terça-feira, 31 de julho de 2012

Todas e Todos lá!

É inadmissível o que está acontecendo, com tantas mulheres assassinadas pelos seus ex ou companheiros, nos últimos dias!


Campus da Uergs na pauta

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) reuniu-se nesta terça-feira (31/7), com Leonardo Kauer, secretário adjunto da Administração e dos Recursos Humanos (SARH/RS) onde tratou de pautas importantes para Porto Alegre e para o Estado, como a ampliação do Campus da Uergs na Capital, uma luta da vereadora junto com a comunidade do Jardim Ingá.

Saiba mais - Campus da Uergs em Porto Alegre será na Zona Norte (12 de fevereiro de 2012)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

No sábado, aniversário da Sofia

Mais um aniversário
um tempo convencionado
um ano – assim chamados - os
365 dias que leva a volta da terra ao redor do sol -
e vamos nela embarcados
girando sem saber!
Viajando sempre acompanhados
às vezes sem se dar conta dos outros, que embarcam e que partem
mas precisando desesperadamente ligar-se, criar vínculos, laços...
porque
a imensidão do infinito onde a terra gira é insuportável
a fortuidade de chegar e partir é indecifrável
o sentido de nela estar é inexpugnável,
para além do sentido de nela estar!
São 49 voltas ao redor do sol
que tenho o privilégio de completar
e de construir sentidos para esta viagem:
no encontro com os outros e com as outras
desde a história de Jesus,
das apenas, mas incomodativas 33 voltas;
da escola e do magistério que me ensinaram a olhar de verdade para os companheiros de viagem,
do Partido dos Trabalhadores que me ensinou que era preciso disputar
a forma de viajar
a necessidade de repartir o alimento, o lugar, conforto da viagem;
da família que me deu o privilégio de ter filhos e aprender a ensiná-los
a produzir seu próprio itinerário da viagem
mesmo dentro da invariável elipse que a terra faz, ano após ano,
ao redor do sol
e experimentar o amor,
sentimento que nos
mantém viajando vivos!
Daí que “o tempo é invenção ou é nada “– de Bergson
faz muito sentido!
Por isto tudo estou e faço política.
Por isto o aniversário é para nós, todos os que nos encontramos na viagem
e nos juntamos para mudá-la!

Sofia Cavedon

domingo, 29 de julho de 2012

Informe – Reunião de Mobilização Sofia Cavedon

Informamos que nesta segunda-feira (30/7) está mantida a Oficina Tecendo a Vitória, customizando roupas e materiais com a técnica das Arpilleras. A partir das 18h30min no Comitê – Rua Sebastião Leão, 213/1º Andar (Esquina Lima e Silva). Pegue uma camiseta, uma bandeira, e venha fazer a sua arte. Participe!

A reunião de organização e mobilização da Campanha da Vereadora NÃO acontecerá, mas o Comitê estará aberto. Passe lá para pegar a agenda da semana e materiais. A Sofia estará no local. Já se agende para a reunião de mobilização, confirmada, na próxima segunda-feira (06/8), às 18h30min.

Nos acompanhe também pelo: 
Facebook – Sofia Cavedon III 
Twitter – @sofiacavedonPT 
Flickr - sofiacavedon2012 
Ou pelo Blog Sofia Cavedon

sábado, 28 de julho de 2012

Segue a luta das Terceirizadas da Rede Municipal de Ensino

Mais uma audiência será realizada com o objetivo de buscar dignidade às trabalhadores que atuam como terceirizadas na Rede Municipal de Ensino (RME). Desta vez a reunião será na com o promotor Philippe Gomes Jardim, da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT), localizada na Rua Ramiro Barcelos, nº 104, em Porto Alegre, RS. O encontro, juntamente com a Comissão Representativa dos Terceirizados, será nesta sexta-feira (03/8), às 14 horas.

Desde 2007 que a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) acompanha e está ao lado das trabalhadoras e trabalhadores que atuam como cozinheiras(os), auxiliares de cozinha e auxiliares de serviços gerais na RME. O processo no MPT trata das irregularidades que as(os) trabalhadoras(ES) enfrentam com a Cootrario. O Procurador do Trabalho já ouviu as a Cooperativa e a Smed, e agora ouvirá as terceirizadas.

Cotas-parte – A vereadora Sofia também está solicitando agenda na Defensoria Pública do Estado para levar a questão das cotas-parte, conforme sugestão da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público Estadual, que indeferiu (arquivou) o processo, por considerar que a ação tem que ser coletiva. O pedido no MP foi de uma parte dos ex-cooperativados. Sofia, junto com a Comissão, irá buscar na Defensoria elementos para poder entrar novamente com o processo.

Arena do Grêmio – Baseada em que Lei a Prefeitura pode doar espaços públicos para empresas particulares?

