segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sofia participa de programa na Rádio Guaíba

foto nani ribeiro
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre Vereadora Sofia Cavedon (PT) participou do programa Guaiba Revista da Rádio Guaíba, no stand da Record na Feira do Livro nesta segunda-feira (31/10) à tarde.

Sofia falou sobre as três publicações lançadas pela Câmara durante este ano - Coletânea da Legislação Municipal Relativa aos Direitos da Criança e do Adolescente, Coletânea de Legislação Municipal relativa aos Direitos da Pessoa com Deficiência e Coletânea de Legislação Municipal relativa aos Direitos da Mulher - esta última será lançada na terça-feira (08), às 19h30min.

A Presidente da Câmara destacou o lançamento do livro "Dez anos de Leis e Ações Municipais", uma coletânea dos(as) Vereadores(as) e Ex-Vereadores(as) do Legislativo Municipal, que ocorrerá na sexta-feira (11), às 14 horas. no Memorial do RS.

Texto: Julia Alvez – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Câmara no Ônibus realiza mais uma vistoria

foto leonardo contursi/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), realiza nova vistoria pelo projeto Câmara no Ônibus quarta-feira (2/11), às 9h, na Frente do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na Azenha.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, durante sessão plenária da Câmara do dia 26 de outubro, fez um comentário “muito positivo” sobre o projeto. Ele disse que tem determinado que haja acompanhamento, quando não do coordenador da área, do técnico da área. “Muitas boas informações nos têm chegado em relação à visita da Câmara de Vereadores no sistema de ônibus. Inclusive fizemos uma auditoria em todos os consórcios, por três dias, desde o primeiro horário até o último, fazendo a fiscalização de lotação, do cumprimento da tabela horária, o que gerou 2.170 multas, por descumprimento de tabela horária”.

Segundo Cappellari, todas as multas já foram aplicadas e cerca de 50% delas estão em fase de recurso dos operadores. “Estamos programando uma nova ação para fazer uma auditoria completa, novamente, no sistema. Temos fiscalizações aleatórias pegando algumas linhas, mas, naquele período, nós definimos que era importante trabalhar em todos os terminais, tanto no terminal bairro quanto no terminal Centro, de todas as linhas do consórcio. Tivemos um número de fiscais, praticamente metade da fiscalização, nesses três dias por semana - foram feitas na segunda, na quarta e na sexta-feira. Dias contínuos, desde o primeiro horário da manhã, até o último horário da madrugada, para exatamente poder fazer uma auditoria completa de toda a operação do sistema por consórcio.”

Capellari parabenizou a Casa por ter tomado a medida de vistoriar constantemente o sistema de transporte, “porque nos obriga a tomar medidas e a fazer todo o processo de acompanhamento do sistema, continuamente. Então, parabéns pela decisão da Câmara.”

Sobre o projeto

O projeto Câmara no Ônibus iniciou em abril, a partir da manifestação das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. As vistorias realizadas pelos vereadores são definidas pelas indicações que chegam dos usuários à Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem manifestar sua opinião na Ouvidoria da Câmara de Vereadores (AV. Loureiro da Silva, 255 3º andar) ou no Quiosque da Ouvidoria no Mercado Público pelo fone 0800 510226, ou por email:ouvidoria@camarapoars.gov.br epresidencia@camarapoa.rs.gov.br. Também podem usar os serviços da Prefeitura ligando para 110, da EPTC, e 156 - Atendimento ao Cidadão.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

É hoje: Homenagem aos Professores e aos Poetas

arte mario pepo

domingo, 30 de outubro de 2011

Agenda da Semana - Sofia Cavedon

Destaques da Agenda da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT).

arte mario pepo
A Câmara Municipal de Porto Alegre participa pela primeira vez, com um estande próprio, na 57ª Feira do Livro da Capital. Com uma extensa programação, a Câmara está promovendo debates, encontros, apresentação de trabalhos (exposição de fotos, declamação de poesias) e apresentação de diversos projetos relacionados às ações desenvolvidas pela Casa, relacionados à cultura. Também ocorrerão várias sessões de autógrafos com autores convidados pelos vereadores e contará, diariamente, com a sua Ouvidoria atendendo a população. Passe lá!

segunda-feira, 31 de outubro
08:00 - Reúne-se com o presidente da Corag, Homero Alves Paim - Pauta: Publicação em parceria coma a UFRGS, do livro "Porto Alegre Imaginada"
09:00 - Concede entrevista Rádio Comunitária Ipanema
10:00 - Reunião da Mesa Diretora (Salão Nobre Vereador Dilamar Machado)
11:00 - Reunião da Mesa Diretora e Lideranças (Salão Nobre Vereador Dilamar Machado)
14:00 - Sessão Ordinária (Plenário Otávio Rocha)
Com o Comparecimento:
- Do Vice-Governador, Sr. Beto Grill, e do Diretor-Presidente do DETRAN, Sr. Alessandro Barcellos, ocasião em que falarão acerca da Operação Balada Segura.
- Do Secretário Municipal de Saúde, Sr. Carlos Henrique Casartelli - ocasião em que falará sobre o Imesf, Plano de Carreira dos Funcionários da Saúde, e Abertura do Hospital Independência
arte mario pepo
17:00 - Lançamento da Campanha “Doe um livro, mude uma história” promovido pela CEDECONDH
18:00 - Sarau Carlos Drumond (Olaria em frente Livraria Bamboletras)

terça-feira, 1 de novembro
09:00 - Grava entrevista sobre Programa Jardinagem (Gabinete Presidência)
10:00 – Visita, com Cidadãos Honorários da Capital, o Restaurante Popular e a Cozinha Comunitária do Núcleo Fome Zero
12:00 - Ouvidoria Mercado Público
14:00 -Recebe Elaine Lima Pereira
15:00 - Entrega relatório do Câmara no Ônibus na Promotoria do Patrimônio Público - Drª Luciana Maria Ribeiro Alice (Rua Santana, 440)
16:30 - Recebe Secretário Municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, e o vereador João Dib – Pauta: Acervo dos Prefeitos
17:30 - Programa Vereadora entrevista Escritor na Feira do Livro – No estande da Câmara Municipal, Sofia entrevista Celso Cisto
19:00 - Posse Oficial do(a)s Conselheiro(a)s Municipais de Cultura para o biênio 2011/13 - Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa

quarta-feira, 2 de novembro
Feriado Nacional - Dia de Finados

quinta-feira, 3 de novembro
arte mario pepo
07:00 - Câmara no Ônibus para a Zona Norte
08:00 – Caravana das Boas Práticas Pedagógicas na EE Major Miguel José Pereira - (R. Jackson de Figueiredo, 675 - Sarandi)
10:30 - Caravana das Boas Práticas Pedagógicas na EE Presidente Roosweldt - (Rua Botafogo, 396)
14:30 – Viaja para São Paulo

sexta-feira, 4 de novembro
09:00 - Reunião da Coordenação Nacional da DS (Auditório do Diretório PT - São Paulo)
18:00 - Retorna para PoA

** Agenda sujeita a alterações.

sábado, 29 de outubro de 2011

Sarau homenageia o professor e o poeta

“É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.”
Drummmond

arte mario pepo
A vereadora Sofia Cavedon (PT), junto com o deputado estadual Raul Pont (PT), realiza o Sarau Carlos Drummond de Andrade em homenagem ao Dia do Professor, comemorado dia 15 de outubro e ao Dia do Poeta, comemorado no dia 20 de outubro. O encontro será nesta segunda-feira (31/10)a partir das 18h, no Shopping Nova Olaria, em frente à livraria Bamboletras (rua Lima e Silva, 776).

