domingo, 30 de setembro de 2012

Feira do Livro da Zona Sul

Feira do Livro da Zona SulCoral Mãe de DeusFeira do Livro da TristezaFeira do Livro da Zona SulFeira do Livro da Zona SulFeira do Livro da Zona Sul
Feira do Livro da Zona SulFeira do Livro da Zona SulFeira do Livro da Zona SulFeira do Livro da Zona Sul

Feira do Livro da Zona Sul, um álbum no Flickr.

Sofia, que neste sábado (29/9) estava acompanhada do secretário estadual de Cultura, Assis Brasil, prestigiou os três dias da primeira Feira do Livro da Zona Sul, "Lendo Para Crescer", uma iniciativa da Associação dos Empresários do Bairro Tristeza (GET) que aconteceu nos dias 27 e 29 de setembro, na Praça Comendador Souza Gomes.

Novo romance de Luiz Antonio de Assis Brasil

De botânico de Napoleão a estanceiro na fronteira do Brasil com a Argentina: este é o protagonista do novo romance de Luiz Antonio de Assis Brasil

Luiz Antonio de Assis Brasil e a L&PM convidam para o lançamento do livro Figura na Sombra, o seu mais recente romance.

É o quarto e último livro da série “Visitantes ao Sul”, do qual fazem parte O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006). Todos publicados pela L&PM Editores. São variações sobre um mesmo tema, mas leituras absolutamente independentes. 

Dia 3 de outubro, quarta-feira, às 19h - Na Livraria Saraiva do Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto Viana, 36.

Saiba mais no Portal da L&PM Editores.

Depoimentos de Apoio à Sofia Cavedon

Raul Pont vota Sofia Cavedon! 
Meu voto para a Câmara Municipal será para Sofia Cavedon (13113). ...Sofia tem o carisma da liderança aliado a uma incansável disposição de luta na organização popular. Nas causas que abraça, transmite confiança, engajamento e uma fé inabalável para transformá-las em conquistas concretas e de consciência política para as comunidades envolvidas... O jeito alegre, o sorriso aberto, a garra e a paixão que imprime em todas as frentes de atuação que se envolve provam que a política pode ser cativante, ética e dotada de princípios como a igualdade, a solidariedade, o predomínio do coletivo e da generosidade sobre o individual e o egoísmo. Por isso, delego meu voto e sinto-me representado por Sofia 13113 na Câmara Municipal e para Prefeito: VILLA 13 Bonete – Vice 
Abraço fraterno,
Raul Pont/Deputado Estadual
Veja aqui... 

Assis Brasil está com Sofia 
Sofia Cavedon impõe-se desde logo como alguém confiável, neste mundo de tantas deslealdades e traições. Dela só esperamos o bom e o belo. Ninguém se decepciona com a Sofia. Tomara nosso mundo fosse composto de pessoas com tanto espírito de empenho pelo bem comum. Ela consegue aliar o afeto humano à mais intransigente defesa dos direitos das cidadãs e cidadãos. Seu olhar é franco, amável, transparente. Mas não se iludam: é uma guerreira.
Assis Brasil - Escritor e Secretário Estadual da Cultura

Jose Clovis de Azevedo vota Sofia
Educação é um processo civilizatório de incorporação de milhares de homens e mulheres historicamente discriminados e Sofia, tanto no movimento social quanto nos seus mandatos parlamentares faz um trabalho significativo na construção da educação inclusiva, cidadã e democrática que se contrapõe à naturalização da desigualdade! Pela afirmação da justiça e da igualdade, voto Sofia!
Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo/Secretário Estadual da Educação

 Henrique Fontana recomenda Sofia 
"Por sua atuação incansável em defesa da educação e por sua dedicação na construção de um mandato comprometido com a política justa, com a luta pela igualdade e dignidade..."
Henrique Fontana/Deputado Federal
Saiba mais... 