Foto Divulgação SC
Na tarde desta sexta-feira (27/7), a vereadora Sofia Cavedon (PT-POA) e uma comissão de Lideranças da Humaitá reuniram-se com a promotora de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre do Ministério Público Estadual (MP), Dra. Luciana Maria Ribeiro Alice, quando trataram das obrigações da OAS Empreendimentos com a cidade de Porto Alegre.

Segundo Sofia foi cobrada do MP providências para que o Governo Municipal faça a empresa cumprir as contrapartidas viárias no bairro. “Não sossegaremos enquanto a OAS, que constrói a Arena do Grêmio, dar suas contrapartidas para aquela região tão carente e que será palco de grandes lucros privados com incentivos públicos”, afirma a vereadora.

Conforme Sofia o MP abrirá novo expediente para investigar baseado em que Lei a Prefeitura de Porto Alegre pode doar tantos espaços públicos ajudando uma empresa particular a cumprir suas obrigações com as contrapartidas para a região.

Foto Vitor F. Kalsing 
Sofia questiona as doações feitas pelos poderes públicos para as obras de contrapartida para construção da Arena do Grêmio, entre elas o prédio da Escola Estadual Ensino Fundamental Oswaldo Vergara, na Vila Farrapos, e o local para a instalação da Escola Técnica Santo Inácio, que ficava na Av. Pe. Leopoldo Brentano, e foi transferida para a Av. Costa Gama. “Aqui com a doação feita pela então governadora Yeda Crusius e aprovado pela Assembleia Legislativa”, recorda.

A vereadora está acompanhando de perto a situação. “A Prefeitura está assumindo as compensações que seriam da empreendedora e o MP do Meio Ambiente, do Patrimônio e Tribunal de Contas investigam o negócio”, lembra a vereadora.

Ela pergunta ainda: “Como ficará a Azenha com os 19 prédios da OAS que substituirão o Olímpico?” Segundo a vereadora são 72m de índices ganhos do poder público municipal e que em nada está beneficiando a população, pois a cidade recebe impactos de trânsito e ambientais graves e nenhuma medida mitigatória está sendo assumidas pela OAS, ressalta.

Veja também:
13 de julho de 2012
Arena do Grêmio – Prefeitura assume obras de responsabilidade da construtora

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Agenda de Mobilização do Final de Semana

Tu tens escolha! Junte-se a nós nas agenda do fim de semana.

28/07 – SÁBADO 
09h30 – Panfletagem Vila São Pedro - Partenon
11h - ATO POPULAR NA VILA PLANETÁRIO com a presença do ex-governador Olívio Dutra e Chapa Majoritária - Villa 13 Prefeito de Verdade e Coronel Bonete Vice-prefeito - Local de encontro: Av. Ipiranga prox. nº 2000 - em frente ao Conjunto Habitacional
14h – Panfletagem Vila Esmeralda – Lomba do Pinheiro
21h – Aniversário da Janice Fortes – Vila Nova

29/07 – DOMINGO
09h30 – Banca e Panfletagem no Brique da Redenção
10h - Caminhada Comunitária na Vila Embratel e Fabonato - Encontro: Rua Herval com Av. Oscar Pereira
12h – Sofia participa do Nhoque da Casa Amarela - Restaurante Becco, no Blue Tree Towers da Av. Beira Rio.
15h - Caminhada Comunitária na Vila Icaraí I e II – Cristal – Local de encontro: em frente ao Posto de Combustível da Av. Icaraí com Campos Velho

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Villa assina Carta Compromisso com as Mulheres

"Uma cidade democrática não tem violência contra as mulheres, nem sexismo, nem falta de políticas que promovam sua autonomia!" - Sofia Cavedon
Foto Luiz Ávila

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sofia participa do Seminário do Fórum de Entidades da Criança e do Adolescente

A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou na manhã desta terça-feira (24/7), do Seminário do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discute o papel e história da organização da sociedade, realizado no Colégio Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 417, Bairro Partenon).

Foto Divulgação SC
Em sua manifestação, Sofia destacou que a sua autonomia, capacidade de análise das leis, do orçamento e de participação é fundamental para a ampliação e qualificação das políticas públicas para as crianças e adolescentes de Porto Alegre. “Questionei se as creches vão continuar recebendo mil reais a menos que o custo aluno Fundeb” relata a vereadora, que tem denunciado que a Prefeitura de Porto Alegre não repassa integralmente os recursos que recebe do Fundeb para as creches comunitárias conveniadas.

Foto Divulgação SC
Joel Lovatto, presidente do Fórum provocou os participantes a pensar nos novos desafios da entidade. Sofia respondeu “que precisamos incorporar a Educação Básica: a rede de Creches está dentro, como se beneficiar? Ter todo o custo financiado, melhorar o pagamento das educadoras, o espaço físico? E o Sase, entrará em extinção ou continuará empobrecido quando o Brasil prioriza este atendimento via Mais Educação?”, também questionou a vereadora.