Cris Macedo e Maria do Carmo Campus abrem o evento falando sobre Drummond. Depois, haverá leituras de “A Rosa do Povo” por: Adriane Azevedo, Laura Medina, Lenira Fleck, Liana Timm, Ricardo Silvestrin, Sofia Cavedon e Raul Pont. A música fica por conta de Leonardo Ribeiro e Liane Schuler.

Texto: Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Câmara inaugura estande na Feira do Livro

foto fernanda westerhofer/cmpa
Com o objetivo de incentivar a leitura e a cultura e ampliar o diálogo com a população, a Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou nesta sexta-feira (28/10) um estande próprio na 57ª Feira do Livro, pela primeira vez na história da Casa Legislativa. A abertura contou com uma esquete teatral do ator Jairo Klein – Poesia na Praça, de Fernando Pessoa, que juntou adultos e crianças. Compareceram, além da presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), os vereadores Toni Proença (PPL), Carlos Todeschini (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL).

A presidente Sofia afirmou que, com esse estande, a Casa segue o caminho que tem trilhado durante o ano – o de uma Câmara mais perto do povo. “Pela Feira passam milhares de pessoas, e estaremos aqui para ouvir e valorizar essas pessoas e também os escritores e livreiros. A Câmara reconhece o fenômeno social que é a Feira e estará aqui para refletir esse evento”, prometeu.

foto fernanda westerhofer/cmpa
A Câmara irá desenvolver diversas programações como debates, encontros, apresentação de trabalhos (exposição de fotos, declamação de poesias) e apresentará diversos projetos relacionados às ações desenvolvidas pela Casa, relacionados à cultura. Também haverá várias sessões de autógrafos com autores convidados pelos vereadores e contará, diariamente, com a sua Ouvidoria atendendo a população.

Os destaques da participação da Câmara na Feira serão os lançamentos dos livros 10 Anos de Leis e Ações Municipais, que ocorrerá dia 11 de novembro, às 14 horas, no Memorial do RS. O livro é uma coletânea de leis de vereadores organizadas por Rosana Villas Boas. Também será lançado, dia 08, às 19h30min, o livro Coletânea de Leis sobre os Direitos da Mulher, organizado por Rosimeri Chaves.

Conforme a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), a Casa, através da sua Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, juntamente com a Câmara Rio-Grandense do Livro, encerrará o evento com a participação do escritor Tariq Ali, escritor e ativista paquistanês, que fará palestra no dia 16 de novembro, às 18h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Confira aqui a programação completa do estande da Câmara na Feira do Livro.

Grupos de teatro reivindicam lei de fomento

foto mariana fontoura/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu, no fim da tarde de quinta-feira (27/10) representantes do Movimento Redemoinho-RS, formado por cerca de dez grupos de teatro e dança. Eles reivindicam apoio para garantir que o Projeto de Lei Prêmio Teatro Brasileiro seja mantido no Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e posteriormente aprovado pela Câmara dos Deputados.

O PL n°. 6.722/10 prevê o fomento do teatro e o estímulo ao acesso da população, com um orçamento de R$ 78 milhões anuais. Segundo Tânia Farias, membro do movimento, a demanda por uma lei nacional que possibilite o trabalho continuado de grupos de teatro já tem mais de dez anos e é anterior ao Procultura. O programa, no entanto, foi recebido pelos integrantes como uma possibilidade para conquistar a criação da Lei. “Precisamos criar um mecanismo que atenda, de fato, os grupos menores”, salientou.

Tânia ainda defendeu que o Projeto sirva de modelo a outras classes artísticas. “A aprovação vai manter uma brecha aberta para que outros setores organizados possam sugerir leis específicas e valorizar o trabalho”, pontuou. A presidente Sofia manifestou apoio à iniciativa.

Feira do Livro de Porto Alegre

arte mario pepo
Câmara de Vereadores da Capital terá extensa programação em seu estande

Com uma extensa programação a Câmara Municipal de Porto Alegre participa pela primeira vez, com um estande próprio, na Feira do Livro da Capital. A 57ª edição do evento que iniciou nesta sexta-feira (28), terá na banca da Casa, na Praça da Alfândega, uma extensa programação.

A Câmara irá desenvolver diversas programações como debates, encontros, apresentação de trabalhos (exposição de fotos, declamação de poesias) e apresentará diversos projetos relacionados às ações desenvolvidas pela Casa, relacionados à cultura. Também haverá várias sessões de autógrafos com autores convidados pelos vereadores e contará, diariamente, com a sua Ouvidoria atendendo a população.

Os destaques da participação da Câmara na Feira serão os lançamentos dos livros 10 Anos de Leis e Ações Municipais, que ocorrerá dia 11 de novembro, às 14 horas, no Memorial do RS. O livro é uma coletânea de leis de vereadores organizadas por Rosana Villas Boas. Também será lançado, dia 08, às 19h30min, o livro Coletânea de Leis sobre os Direitos da Mulher, organizado por Rosimeri Chaves.

Conforme a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), a Casa, através da sua Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, juntamente com a Câmara Rio-Grandense do Livro, encerrará o evento com a participação do escritor Tariq Ali, escritor e ativista paquistanês, que fará palestra no dia 16 de novembro, às 18h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Segundo Sofia, além de estar incentivando a leitura e a cultura, o Legislativo da Capital estará presente com a sua Ouvidoria, que fará atendimento à comunidade. “Estaremos lá escutando e encaminhando as demandas da população”, ressaltou.

Sofia lembra que a parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro fortalece a ideia de que o acesso à leitura deve ser para todas as pessoas. Ela cita o exemplo do projeto Estante Pública instalado no quiosque da Ouvidoria da Câmara no Mercado Público. No balcão podem ser feitas trocas de livros. “Temos o objetivo de contribuir para que, cada vez mais, as pessoas reforcem o hábito da leitura. Por isso, acreditamos que a participação da Casa em um evento de tanta importância soma para o incentivo à leitura".

