeta a cambios de agenda
12:30hs Almuerzo
14:00hs Reunión con el Ps. Martín Rebur – Abordaje de las temáticas referentes a la Formación Docente desde Plan Ceibal
18:30hs Reunión con Voluntarios en Barrio Euskalerría 70 – Espacio utilizado semanalmente para realizar reuniones de coordinación entre voluntarios.

Jueves 18 de octubre de 2012 
Jornada de visitas a escuelas de diferentes contextos socio-culturales en los departamentos de Canelones y Montevideo.
8:15hs Visita a la Escuela Urbana Nº137 Mtra. Dir. Ana Pérez - Dirección: Ruta 7 Km 40 – Cruz de los Caminos - Departamento de Canelones
10:15hs Visita a la Escuela Rural Nº 77 - Mtra. Dir. Andrea Di Trana - Dirección: Km 53 de la Vía Férrea a Minas – Parada Gómez – Puntas de Cañada Grande - Departamento de Canelones
12:30hs Almuerzo
14:00hs Visita a la Escuela de Contexto Socio Cultural Crítico Nº 262 - Mtra. Dir. Carla Cvetreznik - Dirección: Abipones 6172 – Barrio Bella Italia - Departamento de Montevideo
17.30hs Casa INJU Conferencia “Desafíos para la educación y la inclusión social en la era digital”1 Actividad dirigida a docentes y estudiantes de educación, educación social, comunicación, áreas socioeducativas. Es una actividad abierta a todo público. Está prevista la participación de entre 60 y 80 personas. Interesa especialmente que focalice su presentación en el uso de tecnologías digitales para el trabajo a nivel comunitario, justificando la necesidad de pasar de las TIC a las TAC y explicitando la relevancia de la convivencia.

Viernes 19 de Octubre de 2012 
9.00hs a 12.00hs Taller “Alternativas para la inclusión educativa: de las TIC a las TAC” 2 Dirigido a coordinadores y docentes del Programa de Aulas Comunitarias El objetivo de la actividad es aportar insumos para la construcción de una agenda de integración de tecnologías digitales en proyectos educativos que apuntan al fortalecimiento de los tránsitos educativos en la enseñanza media. Detalle de la agenda:
9.00 a 10.00 Presentación de experiencias de Aulas comunitarias.
10 a 11.30 Conversación con Tiao Rocha. (Aquí se requiere profundizar en la perspectiva TIC-TAC y la relevancia de la integración de los medios digitales en los procesos de aprendizaje) 1 Observación: En el marco de Ceibal Piensa: Desafíos para la educación y el desarrollo comunitario en la era digital, se las invita a participar de parte de la agenda de actividades a desarrollarse con Tiao Rocha
11.45 a 12.30 Presentación de Artic, un entorno virtual para conformar una comunidad de docentes de PAC.
12:30hs Almuerzo
13:30hs Reunión con Mag. Mauro Carballo – Plataforma CREA, herramienta desarrollada para facilitar la organización y gestión del trabajo docente. A partir de esa nueva realidad, las Aulas Virtuales CREA se convierte en un espacio de conocimiento, colaboración y gestión en la enseñanza sumamente valioso para la educación moderna al servicio de todos los maestros en cada una de las escuelas públicas del Uruguay. Reunión de cierre de la visita.

domingo, 14 de outubro de 2012

Aos professores, às professoras, nosso aplauso!

Arte Mario Pepo
Humano, demasiado humano! 

Nunca os professores estiveram tanto na berlinda. Responsabilizados pela baixa qualidade da educação pública, acuados pela indisciplina e violência dos alunos, tensionados pela necessidade de uso das novas tecnologias, sem tempo e recursos para preparar-se.

São, talvez, a parte mais frágil neste tempo de educação como direito de todos, quando a classe popular acessou a escola em massa e a estrutura dela não se qualificou. Tempos em que o conhecimento se complexizou, altera-se rapidamente e não explica os problemas, nem faz sentido e motiva os estudantes, se não for tratado de forma interdisciplinar, a partir da realidade e em diálogo com os saberes deles. Exige do professor, da professora, uma formação que não teve na faculdade, que não tem em serviço e sem suporte material e tecnológico para ensiná-los.

Continuamos literais, fragmentados, livrescos, seriados, em filas, em ordem. Os estudantes imagéticos, internéticos, em rede, em grupos, exigentes de sentido para a escola, carentes de autoridades que respeitem e aprendam pelo exemplo.

O processo capitalista tem pressa, precisa de mão de obra, as obras precisam de operários dóceis. Acuada, a sociedade quer menos jovens nas drogas, menos crimes, menos acidentes de trânsito. Assustados, os ambientalistas pedem educação para a sustentabilidade...Confusos, os estudantes querem voz, precisam da arte para se entender, precisam de espaço para falar, precisam de sonhos para se envolver!

Psicólogos, economistas, jornalistas, advogados, arriscam análises, filosofam teorias, propõem métodos. Quase todos chegam à conclusão que falta avaliação, verificação de dados, responsabilização de alunos e professores. Querem resultado!

Ser humano diante do humano, imprevisível, dotado de vontade, livre, portanto desafiador, lá vai o professor todo o dia para uma aventura! Fazer com que o aluno queira aprender é a primeira, mais difícil e indispensável tarefa a obter êxito. Sem isto, a aprendizagem não acontece. Sem ela, não há ensino! Este processo não é medido nos testes, não tem preparo que dê conta, exige uma aprendizagem permanente, energia renovada, troca intensa. Nada é rotineiro ou simples para a professora e para o professor eficaz! E todos os professores assim o querem ser!