Foto Divulgação SC
Daltro Garcia Jardim, da Rede Parceria Social/SJDS afirmou no encontro que os legisladores têm que estar perto de quem faz as políticas para legislar de forma mais adequada. “Para dar certa a atuação é preciso recursos, gestão e ação coletiva”, afirmou. Já Haidê Venzon, presidenta da instituição do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA, ressaltou que "o caráter de parceria aqui em Porto Alegre se traduz em obediência, em cumprir o que está decidido!"

Inauguração Comitê Sofia

Inauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê Sofia
Inauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê Sofia
Inauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê Sofia
Inauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê SofiaInauguração Comitê Sofia
Inauguração Comitê Sofia, um álbum no Flickr.
Veja aqui alguns dos momentos da Inauguração do Comitê da vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA).

Carta Compromisso com as Mulheres

Hoje (24/7) o candidato da Frente Popular - Governo de Verdade, Villa Prefeito, assina a Carta Compromisso com a Mulheres. Participe!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

É hoje: Inauguração Comitê Sofia Cavedon 13113

Hoje, segunda-feira - 23 de julho - a partir das 19h
Participe!
Arte Mario Pepo

domingo, 22 de julho de 2012

Saúde é, disparado, o principal problema da população!

Foto Divulgação SC
Em suas andanças divulgando o seu trabalho como vereadora da capital, Sofia Cavedon confirma que a Saúde é o tema que mais pesa para a população. “Saúde é disparado o principal problema”, enfatiza a vereadora.

É o fechamento do PSF sem domicílio - equipe que atendia situação rua no Centro, .sem discussão alguma com o Conselho de Saúde, muito menos com os usuários. É a Unidade de Saúde do Jardim das Palmeiras com um único médico para milhares de famílias. “O Pediatra de férias, a Ginecologista de licença”, destaca Sofia.

Na Unidade Saúde Calábria tem que chegar às 5 horas da manhã para ter chance de conseguir consulta. Conforme a vereadora há relatos de cirurgias aguardadas por quatro anos - inclusive as ambulatoriais. “E na Unidade Bom Jesus sempre falta algum remédio e a espera para especialista é, no mínimo, de 6 meses e cirurgia, anos”.

Obra parada
Foto Divulgação SC
Já no Beco da Vitória, bairro Lageado, os moradores querem saber porquê obra parou, entupindo mais as valas, aumentando o barro e poeira. “Mas na placa da obra consta a construção de 500m de infraestrutura e a pavimentação”, denuncia Sofia.

Obra desconhecida
Foto Divulgação SC
E no Largo Glênio Peres, Sofia pergunta: "o que faz a prefeitura em pleno Largo Glênio Peres???? Já tirou os artesãos e a economia solidária...Chafariz?"





Copa
Foto Divulgação SC
Com relação às obras da Copa e os atingidos por elas, Sofia continua com a pauta, e em reunião com Fabio Sbardelotto, promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre, e com o Comitê Popular da Copa, debateram a situação em que está a contrapartida das grandes obras. Dia 27 de julho Sofia reúne-se com a Promotora de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre do Ministério Público Estadual (MP), para tratar sobre as obrigações da OAS Empreendimentos, que constrói a Arena do Grêmio, com a cidade de Porto Alegre.

Cultura
Foto Divulgação SC
E a Caravana Cultura esteve na Cia Studio Stravaganza, que está proibido de realizar espetáculos no local, pois precisa fazer "reciclagem de uso", se não, não volta a receber público. “Nossa Caravana Cultural está assumindo a bronca junto”, avisa Sofia afirmando que falta apoio do Poder Público Municipal para que o espaço, com mais de 400m2, retorne ao circuito cultural da cidade. O encontro foi com Adriane Mottola, Lauro Ramalho e membros da Cia.

No domingo Sofia abraçou o Araújo Vianna junto com Villa Prefeito e a Frente Popular - Governo de Verdade.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arena do Grêmio – Obrigações da empresa será pauta no MP

Foto Vitor F. Kalsing 
As obrigações da OAS Empreendimentos com a cidade de Porto Alegre será pauta de reunião que a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) terá no dia 27/7 (Sexta-feira), com a promotora de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre do Ministério Público Estadual (MP), Dra. Luciana Maria Ribeiro Alice. 

Sofia está acompanhando de perto a situação, especialmente com os moradores do Humaitá, onde está localizada a Arena do Grêmio que a empresa está construindo. “A Prefeitura está assumindo as compensações que seriam da empreendedora e o MP do Meio Ambiente, do Patrimônio e Tribunal de Contas investigam o negócio”, lembra a vereadora.