Programação

Sexta - 28
14h às 18h - TV Câmara - Gravação de entrevista com Vereador e Escritor Convidado;
16h às 18h30min - Projeto Arte Pública com os artistas plásticos Adriana Xaplin e Vinícius Vieira - Apresentação em vídeo e entrega de postais
20h Abertura Oficial Poesia na Praça Jairo Klein

Sábado - 29
16h às 18h - Apresentação do livro: “Os bruxos também amam” de Clarissa Meroni de Souza

Domingo - 30
17h - A escultura Pública de Porto Alegre - Prof. Francisco Alves - Vídeo e bate-papo “Declamação de
Poesias”, com Jorge Peixoto - Vice-presidente da Casa do Poeta Riograndense

Segunda 31
14h às 16h - Filosofia na Praça: Slavoj Zizek - Palestra e Vídeo com Jorge Barcellos
16h às 17h30min - Sandra Santos - Apresentação do projeto “Instante estante”- Distribuição dos livros da coleção
17h - CEDECONDH - Lançamento da campanha “Doe um livro, mude uma história”
17h30min às 19h - Associação Chico Lisboa – Apresentação da Associação e do catálogo dos artistas
19h - Poesia na Praça - Jairo Klein

Terça - 01
14h às 18h - TV Câmara - Gravação de entrevista com Vereador e Escritor Convidado;
19h - Abertura da Exposição de Fotografias: “Umbu”

Quarta - 02
15h30min às 17h30min - Projeto Circular – Feevale Distribuição de postais em serigrafia
18h às 19h - Associação dos Ceramistas do RS - ACERGS – Apresentação da Associação dos Ceramistas

Quinta - 03
14h às 16h - Escola do Legislativo
19h - Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura - Lançamento do livro: “A busca das origens, história e
genealogia da família Schauren”

Sexta - 04
14h às 18h - TV Câmara Gravação de entrevista com Vereador e Escritor Convidado;
16h às 18h30min - Projeto “Arte Pública” com os artistas plásticos Adriana Xaplin e Vinícius Vieira - Apresentação em vídeo e entrega de postais
19h - Lançamento da Cartilha “Resíduo Zero” - Vereador Carlos Todeschini

Sábado 05
17h Frente Parlamentar de incentivo a Leitura - Dramatização de Lendas Gaúchas com Hamilton Leite

Domingo 06
17h - A escultura Pública de Porto Alegre - Prof. Francisco Alves Vídeo e bate-papo “Declamação de
Poesias com Jorge Peixoto - Vice-presidente da Casa do Poeta Riograndense

Segunda 07
15h às 17h - Sandra Santos - Apresentação do projeto “Instante estante” - Distribuição dos livros da coleção
18h - Associação Chico Lisboa - Apresentação da Associação e do catálogo dos artistas associados (vídeo)
19h - Poesia na Praça – Jairo Klein

arte mario pepo
Terça 08
14h às 17h30 - TV Câmara - Gravação de entrevista com Vereador e Escritor Convidado;
14h às 15h - Divulgação do livro “A Modernidade suspensa” - Vereador Adeli Sell
19h30min - Lançamento do livro Coletânea de Leis sobre os Direitos da Mulher, organizado por Rosimeri Chaves.

Quarta 09
14h às 16h - Filosofia na Praça: Slavoj Zizek Palestra e Vídeo com Jorge Barcellos
19h Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura: Bate-papo e lançamento do livro “Economia e
Dialética”, com Roberto Robaina, Luiz Miranda e Luciana Genro.

Quinta 10
14h às 16h Escola do Legislativo
15h - Trabalho Educativo Apresentação em vídeo
18h - Lançamento e sessão de autógrafos do Livro: Vereança e Câmaras Municipais – Questões Legais e Constitucionais - Dr. Antônio Augusto Mayer dos Santos - Verereador Waldir Canal

Sexta 11
12h - Almoço de Vereadores com entrega do Livro - Local: FEDERASUL - Largo Visconde de Cairú, 17 -
Palácio do Comércio
14h - Lançamento do livro: “Dez anos de Leis e de Ações Municipais” - Memorial do Rio Grande do Sul
- Praça da Alfândega
16h às 18h30min - Projeto Arte Pública com os artistas plásticos Adriana Xaplin e Vinícius - Apresentação em vídeo e entrega de postais

Sábado 12
17h às 19h - “O acesso à cultura e o papel do Parlamentar”- Debate com Juremir Machado, Juarez Fonseca e Luciano Alabarse

Domingo 13
Sessão de autógrafos - Seringal - O Mundo dos Bravos – Vereador João Carlos Nedel
17h às 19h - “Cidadãos Honorários” - Quem são e o que fazem?

Segunda 14
15h ás 17h Projeto “Instante Estante” Sandra Santos Distribuição dos livros da coleção.
17h30min às 18h30min - Associação Chico Lisboa - Apresentação da Associação e do Catálogo dos
Artistas associados (vídeo e bate-papo)
19h Poesia na Praça - Jairo Klein

Terça 15
15h às 17h - “A escultura Pública de Porto Alegre - Prof. Francisco AlvesVídeo e bate-papo
17h às 18h - Divulgação do livro “A Modernidade suspensa” - Vereador Adelli Sell

Quarta 16
18h30min - Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura e Câmara Rio-Grandense do Livro promovem: Debates Capitais com Tariq Ali, escritor e ativista paquistanês - Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores - Av. Loureiro da Silva, 255.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Feira do Livro - Abertura Oficial nesta sexta-feira

arte mario pepo
Veja também: Câmara participa da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Mais Educação revoluciona escola Mabilde

foto jonathan heckler/cmpa
O provérbio “o olho do dono é quem engorda o gado” pode ser constatado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde – Escola Aberta -, localizada na Ilha da Pintada, bairro Arquipélago. Lá é o olhar e a dedicação dos professores e da diretora Jurema Garzella que transformaram o espaço e 130 alunos que participam do Programa Mais Educação, do governo federal. Foi o que presenciou nesta quinta-feira (27/10) a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo objetivo é homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

A escola passou a adotar o programa em 2009 e, desde então, mudanças positivas vêm ocorrendo. Criado a partir da preocupação do Ministério da Educação em melhorar o índice de aproveitamento de aprendizagem dos alunos das escolas públicas, o programa amplia o tempo do estudante na escola para sete horas de atividades diárias, três no turno inverso ao ensino regular, com atividades lúdicas e planejadas dentro das áreas do conhecimento. “Em dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola passou de 2.1 para 4.1”, afirmou Jurema.

foto jonathan heckler/cmpa
Segundo a diretora, no turno inverso os estudantes desenvolvem ações de letramento, matemática, comunicação (rádio e jornal), esporte (judô, capoeira), recreação, informática e violão. Formaram a banda Maria José Mabilde este ano, da qual participam 44 alunos, e fizeram um horto, onde plantam hortaliças e plantas medicinais.

“O Mais Educação é tudo para a escola. Nesses dois anos, a gente nota a transformação dos alunos. Eles desenvolveram a disciplina, o raciocínio lógico, a leitura e o letramento. E a base de tudo isso também é nosso amor e afeto”, comentou.

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), afirmou que a escola enxergou a potencialidade do atendimento em turno integral que o Mais Educação proporciona. “O programa, junto com o empenho da equipe, revolucionou a escola. É maravilhosa a transformação do comportamento dos alunos.”