Mauro Knijnik está com Sofia 
Eu conheço Sofia há muito tempo e acompanho seu magnífico trabalho na Câmara, quer como vereadora ou presidente da Casa. Vem comigo e vamos colocá-la de novo lá.
Mauro Knijnik/Secretário Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

Darci Campos dos Santos vota Sofia 
Voto Sofia porque ela tem nos ajudado e muito, amparando a comunidade nos momentos mais difíceis, como foi quando a Yeda queria vender o Morro Santa Teresa. Eleita de novo vai continuar a caminhada com a gente. Já apoiamos muitos candidatos que vieram aqui em época de eleição e nunca mais voltaram e acho que a pessoa primeiro tem que mostrar trabalho, para depois ganhar o voto. A Sofia está sempre junto com o povo, com a gente na luta, por isso voto Sofia.
Darci Campos dos Santos, presidente da Associação da Vila Gaúcha/Morro Santa Teresa

Zoravia Bettiol está com Sofia 
A incansável Sofia Cavedon, conhecedora da complexidade dos problemas de nossa cidade, tem construído, junto à comunidade, as soluções mais adequadas e justas para a maioria dos cidadãos. Vamos apoiá-la!
Zoravia Bettiol - Artista Plástica

Guacira Ramos da Silva vota Sofia 
Eu voto na Sofia Cavedon primeiro porque me fez acreditar na política, segundo porque o povo precisa de alguém que lute e não desista, ela não precisa prometer porque a gente vê o quando está fazendo. Eu voto na Sofia porque ela abraçou uma luta que ninguém se importou, pois lixo não interessa, mas ela viu que se trata de Resíduos da Construção Civil (RCC) e não simplesmente lixo e que todos, juntos, podem dar uma Porto Alegre mais limpa.
Guacira Ramos da Silva/presidente da Associação dos Transportes de Caçambas Estacionárias e Similares de Porto Alegre e grande Porto Alegre (ATCE)

Isabel de Medeiros vota Sofia 
Sofia carregou para a política forma, nos seus mandatos, a politicidade humana, no compromisso como professora municipal, na militância pelo direito dos trabalhadores. Na Câmara segui zelosa ao lado dos municipários, disputando com afinco um projeto cidadão e democrático para a educação pública. Por isso voto Sofia, para transformar a política pela politicidade inerente ao humano. Vote Sofia, uma boa escolha! Isabel de Medeiros/Profª Drª da Rede Municipal e diretora da Atempa.

Carla Xavier vota Sofia 
Sou Sofia Cavedon porque nela fortaleço minha vontade de lutar por uma Educação Inclusiva e a resistência de uma representatividade política e feminina na luta por políticas de promoção da Cultura e da Criança e do Adolescente!
Carla Xavier/Educadora Popular e Rapper

Vinícius Cáurio apóia Sofia 
Muitos falam que cultura é fundamental para formação sadia de um povo,diminui a violência, cria o sentimento de fraternidade, alimenta o pensamento crítico de uma sociedade, porém poucos são os que realmente trabalham para isto, Sofia Cavedon é um exemplo de trabalhadora na politica, uma pessoa que faz pelo bem comum e que esta sempre junto à comunidade de braços unidos ao trabalho. Sofia é vereadora de verdade.
Vinícius Cáurio/Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do RS (Sated/RS)

Ronaldo Zulke apóia Sofia 
A vereadora Sofia inovou o conceito de mandato popular, promovendo uma verdadeira aproximação do gabinete com a população de Porto Alegre. Acompanho e apoio seu trabalho que busca insistentemente a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs da capital gaúcha. Sua trajetória está comprometida com o resgate dos valores que são os mais caros para a cidadania, como a solidariedade, a inclusão, a justiça e o respeito às diferenças. Por isso, precisamos reeleger Sofia Cavedon para a Câmara de Vereadores.
Ronaldo Zulke/Deputado Federal