Ela pergunta ainda: “Como ficará a Azenha com os 19 prédios da OAS que substituirão o Olímpico?” Segundo a vereadora são 72m de índices ganhos do poder público municipal e que em nada está beneficiando a população, pois a cidade recebe impactos de trânsito e ambientais graves e nenhuma medida mitigatória está sendo assumidas pela OAS, ressalta.

Veja também: 
13 de julho de 2012
Arena do Grêmio – Prefeitura assume obras de responsabilidade da construtora

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Educadoras Populares – Formação de professores na pauta com a Seduc/RS

Formação de professores foi pauta da reunião que a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) teve na manhã desta quarta-feira (18/7) com o secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo.

Sofia destacou que as políticas de formação implementadas não contemplam ainda os milhares de educadores que atuam em creches comunitárias conveniadas com a prefeitura, que atendem crianças de zero a 5 anos.

Foto Divulgação SC
Conforme a vereadora ficou acertado que, juntos, eles irão trabalhar o tema com a Uergs, como política de apoio à Educação Infantil no Estado.

Com a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa), Sofia têm buscado várias alternativas junto aos governos municipal, estadual e nacional, com o objetivo de abrir mais espaços de formação para as educadoras populares da capital.

Saiba mais...
 04 de fevereiro de 2012
Educação Popular: Sofia busca reedição do curso na PUC

23 de marços de 2012
Educadoras Populares - Reunião trata de vagas nas universidades

Centro Cenotécnico ganhará novo prédio

Foto Divulgação SC
Sedac e Prefeitura de Porto Alegre decidem futuro do Centro Cenotécnico

A prefeitura de Porto Alegre vai construir um novo prédio para o Centro Cenotécnico do Estado. A decisão foi tomada no encontro entre o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, no final da tarde dessa terça-feira (17).

Serão reaproveitados e reformados os prédios remanescentes no local, além da construção de um novo prédio de 2.500 metros quadrados, em área contígua, pertencente ao Governo do Estado que abrigará a sala de ensaios. Os recursos estimados como necessários para construção do novo prédio serão repassados pela prefeitura de Porto Alegre e o projeto e execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado. 

A reunião teve a participação de representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS). “Importante destacar que toda a obra terá o acompanhamento do Instituto Estadual de Artes Cênicas - IEACen – e será executada de comum acordo com os representantes da classe artística do Rio Grande do Sul”, disse Assis Brasil.

Saiba mais no Portal da Sedac/RS

Veja também:

03 de julho de  2012
Artistas lutam para salvar o Centro Cenotécnico do Estado

9 de julho de  2012
Sindicato pede ajuda contra demolição do Centro Cenotécnico

terça-feira, 17 de julho de 2012

ONU cita Rua Gonçalo de Carvalho como exemplo para o mundo

Foto Divulgação Gonçalo de Carvalho
"Quem diria...os que já foram chamados até de "inimigos da Cultura" agora tem o reconhecimento do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU!!!" - Cesar Cardia

Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas e  ressalta o exemplo da Rua Gonçalo de Carvalho.

Saiba mais no Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Recursos do Fundeb - Sofia entra com representação no MP

Foto Divulgação SC
Representação no Ministério Público do RS para que a Prefeitura de Porto Alegre repasse integralmente os recursos do Fundeb para as creches comunitárias conveniadas, foi realizada nesta segunda-feira (16/7) pela vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), integrante da Comissão de Educação da Câmara e que acompanha a luta das entidades.

Em audiência com a procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MP, Sofia apresentou documento que demonstra que o custo aluno da Educação Infantil Fundeb/Convênio repassado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) está abaixo do que recebe do Fundo. A Procuradora afirmou que pautará o tema no MP.

Conforme os dados, a Smed, ao declarar as matrículas no censo escolar, recebe do Fundeb o valor correspondente a elas, “mas repassa para as creches o referente ao termo do convênio”, diz a vereadora.

O repasse do custo aluno Fundeb/2012 é de R$ 3.786,97, e o governo municipal repassa o custo aluno convênio 2011/2012, abaixo desse valor, sendo:

Faixa 3 – 61 a 80 crianças = 61 - R$ 2.744,95 / 70 - R$ 2.394,34 / 80 - R$ 2.094,95
Faixa 4 – 81 a 100 crianças = 81 - R$ 2.490,02 / 90 - R$ 2.241,07 / 100 - R$ 2.016,95

Já em março deste ano, em reunião do Fórum de Entidades da Criança e do Adolescente, as entidades denunciaram o recebimento, a menos, dos recursos do Fundo realizado pela Prefeitura.

Veja também:
17 de maio de 2012
Prefeitura repassa menos recursos para a educação infantil da rede comunitária