Darlene Silveira (Reg Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

Hospital Independência abrirá somente daqui a seis meses

foto elson sempé pedroso/cmpa
Os porto-alegrenses ainda terão de esperar entre quatro e seis meses até a reabertura do Hospital Independência (Av. Antônio de Carvalho, 450 – Jardim Carvalho), segundo a previsão do secretário-adjunto Municipal de Saúde, Marcelo Bósio. Na tarde desta quinta-feira (27/10), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), vistoriou as condições do prédio, acompanhada do vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), Aldacir Oliboni (PT).

Anteriormente gerido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o hospital foi fechado em abril de 2009 em meio a uma crise financeira enfrentada pelo grupo. Para sanar parte da dívida da Ulbra com o Governo Federal, a instituição foi penhorada e levada à leilão, juntamente com o Hospital Luterano – atualmente sob a gestão do Hospital de Clínicas. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu a guarda provisória do Independência.

A partir de então, foi realizado um chamamento a instituições públicas ou filantrópicas com interesse no gerenciamento do Independência, que obteve duas inscrições. Na ocasião do anúncio da Sociedade Sulina Divina Providência como vencedora, em 19 de julho deste ano, o prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Saúde, Carlos Casartelli, estabeleceram uma previsão de que o contrato e o planejamento estariam prontos em 30 dias, e a população teria acesso aos atendimentos em três meses.

foto elson sempé pedroso/cmpa
Passados exatos 90 dias das declarações, o Hospital Independência segue fechado. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, frisou que nem o contrato foi assinado. “Nós viemos ver o cumprimento da promessa solene que foi feita, mas o hospital ainda é uma carcaça inútil. Esta é a realidade”, protestou. Bósio argumentou que, desde o anúncio da entidade vencedora, houveram impedimentos ao processo de revitalização e reabertura, desde recursos judiciais até demora na liberação de verba. Segundo o secretário-adjunto, os impasses já foram superados, e a Prefeitura recebeu ontem o aval do Ministério da Saúde, que fará o repasse financeiro. Somadas aos recursos do Estado, serão R$ 2,8 milhões mensais para investir no hospital, que serão administrados pelo Governo Municipal.

A presidente Sofia criticou a morosidade do processo e salientou a importância de priorizar a saúde. “Há cerca de 15 mil pessoas aguardando cirurgia. Temos que exigir prazos menos burocráticos”, destacou. O diretor-executivo do Divina Providência, Darci Mallmann, afirmou que o grupo segue na expectativa de que nas próximas semanas o contrato seja finalmente assinado. A partir da oficialização do convênio, espera-se em breve o anúncio do cronograma de reforma e de reabertura do hospital. A remodelação e recuperação das dependências da instituição devem acontecer nos próximas quatro ou seis meses. Mesmo assim, a abertura deve acontecer se forma gradual, até que se chegue ao total dos 100 leitos previstos (10 deles Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs). A estimativa é de que o Independência realize 245 cirurgias por mês quando estiver em plena atividade. O atendimento será exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Depreciação do patrimônio

foto elson sempé pedroso/cmpa
Na visita de hoje, os corredores e as salas do Hospital Independência estavam em condições apresentáveis graças à limpeza feita no local. Mas o retrato já foi outro, com lodo e água invadindo os leitos e muita poeira. Ainda assim, o prédio precisa passar por revisão nos sistemas elétrico, de gás e de água. O piso deverá ser substituído, uma vez que grande parte está mofado e contaminado devido a infiltrações.

Além do desgaste provocado pelo tempo, o prédio sofreu uma enorme depreciação patrimonial desde o fechamento, em 2009. Peças de equipamentos foram retiradas e instrumentos cirúrgicos foram sucateados. A máquina de raios-X e o tomógrafo estão sem o tubo de imagem – peças caras e que garantem o funcionamento dos aparelhos. Bisturis, tesouras e outros aparatos estão enferrujando sobre mesas de metal. Eles ainda passarão por uma avaliação técnica para verificar a possibilidade de utilização, mas a perda deste material tem valor significativo.

foto elson sempé pedroso/cmpa
Bósio garante que tudo isso foi feito antes de a Prefeitura obter a guarda provisória da instituição. “Em fevereiro, logo que assumimos, fizemos o levantamento patrimonial e repassamos os registros à Secretaria de Patrimônio da União”, relatou. A situação no início deste ano, porém, já era bem diferente da registrada em vistoria em setembro de 2010. A presidente Sofia colocou a necessidade de averiguar as circunstâncias e, caso a retirada tenha sido feita de forma ilegal, responsabilizar criminalmente as pessoas que a realizaram. O presidente do Simers ratificou a posição de Sofia. “Eram equipamentos que serviam à população. O desaparecimento deve ser investigado”, opinou.

Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Colégio Protásio Alves: transmitindo conhecimento além das paredes da escola

foto jonathan heckler/cmpa
A ideia já existia, mas concretizou-se a partir de uma viagem a Punta Del Este, no Uruguai, quando viu um painel de azulejos pintados em uma instituição de ensino. “É isso que quero fazer na minha escola”, pensou a diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, Sônia Tessaro Boyde. A partir de então, começou a trabalhar para transformar o sonho em realidade. Buscou parcerias, envolveu alunos, pais, professores e comunidade e lançou, em 2010, o projeto “Identidade e Diversidade Através da Pintura”, que deu origem a outro projeto – “Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental” -, desenvolvido em 2011. Para mostrá-lo, a escola recebeu nesta quinta-feira (27/10) a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, que tem a finalidade de homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

Segundo Sônia, a proposta de pintura nos azulejos da escola, que envolve todas as disciplinas e os três mil alunos de ensino médio e educação profissionalizante, tem o objetivo de promover o respeito e a responsabilidade do cidadão para com a natureza, incentivando o uso correto dos recursos naturais. “É um trabalho interdisciplinar que proporciona o desenvolvimento da criatividade e da expressão através de uma experiência artística de desenho e pintura. Também facilita os processos afetivos, criadores, expressivos e lúdicos”, comentou.

foto jonathan heckler/cmpa
Os azulejos foram conseguidos por meio de parcerias com instituições e empresas. Os alunos, de 14 a 40 anos, participam de oficinas de como mexer na tinta de vitrô – usada na pintura – e produzem o que quiserem, respeitando o tema do meio ambiente. Antes, estudam em sala de aula sobre o tema. Depois, os azulejos são colocados nas paredes. “Os alunos ficam encantados com seu trabalho e se sentem como donos da escola também, pois suas identidades ficam gravadas para sempre”, explicou Sônia. Conforme ela, já são quatro mil os azulejos pintados.

A diretora contou que, como este ano o Protásio Alves comemora seus 80 anos de fundação, toda a comunidade Protasiana e autoridades foram convidadas a pintar os azulejos também. “Tem uma sala especial para as visitas deixarem suas marcas”, disse.