Incluamos, então, nas homenagens deste dia 15, um pedido de desculpas aos professores, por exigirmos sem investir, por avaliarmos sem incluí-los, por saber das lacunas e não preenchê-las, por julgá-los e nos desresponsabilizarmos, por sabê-los fundamentais e não valorizá-los com salário e condições dignas de trabalho!

E vamos trabalhar com ele, com ela a pequena tarefa a que se dedicam: a construção de humanidade!

Artigo de Sofia Cavedon

Caravana da Inclusão inicia no Dia do(a) Professor(a)

Nesta segunda-feira (15/10), Dia das(os) Professoras(es), a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) inicia o projeto Caravana da Inclusão, que irá visitar várias escolas da capital a fim de averiguar se as mesmas estão adaptadas para a inclusão escolar.


A partir das 07h30min Sofia estará na Vila Bom Jesus, onde visitará as escolas municipais Nossa Senhora de Fátima e José Mariano Beck. “Na ocasião também estarei felicitando a categoria pela passagem do nosso dia”, diz Sofia que é professora da Rede Municipal de Ensino.

Plenária de avaliação na segunda-feira

Convidamos @s companheir@s
para nossa plenária de avaliação das eleições municipais.
No encontro também teremos ato de filiação partidária.
Arte Mario Pepo / Texto: Sofia Cavedon / Ilustração Santiago

Bom Jesus festeja a infância

Foto Divulgação SC
O Dia das Crianças foi comemorado na Bom Jesus com muitos cachorrinhos, bolo, música e o ônibus Brincalhão. “A Bonja festeja a infância”, comemora a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) que prestigiou neste domingo (14/10) a festa da comunidade para as suas crianças.

Foto Divulgação SC
Sofia destaca a apresentação do Bloco Mocidade da Bonja, que ainda não tem instrumentos musicais, mas as crianças fazem oficina na Escola Municipal Mariano Beck. Também alegrando a criançada esteve na Rua Panamá a percussão da União do Iapi e passistas.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A infância precisa ser protegida

Foto Arquivo
É um tempo em que não temos a menor ideia de quem somos, de que forças atuam em nossa condição de vida e temos pouquíssimos recursos para alterá-la. E as impressões que recebemos marcam fundo!

Dia da criança é para assumirmos todos a proteção da infância, não mais restrita à família, pois é nela que estão muitas das agressões aos seus direitos. Todas os filhos são filhos de todos!

Que ninguém passe por uma criança com indiferença!

Sofia Cavedon

Defesa Pública da Alegria

Apoiando o movimento em Defesa Pública da Alegria, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) esteve nesta quinta-feira (11/10) na manifestação pacífica em frente a prefeitura. “Lindo o manifesto, claras as intenções: os jovens, os artistas, as ONGs querem os espaços públicos para a arte, para o encontro e para a alegria, em oposição à privatização!”, enfatiza a vereadora.

Mais de 1000 pessoas foram às ruas no dia 11 de outubro para reivindicar o fim das privatizações dos espaços públicos de Porto Alegre.
 Veja:

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Emendas para Cultura, Esporte e Lazer e Creches Comunitárias aprovadas!

Importantes emendas ao Orçamento da Prefeitura para o ano que vem, de autora da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) foram aprovadas: 2% para a cultura, 1% para o esporte e lazer, previsão de recursos para integralizar o custeio das creches comunitárias, recursos para o Funcriança e priorização para elaboração do Plano de Carreira dos Monitores.

Outras duas também propostas por Sofia foram rejeitadas pelos vereadores da base do governo: o cumprimento da Lei que rege o Fumproarte e a prioridade na construção das escolas definidas no OP .




Veja também:
9 de outubro de 2012
30 de agosto de 2012
LDO 2013 - Educação e a falta de professores na Rede Municipal
25 de agosto de 2012
Cultura, Esporte e Lazer sofreram redução de investimento
17 de abril de 2012
Escassos recursos aplicados na Cultura

Ocupação Hospital – Comunidade continua apreensiva

Foto Divulgação SC
“Compromisso do governo municipal e do síndico da Massa Falida do Montepio, com a construção de alternativas de moradia para as quase 300 famílias da comunidade Ocupação Hospital, ficou só no papel.” A Afirmação é da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), que participou da reunião com o promotor de justiça de Habitação e Defesa Urbanística do Ministério Público, Dr. Luciano Brasil, e a comissão dos moradores, realizada nesta quarta-feira (10/10).

Sofia lembra que em junho deste ano, no MP, Prefeitura e responsáveis pela massa falida se comprometeram em audiência, que em três meses apresentariam propostas. “Passou o período e nada foi feito, nem o cadastramento das famílias, responsabilidade do governo municipal”, destaca a vereadora. “Há três meses paramos a reintegração de posse de área da massa falida do Montepio, em acordo com o MP! Há três meses o município nada fez!”

Foto Divulgação SC
Presente no encontro, Ivam Martins, da Fasc, recebeu inúmeras reclamações sobre o atendimento da Assistência Social. Conforme a comissão, a comunidade não é atendida no Posto de Saúde, e o assistente social da região afirma que não vai ampliar cadastro para a saúde.

Veja também: 
12 de junho de 2012
Ocupação Hospital – MP suspende por 60 dias a reintegração de posse
15 de junho de 2012
Sofia acompanha Cuthab na Ocupação Hospital
01 de junho de 2012
Comunidade da Ocupação Hospital está apreensiva
14 de maio de 2012
Ocupação Hospital – Moradores pedem solução