Tia Vera vota Sofia 
Falar da Sofia é uma honra para mim como líder comunitária, que estou sempre a par do trabalho que ela tem feito para as comunidades. Embarrando seus pés, ouvindo o povo e ensinando as pessoas de que forma elas devem lutar pelos seus direitos. Pisando no lixo e participando dentro das comunidades coma palestraras sobre Educação, Saúde, Moradia. Representando as comunidades dentro dos ônibus, na madrugada, na hora do pico. Não tem dia nem hora para ouvir e atender o pedido de socorro do povo.
Vera Lúcia de Mello Valença – Líder comunitária do Jardim do Verde

Beatriz Gonçalves Pereira recomenda Sofia 
Voto Sofia pelo trabalho e dedicação na questão da Educação e empenho nas questões sociais das Ilhas, chamando audiências públicas em torno do Plano de Manejo e encaminhamentos enquanto Prefeita de Porto Alegre.
Beatriz Gonçalves Pereira - Líder comunitária das Ilhas

Veja mais apoios acessando aqui.

sábado, 29 de setembro de 2012

Artistas discutem políticas para a cultura com candidatos a vereadores

Encontros acontecem na Cia de Arte, nos dias 02 e 04 de outubro, a partir das 19 horas. 

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (SATED/RS) e a Associação do Centro Cultural Cia de Arte vão realizar no dia 02 (terça-feira) e no dia 04 (quinta-feira) encontros com candidatos a vereadores da capital. O objetivo é dialogar sobre questões referentes a propostas e projetos de lei direcionados a área da cultura em Porto Alegre.

Os eventos acontecerão na Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780) das 19 às 21 horas. Foram enviados convites a todos os partidos que estão concorrendo às eleições 2012, para que eles indiquem os candidatos de suas legendas que tenham alguma plataforma ligada a cultura.

Todos os profissionais da arte estão convidados a participar de mais este importante passo para construir um futuro melhor para a cultura do município.

Saiba mais no Portal do Sated/RS 

Assine a Carta Compromisso com as Culturas Populares e Tradicionais – Eleições Municipais 2012

No link http://www.famalia.com.br/?p=15009 acesse a “Carta Compromisso com as Culturas Populares e Tradicionais - Eleições Municipais 2012” elaborada pela Rede das Culturas Populares e Tradicionais a fim de divulgar propostas para a ampliação e melhoraria da gestão cultural no nível das administrações municipais. A Carta teve como base os movimentos do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e da Frente Parlamentar de Apoio à Cultura do Congresso Nacional.

Após as eleições, o compromisso da Rede é monitorar a ação dos eleitos no sentido da implantação concreta das propostas contidas no documento. Portanto, é importante a perfeita identificação do candidato e que os contatos dos mesmos ou das respectivas assessorias sejam colhidos juntamente com a adesão.

A Carta pode ser divulgada livremente e as assinaturas colhidas devem ser enviadas para: Marcelo Manzatti - SQN 402 - Bloco I - apto. 112 - Brasília/DF - CEP 70.834-090 / (61) 9325-8037 / 3547-8037
marcelo.manzatti@terra.com.br / marcelo.manzatti@gmail.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os Filhos da Escola Cidadã

Os Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola Cidadã
Os Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola Cidadã
Os Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola Cidadã
Os Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola CidadãOs Filhos da Escola Cidadã

Os Filhos da Escola Cidadã, um álbum no Flickr.

Encontro debateu a Escola Cidadã e teve depoimentos de ex-alunos Anna Carolina Ordobas e Jonas Reis, hoje Mestres em Educação.

O secretário estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, em sua reflexão, disse: deixamos marcas de humanização!

Professora Ana Freitas, da PUCRS, "è uma distorção dizer que a Educação Popular é para os pobres! A Educação Popular é sim, de qualidade para todos!"

Hoje, Comício da Virada da Frente Popular


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

IPE Saúde - Simpa reúne-se com Presidente do Conselho

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) articulou e participou de nova reunião para tratar da inclusão dos municipários de Porto Alegre entre os segurados do IPE-Saúde.

A audiência foi com o presidente do Conselho Deliberativo do IPERGS, Fábio Duarte Fernandes, e direção do SIMPA. "Solicitamos apoio do Conselho para que se viabilize o convênio para municipários da capital", informa Sofia.

Veja também: 
13 DE SETEMBRO DE 2012
Sofia defendeu o IPE para os municipários e a ampliação da cobertura para Anestesia

03 DE ABRIL DE 2012
Municipários – Buscando acordo para o IPE-Saúde

28 DE MARÇO DE 2012
IPE Saúde para os Municipários

21 DE MARÇO DE 2012
Municipários da Capital lutam pelo IPE-Saúde

RS: vereadora faz santinhos com obras de arte para tentar reeleição

Por Mauricio Tonetto - Matéria publicada no Portal Terra desta quarta-feira/26

Sofia Cavedon (PT) distribui santinhos com obras de arte públicas para "educar" eleitores em Porto Alegre (RS)

Buscando o quarto mandato na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS), a petista Sofia Cavedon inovou na campanha política deste ano ao distribuir santinhos com fotos de esculturas públicas espalhadas pela cidade. Segundo ela, são nove obras diferentes, escolhidas de acordo com "a territorialidade e temática", e que têm a função de educar os eleitores.

"Essas imagens têm a ver com meus projetos de trabalho, que são voltados para a cultura e o patrimônio cultural. Na presidência da Câmara, desenvolvi um projeto de preservação das esculturas públicas e toda a minha campanha é feita com prestação de contas e mobilização para essas temáticas. O material tem uma função educativa", explicou.

No verso dos santinhos, o nome da escultura e o autor são identificados e remetidos à frase "Tu tens escolha!" A ausência das propostas políticas, conforme a vereadora, ocorre porque o material é entregue junto a um folder com detalhes dos seus projetos.

"Nossa propaganda tem uma sequência. Primeiro apresentamos as ideias e provocamos o povo a fazer escolhas. Esse último material, extremamente sintético, remete ao começo da campanha e é entregue sempre com outro mais elaborado", disse Sofia Cavedon.

Na campanha de 2008, ela distribuiu santinhos com imagens de obras de arte mundialmente famosas, casos de pinturas do impressionista Monet. De acordo com a parlamentar, que participou da direção da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e foi vice-presidente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), todos os artistas foram contatados neste ano e incentivaram a ideia.

"A gente se certificou dos meios legais de garantir a exibição das obras. Depois que elas são colocadas nas vias públicas, são de domínio público. Mesmo assim, tivemos o cuidado de conversar com todos os artistas e eles se sentiram valorizados pela popularização da obra e ainda criticaram a falta de cuidado com seus trabalhos", garantiu. 

Publicado no Portal Terra.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Nesta quarta (26): Os Filhos da Escola Cidadã

Arte Mario Pepo

Plenária de Reta Final Sofia Cavedon – 13113

Nesta segunda-feira – 1º de outubroPlenária de Reta Final da campanha Sofia Cavedon – 13113Às 19h, na Afocefe (Rua dos Andradas, 1234, 21º andar – Centro).

Agende-se, divulgue!
Arte Mario Pepo

Não ao Projeto de Lei 78/2012 - que flexibiliza a comercialização de agrotóxicos no RS

Nesta terça-feira, 25/09, será levado a votação o Projeto de Lei nº 78/2012, que flexibiliza o uso e as regras para a comercialização de "agroquímicos" no Estado. A legislação ambiental no Rio Grande do Sul corre sério perigo se esse PL for aprovado! 

A concentração será a partir das 12h30. A votação está prevista para iniciar às 14h. Leve sua camiseta para fazer stencil na hora. Traga tintas e coisas para fazer cartazes. Façam... o barulho!

PL 78/2012 - A proposta altera a Lei estadual nº 7747/1982 que regulamenta o uso de agrotóxicos e outros biocidas no estado. Essa lei proíbe o uso em solo gaúcho se o agrotóxico também foi proibido em seu país de origem. Essa lei é de vanguarda no estado e, prestes a completar 30 anos sendo inspiração para redação de outras leis em todo o país, está ameaçada.

O PL já teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia gaúcha (sessão do dia 11/09). O parecer afirmou que "a norma estadual vigente submete os agricultores gaúchos a tratamento desigual em relação aos demais Estados da Federação, os quais não possuem as limitações impostas ao comércio de agrotóxicos importados existentes no Estado do Rio Grande do Sul." Ou seja, a VANTAGEM da agricultura gaúcha será SUPRIMIDA em favor do LIVRE MERCADO.

Em época de eleição, essas são informações importantes. Votaram a favor do PL 78/2012 os deputados: Edson Brum (PMDB), Marco Alba (PMDB), João Fischer (PP), Pedro Westphalen (PP), Ronaldo Santini (PTB), Lucas Redecker (PSDB), Heitor Schuch (PSB) e Raul Carrion (PC do B).

Veja na íntegra.

Caminhada reivindica Multa Moral

Com o objetivo de reivindicar multa no uso indevido de vagas sinalizadas e destinadas a Pessoas com Deficiência e Idosos, a AAPPAD (Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes), com a ajuda de todos os interessados no assunto, tem o interesse em fazer valer seus direitos como portadores de deficiência.

A Diretoria da AAPPAD convida a todos para participarem de uma caminhada de reivindicação pela Multa Moral. 

A manifestação será na terça-feira (25/9), saindo às 13h30min da Praça da Alfândega esquina com a rua Sete de Setembro, em destino a rua lateral da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Rua Uruguai).

A Multa Moral vem a ser uma lei que permite multar veículos que estão estacionados irregularmente na vaga destinada a Pessoas com Deficiência e Idosos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Papel sem Limite - Exposição comemora os 20 anos da Usina do Papel

Dia 25 de setembro (terça-feira), às 19h, ocorrerá a abertura da exposição Papel sem Limite, com ex-alunos da Usina do Papel. A exposição, que comemora os 20 anos de atividade da Usina, reune: artistas, artesãos e arte-educadores.

Veja a programação clicando na imagem:

Luz para o Morro Santa Teresa

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Caveodn (PT-PoA) e o deputado estadual Raul Pont (PT) realizaram importante reunião com o presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias, para agilizar a implantação de energia no Morro Santa Teresa, no Loteamento Por do Sol e Loteamento Garcia. O encontro foi na sexta-feira (21/9).

Marcenaria da Mariano Beck 

Conforme Sofia, também ficou acertada a parceria da CEEE com a EM Mariano Beck, vizinha no Morro Santa Teresa, para as madeiras descartadas pela empresa serem destinadas para a reabertura da marcenaria da Escola.

Plenária de Mobilização - Villa 13


Reunião de Mobilização Sofia 

A reunião do Fórum de Organização e Mobilização da Campanha da vereadora Sofia Cavedon - 13113 e Villa Prefeito - 13 – está mantida nesta segunda (24/9) e contará com a presença de Lucio Uberdan que falará sobre o uso das Redes Sociais na Eleição. É a partir das 18h30, no Comitê - Rua Sebastião Leão, 213 (esquina com a Lima e Silva). É importante a tua presença!

E na próxima segunda-feira – dia 1º de outubro – Plenária de Reta Final da campanha Sofia Cavedon – 13113 – Às 19h, na Afocefe (Rua dos Andradas, 1234, 21º andar – Centro). Agende-se!

domingo, 23 de setembro de 2012

Registro da Semana

Raul PontApoios preciosos!Miguel Rossetto apóia SofiaMiguel Rossetto apóia SofiaRAfael Baião apóia SofiaJantar da Segurança
Mulheres da SegurançaSegurança com Villa13Segurança Escolheu SofiaMonumento pixado e abandonadoNina MorenoNina Moreno
Livraria Ventura e GustavoTempo para leituraCaminhada com VillaCaminhada da Frente PopularaumentouNo Desfile Farroupilha
No Desfile FarroupilhaNo Desfile FarroupilhaNa entrada da UFRGSNa entrada da UFRGSVovó SandraNo Zaffari da Getulio
Semana 17 a 23 Setembro, um álbum no Flickr.
Registro das atividades de campanha e mandato da vereadora Sofia Cavedon.