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), enfatizou que o colégio é testemunha de que é possível fazer uma escola pública de alta qualidade. “Aqui os alunos são envolvidos e se manifestam através da arte, da cultura, produzindo conhecimento”.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Câmara no Ônibus vistoria travessia da Padre Cacique

foto felipe dalla valle/cmpa
Usuários que precisam atravessar a avenida Padre Cacique, na esquina com a avenida José de Alencar, arriscam as vidas todos os dias. “A travessia é caótica, não há sinaleira no local, nem faixa de segurança. As pessoas têm que desviar dos carros”, denunciou a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), durante vistoria do projeto Câmara no Ônibus no final do dia 26 de outubro.


foto felipe dalla valle/cmpa
 Após realizar a travessia, Sofia embargou no ônibus Cohab – linha 165, sentido bairro/centro. Coletivos lotados além do normal, mesmo em intervalos pequenos é a maior queixa. Os usuários disseram que uma linha direta facilitaria muito suas vidas, ao menos em horário de pico. “Além da linha direta, ônibus articulados também seriam bem-vindos”, afirmou Sofia.


foto felipe dalla valle/cmpa
 Foram sugeridas para a vereadora outras linha que têm problemas: Amapá,Campo Novo, Lami e Belém Novo. Sofia disse que vai solicitar que a EPTC analise a situação da travessia e tome providências urgentes.

Darlene Silveira (Reg.Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

Câmara participa da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Porto Alegre estará presente com um estande próprio na Feira do Livro da Capital. A 57ª edição do evento começa nesta sexta-feira (28/10), e a banca da Casa será inaugurada às 20 horas com a apresentação da esquete teatral do ator Jairo Klein - Poesia na Praça, de Fernando Pessoa. Antes, das 16 às 18h30min, os artistas plásticos Adriana Xaplin e Vinicius Vieira apresentarão o Projeto Arte Pública: Direito à Cultura, Direito de Todos, realizado este ano pela Câmara e que, através de passeios guiados, visita diversas obras de arte da cidade.

Segundo a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), além de estar incentivando a leitura e a cultura, o Legislativo da Capital estará presente com a sua Ouvidoria, que fará atendimento à comunidade. “Estaremos lá escutando e encaminhando as demandas da população”, ressaltou.

foto elson sempé pedroso/cmpa
Sofia lembra que a parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro fortalece a ideia de que o acesso à leitura deve ser para todas as pessoas. Ela cita o exemplo do projeto Estante Pública instalado no quiosque da Ouvidoria da Câmara no Mercado Público. No balcão podem ser feitas trocas de livros. “Temos o objetivo de contribuir para que, cada vez mais, as pessoas reforcem o hábito da leitura. Por isso, acreditamos que a participação da Casa em um evento de tanta importância soma para o incentivo à leitura".

A presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), comentou que a Feira do Livro é um evento de formação de leitores. “Estamos, através da Frente Parlamentar, objetivando potencializar ações conjuntas que de fato possam ser políticas públicas de inclusão. Neste caso, acesso à leitura”, explica.

A Câmara irá desenvolver diversas programações como debates, encontros, apresentação de trabalhos (exposição de fotos, declamação de poesias) e apresentará diversos projetos relacionados às ações desenvolvidas pela Casa, relacionados à cultura. Também haverá várias sessões de autógrafos com autores convidados pelos vereadores.

arte mario pepo
Um dos destaques da participação na Feira serão os lançamentos dos livros 10 Anos de Leis e Ações Municipais, que ocorrerá dia 11 de novembro, às 14 horas, no Memorial do RS. O livro é uma coletânea de leis de vereadores organizadas por Rosana Villas Boas. Também será lançado o livro Coletânea de Leis sobre os Direitos da Mulher, organizado por Rosimeri Chaves.

Feira

A 57ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada de 28 de outubro a 15 de novembro. A programação incluirá encontros com autores, saraus, apresentações artísticas e oficinas, entre outras atividades. Na Área Infantil e Juvenil, que funciona nos armazéns centrais do Cais do Porto, a programação terá como foco as crianças, os adolescentes e os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A expectativa é de que mais de 1.7 milhão de pessoas visitem a Feira e que se realizem mais de 700 sessões de autógrafos, cerca de 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, contações de histórias e outras atividades para os públicos infantil e juvenil e para alunos da EJA.

Sofia participa de ato em defesa do SUS

foto elson sempé pedroso/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), participou nesta terça-feira (25/10) do Ato Público do Dia Nacional em Defesa do SUS, que ocorreu no Plenário Ana Terra da Casa Legislativa. O evento foi promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Conselho Regional de Medicina (Cremers), Associação Médica do RS (Amrigs) e entidades de hospitais filantrópicos. Eles reivindicam mais recursos para a saúde, melhor remuneração no SUS e assistência digna à população.

Sofia disse que o caos na saúde deve-se em parte à municipalização, que tirou a responsabilidade dos estados e da União. “A municipalização não resolveu o problema da valorização dos trabalhadores e o Estado deixou de praticar a gestão na saúde. A questão não é só ausência de investimentos no setor e sim ausência de gestão estadual”, criticou. Segundo ela, esse tema “bate à porta” todos os dias dos parlamentos. “Precisamos respeitar e construir com os trabalhadores as políticas públicas para a saúde”.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

Instituto Federal do RS inaugura curso de Pedagogia

foto cristine thomas/ifrs
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), participou na noite desta terça-feira (25/10) da aula inaugural da turma de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), sede Porto Alegre. O pontapé inicial foi dado pela professora Luciani Paz Cormelatto, com uma palestra sobre “Os desafios de ser professor no século XXI” às 19h, no auditório do campus Centro (Rua Cel. Vicente, 281).

O curso é resultado de um convênio entre o IFRS e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) via financiamento da Plataforma Freire. São 61 professores da rede pública divididos em duas turmas que serão contemplados pelo curso. O Instituto, que já conta com mais de 3 mil alunos, tinha até então apenas cursos tecnólogos.

Para Sofia, a data marca a conquista de uma ideia alimentada desde setembro de 2010, quando a vereadora apresentou em reunião com o IFRS as demandas de Porto Alegre e as dificuldades de acesso à formação superior na área de Pedagogia. Para ela, a necessidade de oferecer a profissionalização é significativa. A presidente ainda manifesta o desejo de estender o curso aos educadores populares, que atuam em creches comunitárias e nas atividades socioeducativas com adolescentes no contraturno escolar.

Como o curso na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Porto Alegre ainda não foi reativado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) seguia, até então, como a única opção gratuita na Capital. “Agora, as possibilidades se ampliam”, comemora Sofia.

Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Fórum pela Inclusão Escolar discute legislação com pais e alunos

foto elson sempé pedroso/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), prestigiou o encontro entre pais e alunos promovido pelo Fórum pela Inclusão Escolar. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (26/10) nas salas 301 e 303 da Casa Legislativa (Av. Loureiro da Silva, 255 – 3º andar) e discutiu a legislação que envolve educação e trabalho para pessoas com necessidades especiais.

Cerca de trinta pais e mães assistiram à palestra da professora Neusa Salaberry, sobre a Convenção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, firmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1997, e suas implicações para a cidadania. Antes, a coordenadora do Fórum, Isabel Letícia Medeiros, deu as boas-vindas e salientou o papel da escola como formadora de cidadãos. Sofia também destacou a importância de se ter uma educação inclusiva, com escolas especiais que privilegiem o desenvolvimento, não o confinamento dos alunos.

Os alunos, por sua vez, assistiram a uma palestra sobre as mudanças na legislação trabalhistas no que diz respeito às regras de Benefício da Prestação Continuada e da Pensão para as pessoas com deficiência. Segundo a auditora fiscal do trabalho e coordenadora do programa de inclusão de PCDs, Ana Maria Machado da Costa, a sanção da Lei 12.470 em 31 de agosto de 2011 serve de grande incentivo à profissionalização. Antes, se PCDs quisessem manter alguma atividade remunerada, perderiam qualquer tipo de benefício. “Isso dificultava o acesso destas pessoas ao mercado”, avaliou. Agora, a legislação prevê a possibilidade de manutenção dos benefícios.

Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Profissionais da área da saúde lutam por isonomia

foto elson sempé pedroso/cmpa
Representantes de conselhos da área da saúde estiveram reunidos nesta terça-feira (25/10) com a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT). Eles reivindicam isonomia entre as profissões através de um Plano de Carreira para todos os trabalhadores da Saúde e solicitaram apoio da vereadora.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Conselho Regional de Nutricionistas, o Conselho Regional de Psicologia do RS e o Conselho Regional de Serviço Social ressaltam a importância da participação de todas as profissões da área da Saúde no atendimento à população, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os trabalhadores ratificam um manifesto do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que afirma que somente as demandas dos médicos foram atendidas pelo governo, como um novo enquadramento no atual Plano de Cargos do Município, instituindo carga horária e remuneração diferenciada dos demais trabalhadores, criando gratificações também de forma diferenciada do que foi proposto para os demais.

Conforme o documento, a criação de um Plano de Cargos e Salários (PCCS) que contemple as especificidades do trabalho em saúde é determinação legal, definida na Lei Orgânica do SUS (Lei 8080/90), reiterada historicamente nas conferências de saúde, prometida enquanto compromisso de diversos governos, mas que ainda não se concretizou.

A vereadora Sofia propôs que seja realizada na Casa Legislativa uma audiência pública para debater a isonomia na saúde, provavelmente em final de novembro. “Acredito que um plano de carreira resolveria o problema da isonomia”, sugeriu.

Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência

Escola Itamarati: arte e literatura ajudam na aprendizagem

“Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isso é o mais importante.”
Romero Britto

foto jonathan heckler/cmpa
Mesmo não sendo professora de Artes, é a arte que move o trabalho da educadora Rosa Lúcia Barreto, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Itamarati, localizada no bairro Sarandi. “A arte é fundamental. A partir dela é possível desenvolver outras disciplinas e atividades como história, matemática e poesia, por exemplo”. É assim que 28 alunos do 4º ano da escola, que têm entre nove e dez anos, aprendem. E nesse semestre, escolheram como base a arte moderna do pintor e escultor brasileiro Romero Britto e fizeram uma releitura de sua obra. É o que constatou nesta quarta-feira (26/10) a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo objetivo é homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

Rosa explicou que foram colocadas no quadro da sala de aula obras de Romero Britto, que possui cores vibrantes e formas geométricas. A partir delas, as crianças usaram a criatividade e produziram uma campanha publicitária, textos e trabalhos de artes. “A imaginação deles é que move o nosso trabalho.” Segundo a professora, no início do ano a turma tinha um vocabulário restrito. “Agora, as produções textuais melhoraram muito”, elogiou.

Além da releitura sobre a obra do artista, os alunos também aprendem sobre reciclagem do lixo e fazem palavras cruzadas e caça-palavras. A aluna Thauane Maffei, de 10 anos, mostrou com orgulho o pufe que fez com garrafas PET. “Aprendemos que dá para utilizar de outro jeito as garrafas PET. Já fiz um pufe para a minha casa também e já ensinei uma amiga a fazer”.

Poesia em sala

foto jonathan heckler/cmpa
Outro projeto da escola é o “Poesia em Sala”, e o poeta escolhido da turma de 4º ano da professora Eva dos Santos foi Mario Quintana. O objetivo, conforme ela, é motivar as crianças a ter interesse em ouvir, ler e escrever poesias. “O motivo foi o alto índice de alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita”. Cada um confeccionou um baú, que foi chamado de Baú Mario Quintana, e colocou dentro um livro de pano com poesias do escritor.

Fábulas gregas

foto jonathan heckler/cmpa
A partir do projeto “Animais Tim-Tim por Tim-Tim”, alunos do 3º ano da escola estudaram a influência dos bichos nas histórias mitológicas gregas. De acordo com a professora da turma, Eliana Alves, eles produziram desenhos da “Medusa” e uma “Caixa de Pandora”. Na caixa, escreveram em papéis coloridos o nome de sentimentos bons como saudade, esperança, aceitação, humor, alegria, paciência, entre outros. “Os sentimentos maus foram todos mandados embora da sala de aula e os bons são cultivados todos os dias, inclusive pelas famílias, porque eles levaram as caixas para suas casas”.

A vereadora Sofia ficou encantada com a escola. “Aqui são os professores de anos iniciais que trabalham também com arte e literatura. E eles estão mostrando que a educação não pode ser afastada da cultura. É uma escola encharcada de cultura. Isso é qualidade de ensino e não pode ser medida por nenhum teste.”

Texto: Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fórum das Entidades quer parceria para financiar trabalhos sociais com crianças e adolescentes

foto fernanda westerhofer/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), reuniu-se na tarde desta terça-feira (25/10) com o diretor superintendente da Fundação dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Bernhard, e com o presidente do Fórum das Entidades, Joel Lovatto. O intuito do encontro foi de reaproximar organizações cujo trabalho é voltado para crianças e adolescentes e empresas que queiram investir no benefício social.

Segundo Lovatto, apesar da compensação em crédito fiscal, empresários em geral estão desestimulados a fazerem doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). Dos mais de 200 projetos inscritos, há alguns que não captam nenhum recurso. “Uma coisa é aprovar, outra é chegar no empresariado”, ressalvou. A intenção é resgatar a parceria com a iniciativa privada, ampliar a rede e viabilizar o trabalho das entidades. “Sentimos a necessidade de fazer essa reaproximação”, afirmou.

foto fernanda westerhofer/cmpa
A presidente Sofia salientou a importância de consolidar tal parceria. “As entidades precisam desta adoção”, destacou. Bernhard, que também é coordenador executivo do Conselho de Cidadania da Fiergs, avalia que a prática de responsabilidade social é uma tendência no exterior, mas ainda engatinha no Brasil. No entanto, há instituições privadas que se dispõem a investir em atividades sociais, e são estas que a Fiergs deve colocar em contato com o Fórum. “Precisamos deixar as pessoas alertas para contribuírem com as entidades”, argumentou.

No dia 08/11, às 14h30, haverá outra reunião de trabalho para estabelecer o método de abordagem (campanhas, conscientização) e levar a ideia adiante, a fim de auxiliar pequenos e grandes projetos. Serão convidados outros diretores da Federação, empresários e representantes do Governo. No encontro de hoje, também participaram membros do Fórum das Entidades e o coordenador do Banco de Resíduos, Luiz Antônio Rebouças.

Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Sofia recebe representantes do sindicato da construção pesada

foto elson sempé pedroso/cmpa
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul (Siticepot) foram recebidos nesta terça-feira (25/10) pela presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT). Na pauta: apresentação do projeto para construção e implantação da Escola de Formação Profissional da Construção Pesada RS. Na ocasião, Sofia recebeu uma camiseta e um boné da nova escola.

Segundo o presidente do sindicato, Isabelino dos Santos, o projeto, que tem o apoio do sindicato patronal da categoria – Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot) – será lançado dia dez de novembro, às 14h30min, quando será iniciada a construção do prédio. “Será em uma área de 34 hectares no distrito de Águas Claras, em Viamão”, esclareceu.

O objetivo é a criação de um instituto educacional voltado especificamente para a indústria da construção pesada, com ênfase nos eixos de infraestrutura e de formação profissionais em suas diversas áreas afins. “A ideia surgiu devido aos problemas de falta de mão de obra local que têm ocorrido por ocasião da construção da Arena do Grêmio, explicou Santos.”

Serão oferecidos cursos gratuitos de operador de: retro-escavadeira, vibro-acabador, rolo compactador, fresadora/reciclador de pavimentos, trator esteira, pá carregadeira, usina de asfalto, usina de concreto, moto niveladora, caminhão munck, moto scraper e escavadeira hidráulica. Além desses, haverá ainda cursos de informática, legislação, pedreiro, soldador, entre outros.

Reunião de vereadores com responsáveis pela Arena do Grêmio

Sofia elogiou a iniciativa do Siticepot e aproveitou para combinar uma reunião entre vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e a empresa responsável pela construção da Arena do Grêmio – OAS Empreendimentos, para abrir espaço para os trabalhadores das vilas do entorno. “A maioria dos trabalhadores que estão atuando nas obras foram trazidos de outros estados”, disse a vereadora. A reunião ficou acertada para sexta-feira (28/10), às 11h15min, na Arena.

Texto: Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)

Sofia participa do Fórum da Ação Social

foto elson sempé pedroso/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT) participou, na manhã desta terça-feira (25/10), do Fórum da Ação Social, promovido pela Arquidiocese de Porto Alegre - Comissão dos 100 Anos de Solidariedade no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado do RS. Com o tema “As Políticas Públicas e a Igreja Católica”, o evento debateu a interação da ação social da Igreja com as políticas públicas voltadas para a área social.

Sofia disse que a Igreja, a partir da escuta das demandas sociais, tem condições de cobrar a integração das ações das políticas públicas para sua real efetividade. "E toda a ação deve ter foco na amorosidade, no amor ao outro e a Deus".

Texto: Darlene Silveira (Reg.Prof. 6478)

Sofia conversa com estudantes de Jornalismo da PUCRS

foto elson sempé pedroso/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), participou nesta segunda-feira (24/10) de um debate com estudantes do primeiro semestre de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A conversa foi uma entrevista coletiva sobre o tema “A imprensa e o contexto político”, e participaram também o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), Juremir Machado, e o jornalista Carlos Bastos.

Sofia elogiou o curso de formação da universidade e disse que os alunos mostraram-se muito atualizados, fazendo questionamentos instigadores. “Eles estão apropriados da gestão e da conjuntura atual. Fizeram perguntas que variaram da educação ao subsídio dos vereadores. Mostraram sua inconformidade e me provocaram a pensar”.

Texto: Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sofia recebe homenagem por 25 anos como servidora municipal

foto tonico alvares/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), foi homenageada nesta segunda-feira (24/10) pelos 25 anos como servidora pública municipal. A cerimônia ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – 1º andar) e integra a Semana do Servidor Público Municipal.

Funcionários com 25 anos de trabalho à Prefeitura receberam certificados pela homenagem. Quem completou 30, 35, 40 e 45 anos também foram agraciados com uma menção honrosa. Para Sofia, o momento foi de emoção. “Celebrar 25 anos é celebrar história. Ser funcionário público ajuda não só no desenvolvimento profissional, mas também pessoal. É possibilitar a evolução de toda uma cidade”.

Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)

Câmara renova convênio que beneficia estagiários portadores de deficiência

foto leonardo contursi/cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), assinou nesta segunda-feira (24/10), a renovação do termo de cooperação com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). O convênio, que já existe desde 1999, terá a duração de um ano, prorrogável por igual período, e é referente aos 11 estagiários da Casa Legislativa, encaminhados pelo órgão.

A psicóloga da Câmara, Fernanda Kerbes, esclareceu que os estagiários, oriundos das redes de ensino fundamental, médio, superior e educação especial, são deficientes intelectuais, surdos, deficientes visuais e deficientes físicos. “Além desses, há mais oito, oriundos do convênio com a secretaria Municipal de Educação (Smed), que vêm das escolas especiais e das Salas de Integração e Recursos das escolas regulares”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Faders, Cláudio Silva, o objetivo do convênio é estabelecer e manter uma estratégia de cooperação recíproca entre os participantes, proporcionando o desenvolvimento de atividades conjuntas capazes de operacionalizar ações relacionadas ao estágio de pessoas com deficiência, de interesse curricular, obrigatório ou não, bem como às vagas de portadores de necessidades especiais do quadro funcional. “A ideia é promover a capacidade e potencialidade da pessoa com deficiência, através da aprendizagem e do trabalho em atividades na Câmara, entendido como uma estratégia de profissionalização ou método tendente à inclusão no mercado de trabalho”, contou.

Conforme Silva, a Faders oferece apoio técnico aos estagiários e aos servidores da Câmara, por meio de oficinas de capacitação, palestras, seminários e atividades teórico-práticas; e seleciona os estudantes. “Orientamos os setores da Câmara sobre as atividades que poderão ser desenvolvidas pelos estagiários, analisando e aprovando previamente a proposição de novas tarefas”.

Silva afirmou que a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) também deverá ser parceira no convênio. “Estamos em negociação com a Secretaria para que as escolas estaduais possam participar também”. De acordo com ele, há muito discurso pela inclusão, mas ações de compromissos são poucas. “Por isso, a Câmara está de parabéns”.

O estagiário Rodrigo Possamai, deficiente visual e estudante de Letras, está na Casa Legislativa desde janeiro deste ano no setor de telefonia. “Estou muito feliz com a oportunidade. Estava buscando uma chance há três anos. Quando fiquei sabendo da vaga, disseram que eu podia ir no outro dia, mas eu fiz questão de ir no mesmo dia atrás”, contou com emoção.

Sofia acrescentou que é importante que a Casa, além de legislar, pratique ações concretas. “O legislativo precisa melhorar sua acessibilidade, tanto no quesito infraestrutura, quanto no de pessoal. Se o parlamento não garantir o acesso à população, quem poderá?”, questionou.

Texto: Darlene Silveira (Reg. Prof. 6478)

domingo, 23 de outubro de 2011

Ato de Solidariedade à prefeita Rita Sanco (PT) e ao vice Cristiano Kingeski

Nesta segunda-feira (24), ocorrerá mais um ato de solidariedade à prefeita Rita Sanco (PT) e ao vice Cristiano Kingeski, em defesa da democracia e do governo eleito pelo povo, contra a injustiça e ao golpe!

A partir das 19h30min a concentração será em frente à Prefeitura de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 1350), ocorrendo posteriormente o abraço ao prédio em repúdio ao ato arbitrário que levaram à cassação da prefeita e vice do município.

Agenda da Semana

Vereadora Sofia Cavedon, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre/RS

segunda-feira, 24 de outubro
09:00 - Assinatura Convênio CMPA/FADERS (Salão Nobre)
10:00 - Reunião da Mesa Diretora (Salão Nobre Vereador Dilamar Machado)
11:00 - Reunião da Mesa Diretora e Lideranças (Salão Nobre Vereador Dilamar Machado)
12:00 - Aniversário Márcia Barreto (Galpão Crioulo)
14:00 - Sessão Ordinária - Tribuna Popular Hip-Hop (Plenário Otávio Rocha)
16:00 - Homenagem aos Servidores que completam 25,30,35 e 45 anos de Serviço na PMPA - Será homenageada 25 Anos - Auditório Dante Barone da ALRS
18:30 - Plenária PT PoA - Eleiçãos 2012 (Ritter Hotel)
19:30 - Convite Juremir - FAMECOS - Conversa estudantes de Jornalismo (FAMECOS - PUCRS)
19:30 - Ato de Solidariedade a prefeita de Gravataí, Rita Sanco - Um Abraço a Prefeitura - Gravataí.

terça-feira, 25 de outubro
08:30 - Reunião Bancada
09:30 - Recebe Adalberto - Livro Planejamento (Gabinete da Presidência)
10:00 - Recebe Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada
11:30 - Recebe Carlos - Vila Mapa
12:00 - Ouvidoria Mercado Público
14:00 - Banco de Alimentos (Avenida Assis Brasil 8787 - Bolco 1, 3º andar)
16:30 - Recebe Conselho Regional de Nutricionistas
17:30 - Recebe Krieger
19:00 - Audiência Pública com o objetivo de debater questões relativas à comunidade da Vila São Judas Tadeu (Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu – AMOVITA, na Rua Nelson Brochado Duarte, nº 24, Bairro Partenon)

quarta-feira, 26 de outubro
Câmara no Ônibus - Horário a confirmar
08:30 - Caravana Boas Práticas Pedagógicas E.E. Itamarati - Prof Eva 4º Ano C (Rua Engº Francisco Rodolfo Finch, 617 - Bairro Mário Quintana)
09:30 - Bancada
12:00 - Almoço de Lançamento do Jornal Metro Porto Alegre - Rede Bandeirantes de Comunicação - Palestra Joelmir Betting (Leopoldina Juvenil - Rua Marques do Herval, 280)
14:00 - Sessão Ordinária - Comparecimento Secretário Vanderlei Cappellari -15h (Plenário Otávio Rocha)
14:00 - Encontro de Estudantes Fórum Inclusão
18:30 - Reserva Setorial

quinta-feira, 27 de outubro
08:30 - Caravana Boas Práticas Pedagógicas Escola Protásio Alves - Meio Ambiente - Pintura no Azulejo - 3 de agosto 80 anos
10:30 - Caravana Boas Práticas Pedagógicas Escola Maria José Mabide - Diretora Jurema - Projeto Mais Educação (Avenida Presidente Vargas, 129 - Arquipélago)
12:30 - Almoço 29 anos de realização do Almoço dos Ilheiros do GNU (Sede Ilha do Pavão - Avenida Mauá 1050 - Armazém B3, Doca 1 do Cais do Porto)
14:00 - Sessão Ordinária (Plenário Otávio Rocha)
14:00 - Vistoria no Hospital Independência com SIMERS - Ver Oliboni e Ver Dr Thiago (Rua Antônio de Carvalho, 450)
16:00 - Recebe Prof. Nylza Bertoldi
17:30 - Recebe Grupo Nóis Aqui Traveiz
20:00 - Jantar Comemorativo ao 13º Aniversário da UNITV - TV Universidade - NA ABERTURA ENTREGARÁ TROFÉU AOS AGRACIADOS DESTAQUE UNITV 2011 (Restaurante Panorama - Campus da PUCRS - prédio 41 - 4º andar)

sexta-feira, 28 de outubro
09:00 - Feriado Dia do Funcionário Público

sábado, 29 de outubro
11:00 - Abertura Exposição Fotográfica - "Rastros - Tonico Alvares" (MAC - Galeria Xico Stockinger - Casa de Cultura Mário Quintana - 6º andar)
16:00 - André Marenco - Juremir Machado

** Agenda sujeita a alterações.

2ª Conferência Estadual para LGBTs

foto adriana franciosi
Sofia também participou na sexta-feira (21), da abertura da 2ª Conferência Estadual para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que lotou o auditório do City Hotel, na Capital. Cerca de 300 participantes debateram no final de semana sobre “Homo-lesbo-transfobia no contexto local e nacional” e “A construção da cidadania LGBT”.

A conferência, que teve como tema “Por um Rio Grande Livre de Homofobia, Construindo a Cidadania LGBT”, encerrou no domingo (23) com a 15ª Parada Livre. A atividade ocorreu no Parque da Redenção e contou a presença da militante do movimento LGBT, lésbica e ex-BBB, Angélica Morango.

O material produzido nos três dias da conferência servirá para apoio ao programa "Rio Grande Sem Homofobia”, campanha lançada pelo governo do Estado, em junho deste ano. A 2ª Conferência Estadual LGBT foi organizada com a participação de diversas secretarias de Estado.

4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

foto site feessers
A vereadora Sofia Cavedon, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou neste final de semana da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que este ano homenageou a socióloga e militante feminista, Enid Backes, 80 anos, cidadã histórica da luta das gaúchas.

O encontro, que reuniu cerca de mil ativistas para o debate sobre ‘Autonomia e Igualdade para as Mulheres Gaúchas’, contou com a presença do governador Tarso Genro, que foi aclamado pelas mulheres. Tarso Genro comprometeu-se a acolher as deliberações da Conferência nas ações de governo.

foto site SPM/RS
A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana informou a participação de mais de 12 mil gaúchas, que se envolveram nas etapas regionais e municipais, “em um processo que integrou 288 municípios, o equivalente a 58% do território estadual”, comemorou

Enid Backes, muito aplaudida e, agradeceu emocionada a homenagem e fez um pedido ao governador: a abertura de espaços para as mulheres na grade de programação da Rádio FM Cultura e na TVE. “Esta é uma forma de ampliarmos e popularizarmos o debate sobre as questões específicas que afligem as mulheres e combater os preconceitos", defendeu a militante, afirmando que "isto será um importante passo para que as transformações necessárias à construção da equidade de gênero avancem".

Com informações do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS.