segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOS Rio de Janeiro

foto caco argemi / palácio piratini
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon,  participou da ação solidária às vitimas das chuvas no Rio de Janeiro, promovida pela Secretaria Estadual da Cultura e gabinete da primeira dama, Sandra Genro.

O evento, na Casa de Cultura Mário Quintana, teve apresentações artísticas da comunidade cultural gaúcha e teve como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Presidente prestigiou posse de Villaverde na AL

foto lívia stumpf / cmpa
Também nesta segunda, 31, a presidente da Câmra de Porto Alegre prestigiou a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Adão Villaverde, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Conforme a vereadora, 2011 é um marco para o Partido, que comandará as três esferas legislativas, na Capital, na Assembleia Estadual e na Câmara Federal. “Com certeza que construiremos muitas ações em conjunto”, enfatiza Sofia.

Nesta Segunda: Ajuda às vitimas das chuvas no RJ

A comunidade cultural gaúcha se unirá em solidariedade às vitimas das chuvas no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de participar da ação iniciada pela Defesa Civil e Secretaria de Administração do Estado, a Secretaria da Cultura, junto com o gabinete da primeira dama, Sandra Genro, mobiliza os representantes da comunidade cultural em uma grande ação solidária: SOS Rio, Cultura.

Nesta segunda-feira, dia 31, das 12h às 22h, uma série de atividades artísticas será realizada na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). que normalmente não funciona neste dia, mas abrirá especialmente para o evento. O público poderá participar mediante a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal ou de limpeza.

Pocket shows, teatro, dança, cinema e exposição de arte integram a programação. Ao meio-dia, sairá um cortejo circense da Esquina Democrática em direção à Casa de Cultura. O cortejo se repetirá às 18h.

A peça Os Homens de Perto, com Zé Victor Castiel, Rogério Beretta e Oscar Simch fazem parte da ação, bem como Ondina e Tufone, espetáculo de clown.

Nomes da música como Papas da Língua, Frank Iorge, Nei Lisboa, Bebeto Alves, Borghetinho, Neto Fagundes, Shana Müller, Dúnia Elias, Cristina Sorrentino, Roda de Choro e Samuel do Acordeon já estão confirmados.

A sonorização dos espetáculos musicais tem o apoio da Vento Norte e da ZeroDB através dos técnicos Celito Borges e Rafael Pacheco.

Nas atrações de circo, as presenças de My House, Garga, performance de perna de pau, bonecos gigantes e teatro de bonecos.

Nesse dia, também serão recebidas, no Museu de Arte Contemporânea, obras de arte a serem leiloadas, em fevereiro, e toda a renda será revertida às vitimas da enchente na serra carioca.

Informações: Sated/RS - Praça Osvaldo Cruz, nº 15/912 - Porto Alegre/RS / http://www.satedrs.org.br/

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Emergência da Santa Casa também atendendo além da sua capacidade

foto lívia stumpf / cmpa
Dando continuidade as visitas às emergências superlotadas dos hospitais da Capital, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), esteve na tarde desta sexta-feira, 28, no complexo Hospitalar da Santa Casa. Acompanha dos vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) Dr. Thiago Duarte (PDT), presidente, e Carlos Todeschini (PT), Sofia checou de perto as reivindicações dos pacientes que aguardavam atendimento.

Oriundos de vários municípios gaúchos e também da região metropolitana, a emergência do hospital Santa Clara, que possui 12 leitos SUS, está com a sua capacidade esgotada atendendo 25 pacientes. Segundo a direção da instituição “a emergência é um setor conturbado, pois a demanda é muito grande”. Os diretores apontaram como uma das possíveis soluções para diminuir a superlotação nas emergências, é o encaminhamento via postos de saúde. “Uma emergência somente será efetiva e eficiente quando for diferenciada e atender o paciente referendado pelo posto de saúde”, disse o diretor geral Carlos Alberto Fuhrmeister.

foto lívia stumpf / cmpa
A presidente da Câmara propôs aprofundar o debate dentro da instituição, especialmente através da Comissão de Saúde da Casa, visando gerar alternativas para as melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre.

No encontro vários assuntos referentes às consultas do SUS foram abordadas, algumas de âmbito estadual, que igualmente serão levadas pelos vereadores ao governo do estado. “Na sala de espera da emergência a maioria era do interior do estado, que afirmaram estar ali porque na sua cidade o hospital nem mesmo um Raio X tem condições de realizar”, destaca Sofia.

Também participaram da reunião os diretores da Santa Casa, Julio de Matos (Relações Institucionais), Jorge Hetzel (Médico) e a gerente administrativa do Hospital Santa Clara, Ligia Lübbe.

Vila dos Herdeiros recebeu o Câmara na Comunidade

foto elson sempé pedroso / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavendon (PT), acompanhada pelos vereadores Adeli Sell (PT) e Toni Proença (PPS), visitou na manhã de sexta-feira, 28, a Vila Herdeiros, no bairro Agronomia. A comunidade enfrenta dificuldades devido as constantes enchentes causadas pelo transbordamento da barragem Saint Hilaire. A presidente da Casa reuniu-se no local com agentes do Demhab, DMLU e moradores, quando discutiram algumas propostas para resolver a situação que, segundo os residentes, é insuportável.

Desde a primeira grande enchente, como Luiz Paraguaçu, líder comunitário, chama, em dois de maio de 2008, os moradores têm medo toda vez que ocorre uma precipitação. “A barragem transborda para o valão que corre por de trás da Av. João Antonio Lopes, rua principal da comunidade, e como está sempre cheio de lixo e escombros das casas demolidas por outras enchentes, acaba não escoando”, afirma Luiz. Maria Iracema dos Santos Ferreira, antiga moradora que perdeu a casa e hoje mora com aluguel do Demhab diz também “Quando chove um pouco mais que o normal, a água chega até a janela”.

foto elson sempé pedroso / cmpa
O valão, diz Sofia, que é, além de tudo, um foco de doenças - como a dengue - é um risco para os moradores que transitam por sua margem. “A erosão já recuou cerca de três metros desde sua construção, sendo um risco para as crianças que brincam a sua volta. Também para atravessar para o lado da barragem, os moradores da comunidade precisam atravessar pontes precárias, que eles mesmos construiram com os madeira dos eucaliptos da região”, enfatiza a vereadora.

Para os vereadores, o mais importante é tratar dos problemas urgentes e pensar em soluções para o futuro. No encontro os representantes do Demhab propuseram a retirada dos moradores das áreas de maior risco, levando-os para lugares seguros ou pagando indenizações.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Outra questão importante foi o comprometimento dos agentes do DMLU com a retirada de boa parte do lixo e entulho do valão. Para a presidente da Câmara, com as ações, espera-se então que as enchentes diminuam, e devolva a tranquilidade aos moradores que imploram por isso há tempos, com faixas como: “não esqueçam de nós” ou “existe no mapa este lugar?” hasteadas na entrada da avenida principal.

A proposta dos vereadores é de que a Vila Herdeiros exista e que seja exemplo de comunidade. “Nós vamos trabalhar juntos e vamos mudar esta situação”, afirmou Sofia.

O Câmara nas Comunidades será agenda fixa de todas as manhãs de sextas-feiras, durante a gestão da vereadora Sofia Cavedon na presidência da Casa Legislativa.

Vila Herdeiros, na Lomba, recebe o Câmara na Comunidade nesta sexta

Nesta sexta-feira (28/1), a visita dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro do projeto Câmara na Comunidade, será na Lomba do Pinheiro – Vila Herdeiros. A presidente do Legislativo da Capital, vereadora Sofia Cavedon (PT), convidou também os secretários do Meio Ambiente, Habitação, Limpeza Urbana e Defesa Civil para participarem.

A visita deverá iniciar às 9h30 na rua Antônio Lopes, 302, em frente à Escola Sílvio Torres.

À tarde Sofia visita Hospital Santa Casa

Às 14h, a presidente da Camara visita o Hospital Santa Casa (Rua Annes dias, 295), dando segmento à visitação às emergências superlotadas na Capital. Sofia irá acompanhada do vereador Dr: Thiago Duarte, presidente da Comissão de Saúde e foi covidado o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli.

Fonte: Portal da Câmara de Porto Alegre.

Matrizes Africanas: GT irá propor políticas públicas

foto lívia stumpf / cmpa
Mais de 50 representantes das religiões umbandistas e dos movimentos sociais em Defesa da Orla participaram de encontro realizado hoje (27/1) pela presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), que debateu a colocação das oferendas religiosas na beira do Guaíba. Conforme a presidente, o encontro foi chamado após a sua caminhada em Ipanema, quando foram denunciados os problemas. “Estamos aqui para construir juntos uma política adequada, respeitando os diretos de todos, e preservando nosso meio ambiente”, salientou Sofia.

Os líderes das religiões afro-umbandistas, representados por Mãe Norinha, da Congregação em Defesa das Religiões Afro do RS (Cedrab/RS), reafirmaram que defendem a vida e que mais uma vez repete-se na história a perseguição a sua religião. “Não deixamos objetos cortantes nas oferendas, eles são sagrados nos nossos rituais e ficam guardados no ilê (casa)”, afirmaram.

Os representantes do Movimento em Defesa da Orla, através de Anadir Alba, conselheira da região Sul no Plano Diretor, afirmou que a orla está enfrentando problemas bastante sérios com a poluição do rio, “que é feita das mais diversas formas e por todos nós, infelizmente. No caso de Ipanema existem situações extremas, como punhais no fundo do rio”. Anadir ressaltou que o Movimento estava presente a fim de buscar uma solução que seja boa para todos.

Encaminhamentos

Será constituído um Grupo de Trabalho (GT), com a participação dos vários segmentos envolvidos, que farão um estudo das leis municipais que tratam do tema, a fim de verificarem quais os elementos que ferem a religião, e construir propostas de políticas públicas para as matrizes africanas. Após será marcada nova reunião para a realização de amplo debate com os segmentos. Também será articulada a edição de uma cartilha de conscientização sobre os rituais da religião e a preservação do meio ambiente.

foto lívia stumpf / cmpa
Participaram do encontro representantes da Federação da Religião Afrobrasileira (Afrobras), Federação Afro-Umbandista e Espirtualista do RS (Fauers), União Umbanda, Afro-Rito, Gabinete Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, Grupo Etnia Negra da Câmara de Porto Alegre e Movimento em Defesa da Orla.

GT Etnia Negra - A vereadora Sofia anunciou no encontro a constituição oficial, na Câmara de Porto Alegre, do Grupo de Trabalho de Etnia Negra, composto por funcionários da Casa, que já iniciaram trabalho para a Semana da Consciência Negra, realizada em setembro, e que abordará a temática do direito à diversidade. “O tema faz parte da proposta da nossa gestão, Transformando Leis em Direitos, que desenvolveremos no decorrer deste ano”, destacou a presidente.

Publicado no Portal da Câmara de Porto Alegre.

Comissão Especial da Copa deve funcionar após o recesso

foto mariana fontoura / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), confirmou no final da manhã desta quinta-feira (27/1) o acolhimento de proposta do vereador Airto Ferronato (PSB) em constituir uma Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é acompanhar e fiscalizar as obras que fazem parte do caderno de encargos da Fifa.

A previsão é que a Comissão Especial da Copa seja instalada ainda na primeira quinzena de fevereiro. Para Ferronato, as obras da Copa do Mundo deixarão um legado de realizações em termos de infraestrutura, mas é preciso levar em conta os interesses das populações atingidas por conta das intervenções no espaço urbano, ainda mais que a sociedade porto-alegrense tem tradição em participar das decisões importantes da cidade, desde o surgimento do orçamento participativo.

Sofia Cavedon disse que um dos principais objetivos da Comissão é aproveitar os recursos da Copa e fazer a cidade avançar no aspecto habitacional e ambiental, principalmente naquelas regiões em que as demandas já são conhecidas, tais como o Delta do Jacuí, as Ilhas do Guaíba e o Morro Santa Tereza.

Ela lembrou que durante os dez dias em que ficou à frente da Prefeitura fez contatos com o governo estadual, o qual poderá realizar operações de georreferenciamento e demarcação de áreas de risco, com a finalidade de proporcionar um novo paradigma para a reurbanização da cidade, levando em conta as necessidades da população e o meio ambiente. “A Ilha do Pavão poderia ser a ponta de lança desse processo”, enfatizou. Sofia alertou ainda que existem pontos obscuros com relação a algumas obras como as entradas da cidade e a reforma do aeroporto.

Ferronato explicou que ao integrar questões de infraestrutura com o tema do meio ambiente a Comissão levantará a bandeira da “Copa Verde”, isto é: a promoção da sustentabilidade combinada com as melhorias na cidade. A Comissão Especial da Copa funcionará pelos três próximos anos, devendo encerrar suas atividades após o encerramento da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Ficou acertado que a primeira reunião, assim que marcada, irá tratar o tema do reassentamento das famílias da região da Vila Tronco, Cruzeiro e Jockey Clube, na zona sul. Essas comunidades enviaram representantes de cinco associações de moradores preocupados com o resultado das obras previstas para região, sobretudo o alargamento no entorno da Vila Tronco e Mariano de Mattos. Os moradores da Grande Cruzeiro alertam para uma possível explosão da especulação imobiliária na região. Eles querem que o novo planejamento contemple a construção de moradias para mantê-los nos bairros onde residem.

Publicado no Portal da Câmara de Porto Alegre.

Ouça: Comissão vai acompanhar ações para a Copa do Mundo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oferendas no Guaíba em debate nesta Quinta-feira na Câmara

foto: luciano lanes / pmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), coordenará na tarde desta quinta-feira, 27, às 17h, , no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Av. Loureiro da Silva, 255),reunião com os representantes e presidentes da Federações do Município, Babalorixas e Yalorixas.

Na pauta, os problemas causados pela colocação desordenada de oferendas na beira do Guaíba, por religiões umbandistas. Mais de 50 entidades já confirmaram presença, sendo que o encontro é aberto ao público.

Conforme Sofia, a visita realizada quando prefeita em exercício a Ipanema, originou o debate, pois recebeu várias reclamações e sugestões dos moradores, sobre o assunto. “Recolhemos as informações e nesta quinta debateremos com os envolvidos, alguns encaminhamentos necessários para minimizar o problema, respeitando o direito de todos”. Para a presidente é possível fazer uma intervenção qualificada, sem apartar nenhum dos interessados, declarou.

HPS “em estado de guerra”

foto elson sempé pedroso / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 26, com o diretor do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Dr. Júlio Ferreira e seu antecessor, Paulo Roberto Azambuja, para discutir a questão da superlotação das emergências hospitalares. Conforme descreve Dr. Júlio, “em estado de guerra”.

O encontrou, que visa uma ponte de diálogo entre hospital e Governo Municipal, contou com a presença dos vereadores Dr. Raúl (PMDB) e Dr. Thiago Duarte (PDT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa Legislativa (Cosmam).

Sofia anotou os problemas enfrentados diariamente pelo HPS, como a superlotação, falta de funcionários, pouco espaço para atender as medidas normativas dos hospitais, demanda de pacientes do interior que ocupam cerca de 19% dos leitos. Relativo a esse tema a presidente da Câmara irá solicitar, nesta quinta-feira, 27, agenda com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, para expor as dificuldades do HPS e, solicitar o apoio da Secretaria.

foto elson sempé pedroso / cmpa
O HPS é um hospital de vocação para atendimento de traumas e urgência. Entretanto, ressalta Sofia, não é uma realidade no dia a dia do hospital, que atende e interna doentes crônicos, fator principal para a falta de leitos. Segundo a direção uma solução é a classificação de riscos, “uma análise prévia do paciente que é encaminhado para outro hospital, caso não seja emergência”. A dificuldade para implantação do projeto é a escassez de recursos humanos. “O hospital já opera com um déficit de 40 médicos, 158 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros e precisaria de mais 10 (além dos 30 anteriormente citados) para implantar a classificação”, salientou o diretor.

Atualmente o HPS passa por reformas de ampliação ,que prevê um aumento de 100% dos leitos. Mesmo com o dobro de vagas, o diretor acredita que o problema de superlotação não se resolverá. “É uma questão de separar os casos dos pacientes”, completou.

Sofia comprometeu-se a lutar, junto com o hospital e os vereadores, para aumentar o número de cargos públicos para novos funcionários.

Jorn. Marta Resing/5405 - Com a colaboração de Rafael Raffa (Jornalista em formação).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sofia recebeu os educadores do Hip Hop

foto lívia stumpf / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu nesta terça-feira, 25, em seu gabinete, um grupo de lideranças do Movimento Hip Hop que atuam como educadores e oficineiros.

Os representantes do Movimento trouxeram à vereadora as suas expectativas quanto ao ingresso da Cultura, em especial o Hip Hop, na rede estadual de ensino. Também solicitaram o apoio da presidente para a realização de capacitação e reconhecimento dos profissionais que atuam na área.

Sofia se colocou à disposição do Fórum de Hip Hop, propondo parceria na busca de diálogo com a Rede e entidades ligadas.

Sofia visitou emergência do Clínicas

Nesta quarta-feira, às 14h30min, visita à emergência do Hospital Pronto Socorro.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Na tarde desta terça-feira, 25, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), junto com o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), reuniu-se com o presidente do Hospital de Clínicas, Amarilio Neto. Também participaram do encontro o vice-presidente médico Sérgio Pinto Ribeiro e a vice-presidente administrativa, Tanira Torelly Pinto.

Sofia, que iniciou no Clínicas uma série de visitas aos hospitais que estão com superlotações nas emergências, comprometeu-se com a direção da instituição de buscar o diálogo com o Executivo Municipal visando uma intermediação referente a liberação das verbas destinadas a saúde.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Junto com o Hospital Conceição, o Clínicas está com 77% dos leitos ocupados, da sua capacidade de 49 leitos/SUS. Segundo a direção, 20 desses leitos do SUS não estão cadastrados junto ao Estado, portanto não recebendo verbas para arcar com a ocupação, além da existência de dívidas municipais acumuladas. Apesar das dificuldades, o Presidente do Hospital não pretende diminuir os atendimentos. “Emergência é um hospital dentro de outro”, completou o Vice-presidente Médico.

Para a Presidente da Câmara é inadmissível um hospital do porte e importância do Clínicas não receber a colaboração do Estado. Sofia irá trabalhar no apoio ao hospital junto aos governos municipal, estadual e federal. “Com saúde não se brinca”, enfatizou a presidente.

Jorn. Marta Resing - Com a colaboração de Rafael Raffa (Jornalista em formação).

Sofia apresentou o FestFotoPoa à Sandra Genro

foto elson sempé pedroso / cmpa
A vereadora Sofia Cavedon, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, reuniu-se nesta terça-feira, 25, com a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, quando apresentou o projeto da edição de 2011 do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoa).

Sofia conheceu a proposta quando estava no exercício da Prefeitura Municipal e recebeu o fotógrafo Carlos Carvalho, organizador do evento. Sandra Genro, uma apaixonada pela fotografia e que realizou a sua primeira exposição de fotos, em abril deste ano no PH Estúdio fotográfico, apoiou a realização do FestiFotyoPoa. “Sou apaixonada pela imagem”, enfatizou ela.

FestFotoPoa

O FestFotoPoa deste ano vai reunir 80 exposições, todas multimídia e algumas com interatividade. Profissionais de diversos países estão confirmados e participarão de palestras e seminários gratuitos e abertos ao público. Apenas os workshops para profissionais têm taxa de inscrição.

Sofia lamenta quantidade de burocracia na Ufrgs

foto mariana fontoura / cmpa
Recursos de aproximadamente R$116 milhões deixaram de ser aplicados no Estado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs, graças aos entraves, à burocracia e a consequente lentidão do Executivo Municipal. A constatação foi feita na manhã de hoje (25/01), pela presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), em audiência com o reitor em exercício, Rui Vicente Oppermann, na Universidade.

De acordo com a Reitoria, a tramitação de projetos é lenta, com entraves impostos pela prefeitura, quase insuperáveis para as licenças prévia e de instalação, autorização para remoção de vegetação, construção de prédios, ampliação da Escola de Enfermagem, expansão do Campus, Casa dos Estudantes no Campus, Restaurante Universitário (RU), entre outros.

A Ufrgs propõe construir apenas 25% da área possível de edificação e está preocupada, principalmente, com a não construção do RU para 1.100 alunos que estão ingressando na universidade e que não serão beneficiados, devido a não autorização das obras. Os recursos, segundo a Ufrgs, estão aí, aguardando autorização para os investimentos, há cinco anos. Projetos pioneiros, como o do Hospital Odontológico, aguardam há quase três anos por uma licença da Secretaria do Meio Ambiente (Smam). São 35, assegura a assessoria do Reitor.

Os problemas não param por aí: “duvido que alguém não queira que a Ufrgs aumente em 30% sua área construída, seu parque tecnológico, a graduação, a pesquisa, o pós, etc”, questiona Oppermann. "Enquanto Rio de Janeiro e Curitiba, por exemplo, vivem num canteiro de obras, aqui é só estagnação", acrescentou. Outra preocupação da reitoria, diz respeito ao tratamento dado à instituição: foi colocada na fila do balcão, enquanto, na iniciativa privada, as empresas, por já saberem quem vai tocar a obra (dispensa de licitação), têm preferência no atendimento, declarou ele. A presidente Sofia irá reunir-se com o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Garcia, para tratar do tema.

Publicado no Portal da CMPA.

Lançado projeto Autor Presente que vai atingir 50 mil estudantes em 2011

foto divulgação sedac
Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, prestigiou nesta terça-feira, 25, o lançamento do Projeto Autor Presente 2011. Uma ação do Instituto Estadual do Livro ( IEL) com participação da Secretaria de Estado da Educação.

A adoção de políticas públicas, que dá aos jovens acesso ao escritor, foi citada por Sofia, para sublinhar a importância do evento. Para ela, a chegada da oferta do livro e da literatura à escola dissolve a distância entre os intelectuais e as instituições de ensino. A presença do escritor valoriza a figura do professor, que também é um intelectual. A vereadora sugeriu que a Secretaria da Cultura dê atenção aos grupos de contadores de histórias existentes nas escolas, por ser essa uma experiência que está dando muito certo junto aos estudantes.

O secretário Luiz Antonio de Assis Brasil, por sua vez, salientou que a cerimônia teve um sentido simbólico de retomada de um projeto que deixou generosas lembranças a quem dele participou. Citou o governador Tarso Genro como a figura de um intelectual, cujo primeiro livro, de poesias, foi lançado em 1977. Desejou que o projeto Autor Presente volte a ser o que era.

Beneficiados - Cerca de 50 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas, estaduais e municipais, do Rio Grande do Sul, deverão ser beneficiados pelo projeto. Estão previstos para este ano 140 encontros. Outro destaque é a melhor remuneração aos escritores participantes que passa a ser de R$ 500,00. Até o momento, 60 escritores que já demonstraram interesse em participar da iniciativa.

Conheça mais sobre o projeto no site da Sedac - http://www.cultura.rs.gov.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

Sofia visitará emergência do Hospital de Clínicas

Agenda desta Terça-feira de Sofia Cavedon - Presidente da CMPA

Visita a emergência do Hospital de Clínicas

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), realizará nesta terça-feira, 25, às 14h, uma visita a emergência do Hospital de Clinicas. Lotada, com mais do dobro de sua capacidade que é de 49 leitos, o Clínicas está atendendo no limite máximo. Sofia será recebida pelo presidente da instituição, Amarílio Neto. O local do encontro será na Presidência do Hospital, 2º Andar.

Demais agendas da Terça-feira (25)

16hReunião com a primeira-dama do Estado, Sandra Genro. O encontro será na sede do Palacinho (Cristóvão Colombo, 300). Na pauta o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestiFotoPoa). A presidente da Câmara irá apresentar o evento e pedir a parceria e apoio do governo estadual. O FestiFotoPoa foi apresentado a Sofia pelo fotógrafo Carlos Carvalho, durante o exercício da vereadora na Prefeitura da Capital.

17h – Sofia reúne-se com a coordenadora da 1ª Regional de Educação, Sandra Teló, quando tratará dos vários problemas que atingem as escolas estaduais localizadas no município. Entre eles está a falta de segurança nas escolas, atraso nas obras da escola de lata Coelho Neto, implantação do Vou à Escola. O encontro será na sede da 1ª CRE, no prédio da Secretaria Estadual de Educação.

18h30min – Sofia recebe grupo de educadoras(es) do Hip Hop. No gabinete da Presidência da Câmara – Av. Loureiro da Silva, 255.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Carnaval 2011 – Entrega das chaves da cidade

foto elson sempé pedroso / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, participou da entrega das chaves da cidade, pelo prefeito José Fortunati, ao Rei Momo Fábio Verçosa e sua corte neste domingo, 23, no Complexo Cultural do Porto Seco.

A cerimônia abriu as festividades do Carnaval de Porto Alegre. O evento teve também a entrega do troféu Melhor Torcida do Concurso Rainha do Carnaval 2011 para a Escola de Samba Império da Zona Norte e apresentações das escolas de Samba Infantil Esporte dá Samba, Embaixadores do Ritmo, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Imperatriz Dona Leopoldina.

Nossa Senhora dos Navegantes

foto elson sempé pedroso / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, acompanhou neste domingo, 23, a procissão de abertura da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que se realiza no dia 02 de fevereiro.

O evento deste ano terá como enfoque religioso e social “com Maria acolhemos a palavra e (re) construímos um projeto de vida: valorizando a vida em todas as suas dimensões”. Para Sofia o tema abordado é de fundamental importância. “Precisamos valorizar a vida e as suas relações, com participação e diálogo”, enfatizou a vereadora.

Mais de 100 mil pessoas participam todos os anos da procissão que acontece na Capital há mais de 100 anos.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Precisamos melhorar juntos! - Artigo Sofia Cavedon

Publicado no jornal Zero Hora deste sábado, 22

Precisamos melhorar juntos!

Olhada de cima, afastada dos barulhos, das falas, dos odores da sua gente, a cidade se mostra exuberante, sincronizada, equilibrada - entre morros e verde, construções e água. Parece dominável, previsível, apesar de inquieta e sestrosa. Parece, lá do alto, que ela não precisa de governo, anda sozinha, autônoma e inteligente.

Apurado o olho, aberto pelo conhecimento atento de quem passa o dia lhe analisando - seja o repórter cuidando do trânsito, seja o gestor que o monitora, ajusta, repensa, Porto Alegre se mostra em mutação, insuficiente sozinha, exigente de mediações, intervenções, cuidado, soluções criativas.

Andando nas comunidades mais pobres, a cidade se mostra na dureza da vida de quem não tem recursos: muitos rostos, corpos e sonhos convivem com lixo, ratos, esgoto, água irregular, luz fraca, falta de perspectiva, violência. Ali não precisa apurar o olho, basta chegar e a realidade salta, se desnuda. Ali, as deficiências da política pública são mais dramáticas, mas vão atingir de uma maneira ou de outra, a cidade mais organizada, as gentes mais aquinhoadas.

É assim a trajetória do lixo: da “sanga” circundada por moradias em risco às calçadas onde andam os mais finos sapatos: derramado, misturado, juntando moscas, boiando no Dilúvio, entupindo as bocas de lobo. Jogando na nossa cara que consumimos mais, descartamos mais ainda não sabemos o que fazer com isto! As chuvaradas expuseram mais uma vez que, sem mudanças, não haverá orçamento e nem pessoal que consiga vencer o colapso que nós mesmos produzimos!

Muitos já enxergam, denunciam, ligam, publicam sua indignação! De seus representantes esperam a ativação da consciência coletiva e a eficiência do serviço. Precisamos mudar o modelo e a cultura. E só acontecerá no diálogo permanente com os cidadãos, na educação ambiental desde a escola, a rua, o bairro e na transparência, eficiência e criatividade da política pública!

Precisamos melhorar juntos: a cidade e seu governo. Por que não transformar o lixo orgânico em energia, o resto de galhos e folhas em composto orgânico? Por que não, o monitoramento em tempo real da coleta do lixo, do deslocamento dos ônibus, da tramitação de demandas, estar disponível para o acompanhamento do cidadão em qualquer computador, num portal de transparência dos serviços da cidade?

A cidadania de Porto Alegre está pronta para isto, aliás, está exigindo. Aqui não se é só de reclamar, as pessoas aprenderam a participar. Seu Astélio, da Associação de Moradores do Bairro Ipanema e Seu Luis da Vila São Pedro, a Josina do Escola Aberta , a Tamar da Creche Gemaes, o Juramar da Associação dos Ilheiros Ecológicos, a Anita da Vila Pelin, o Nego Caio e Summer DJ da Bom Jesus, todos estes e milhares que poderiam ser listados, tomam iniciativas, organizam a comunidade, propõem parcerias, querem cuidar do seu lugar e de sua gente. Mas precisam de respostas e construção conjunta com seu governo!

Junto com a Copa, o Cais e suas grandes novidades, Porto Alegre quer soluções para as questões básicas para a qualidade de vida de quem aqui vive, consciente que participa dos destinos da vida do planeta! Para isto, a cada real investido em cimento, precisamos de, no mínimo dez investidos em educação e cultura!

Nós, que já influenciamos o mundo com o Orçamento Participativo, reinventando a democracia, podemos ser ousados e mostrar que outra vida nas cidades é possível: sustentável, de qualidade, segura e saudável para todos!

Sofia Cavedon - Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Câmara na Comunidade – Presidente da Casa esteve no Belém Velho

foto elson sempé pedroso / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), junto com agentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Empresa Pública de Transporte Urbano (EPTC), visitou na manhã desta sexta-feira, 21, a comunidade do Condomínio Mariante, bairro Belém Velho. Durante a visita, a presidente conheceu de perto os problemas diários dos residentes da região, representados pelo líder comunitário José Zeni e alguns moradores.


foto elson sempé pedroso / cmpa
O condomínio é cortado pela Estrada Afonso Loureiro Mariante, de fluxo intenso. Por não possuir calçamento, os acidentes são constantes. As entradas principais da comunidade, pelas ruas São Lourenço, Leonardo da Vinci e Watanabe, não possuem distinção entre estrada e calçada, o que acarretou no atropelamento e morte de um menino de 12 anos há cerca de 20 dias. “Estava parado no acostamento esperando para atravessar quando uma moto em alta velocidade, que ultrapassava pela direita, o atingiu”, recorda um morador.

Sofia constatou que os problemas de saneamento básico são visíveis. “Esgotos a céu aberto desembocam na frente da casa dos moradores. Lixo é despejado sem nenhum tipo de controle ou fiscalização. Os postes de luz estão podres e pendem para o lado, ameaçando a vida dos que ali circulam”, destacou a vereadora.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Para o representante da comunidade, José Zeni, “era isso o que faltava. Alguém vir aqui e nos escutar. Depois desta visita podemos ter uma relação de maior confiança com a Câmara”. A presidente reafirmou aos moradores que a Câmara Municipal é, por excelência, a casa do povo, “portanto esse tipo de diálogo direto com a comunidade é imprescindível para que seja eficiente”.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Sofia, junto com os órgãos responsáveis, propôs alguns encaminhamentos como a colocação de lombadas perto das áreas de maior movimentação de pedestres; a troca de postes de luz; e limpeza dos amontoados de lixo. “A Câmara tem que ir onde a comunidade enfrenta problemas. É a maneira mais efetiva de solucioná-los”, disse a presidente.

O Câmara nas Comunidades será agenda fixa de todas as manhãs de sextas-feiras, durante a gestão da vereadora Sofia Cavedon na presidência da Casa Legislativa.



Câmara irá reduzir consumo de energia elétrica

foto lívia stumpf / cmpa

A vereadora Sofia Cavedon, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu na sexta-feira, 21, técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Unitel, quando discutiram o projeto de redução do consumo de energia na Casa Legislativa.

Conforme a presidente será realizada uma análise de todos os pontos a serem convertidos. “Iremos trocar as lâmpadas de 40 para 32 watts, espelhadas, o reator eletrônico e rebaixar os tetos. Com essas medidas teremos uma significativa redução no consumo da energia elétrica e ganharemos mais iluminação”, destacou Sofia.

Segundo Ingrid Melere, da Divisão de Mediação e Proteção da Receita da CEEE, o projeto promove a eficientização no sistema de iluminação dos Prédios Públicos, beneficiando os funcionários dos prédios e a comunidade, com a substituição de lâmpadas, luminárias e reatores, adequando os ambientes ao índice de iluminamento à Norma Brasileira.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sofia inicia as visitas às comunidades

foto: ivo gonçalves / pmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), inicia nesta sexta-feira, 21, às 9h30min, as visitas às comunidades.

A primeira a ser visitada será o bairro Belém Velho, onde os moradores reivindicam a instalação de sinaleira na avenida Afonso Lourenço Mariante, devido aos inúmeros acidentes fatais que ocorrem na altura do número 2254. O Ponto de Encontro será na avenida Afonso Lourenço Mariante, 2254.

Foram convidados todos os vereadores da Capital, e os diretores do DMLU, Mário Moncks, e da EPTC, Vanderlei Luis Cappellari.

As visitas às comunidades será agenda permanente da Câmara Municipal de Porto Alegre, nas manhãs de sextas-feiras, durante a gestão da vereadora Sofia Cavedon na presidência da Casa.

Copa 2014 – Frente Parlamentar e projeto Copa Verde

foto elson sempé pedroso / cmpa
Durante a posse do ex-secretário municipal dos esportes, vereador João Bosco Vaz (PDT), como secretário municipal extraordinário da Copa de 2014, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), anunciou a instalação da Frente Parlamentar da Copa do Mundo no Brasil, de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB).

A Frente Parlamentar da Copa será instalada dia 27, quinta-feira, às 10h, durante a Sessão Plenária da Comissão Representativa. Sofia destaca que a primeira pauta, ajustada com o vereador Ferronato, já está definida. “Vamos debater o projeto Copa Verde, que prevê a revitalização da área urbana no entorno do Beira-Rio”.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Para a presidente a criação do parque no Morro Santa Teresa e a regularização fundiária da área, mantendo os moradores no local; a revitalização das margens do Rio Jacuí (Delata Jacuí) e a sanitização do Arroio Dilúvio são temas centrais do debate. “As pessoas em primeiro lugar”, enfatizou Sofia.

Para João Bosco Vaz, a Frente é de grande importância para a realização bem sucedida do evento, especialmente por se propor a ouvir os diversos segmentos da sociedade. “A Copa não é um projeto meu, não é do prefeito, é um projeto para Porto Alegre”, completou o secretário.

Jorn. Marta Resing - Com a colaboração de Rafael Raffa (Jornalista em formação).

Câmara consultará TCE sobre reajuste para vereadores

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), irá consultar formalmente o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o reajuste dos vencimentos dos vereadores.

Conforme Sofia o documento irá solicitar orientação do TCE sobre qual a recomposição salarial que os vereadores tem direito, já que os subsídios são os mesmos desde 2007, considerando as legislações votadas por esta legislatura e seus preceitos constitucionais. “Após recebermos as orientações do TCE procederemos dentro delas”, afirmou a presidente da Casa.

A presidente do Legislativo, juntamente com os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Dib (PP), Mario Manfro (PSDB) e Adeli Sell (PT), participou de reunião no final desta quarta-feira, (19/1), com o presidente em exercício do Tribunal, Cezar Miola, que reforçou a posição do Tribunal de que as câmaras devem observar o princípio de anterioridade.

Publicado no Portal da CMPA.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sofia Cavedon por Ruy Gessinger

Hoje pela manhã (quarta-feira, 19) gravamos o Pampa Boa Noite que vai ao ar sexta-feira, 21, pelo Canal 4, lá pelas 18 horas. Âncora o Paulo Sérgio, com a participação minha e do procurador Ricardo Silva.

Nossa convidada foi a Prefeita interina de Porto Alegre, por uns dias, a vereadora Sofia Cavedon, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Ainda não conhecia pessoalmente essa admirável mulher. Afável, transbordando energia e entusiasmo, nos cativou a todos. É extremamente articulada, não denotando nenhuma afetação.

Ela já havia encantado os portoalegrenses com suas caminhadas pelas ruas e praças, ouvindo os reclamos da população.

Fico feliz: temos futuro. Ela é jovem, é mulher, é inteligente.

Vale a pena assistir ao programa.

Publicado no Blog do Ruy Gessinger - Juiz e desembargador aposentado e comentarista da TV Pampa.

Sofia conhece área para o Museu das Águas

foto elson sempé pedroso / cmpa

Presidente da Câmara visitou o local

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), visitou, na tarde desta quarta-feira, 25, uma das áreas onde o Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba propõem para a instalação do Museu das Águas.

Acompanhada por representantes de entidades que apóiam a iniciativa (Abes, Ari, Agapam, Ufrgs), a presidente e os participantes do encontro discutiram as dificuldades de construção do Museu nessa localidade, que fica em frente à Esplanada Helly Lopes Meirelles, tendo em vista ser saída de esgoto fluvial misto e de constantes alagamentos.

foto elson sempé pedroso / cmpa
Tanto o Comitê quanto Sofia concordam na utilização consciente da região. “Não faz sentido fazermos um prédio que não seja biosunstentável”, diz Zorávia Bettiol, integrante do Comitê, que pretende lançar um concurso público internacional para selecionar o projeto arquitetônico do prédio.

Jorn. Marta Resing - Com a colaboração de Rafael Raffa (Jornalista em formação).

EJA Tiradentes não fechará

foto lívia stumpf / cmpa
Em reunião com o comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Sergio Roberto de Abreu, professores e representantes de alunos, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, comemorou a decisão da nova gestão da Brigada Militar, que não fechará a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Tiradentes.

No encontro, que ocorreu na sede do Comando Geral da BM, a ex-aluna do curso, Eliza Vargas Medina, representando o movimento da comunidade, reafirmou a necessidade da manutenção do EJA. “É uma conquista da comunidade e em toda a Região não há outro atendimento nesta modalidade”, enfatizou.

A presidente da Câmara destacou o caráter estratégico do atendimento, especialmente na política de segurança. “Porto Alegre conta com pouquíssimos cursos de educação de jovens e adultos no ensino médio, e seu fechamento representaria a perda de uma importante política pública.”

Os professores Paulo Jorge, Cosme Chinazzo e Dora Giron, também defenderam a necessidade do atendimento, afirmando que a demanda existe, a evasão vem diminuindo e que só este trabalho diferenciado cumpre o papel de reintegrar na sociedade jovens em vulnerabilidade.

O Cel. Sergio Roberto de Abreu garantiu que o EJA não fechará. “Estamos avaliando e reestruturando o Colégio Tiradentes, e não fecharemos a educação de jovens e adultos, pois entendemos o papel e a função social que o curso promove”, destacou.

EJA Tiradentes

O EJA Tiradentes estava em processo de fechamento e hoje está sem biblioteca e sem orientação pedagógica. Com três salas fechadas no prédio, as turmas que eram sete, passaram para quatro.

Sofia lembra que esta é a única opção da região e que o prédio onde funciona é uma conquista da comunidade no OP Estadual. Ela destacou ainda que a escola, em 2008, ficou muito bem colocada no ranking nacional do Enem, evidenciando sua qualidade.

78 anos do SindBancários

foto lívia stumpf / cmpa
Sofia participou do evento

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, participou na noite desta terça-feira, 18, da comemoração dos 78 anos do SindBancários.

A solenidade ocorreu na Casa dos Bancários, com o lançamento novo site e inauguração da exposição fotográfica que recupera fatos marcantes das quase oito décadas de vida da entidade. "É um grande prazer estar aqui neste momento e saudar o papel importante que o Sindicato dos Bancários vem fazendo no Rio Grande do Sul. Desejo vida longa à entidade", disse Sofia.

Sofia prestigiou a posse do novo presidente da CEEE

Solenidade aconteceu nesta terça-feira

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon,prestigiou na tarde desta terça-feira, 18, a posse da nova diretoria do Grupo CEEE, presidida por Sérgio Dias.

A cerimônia aconteceu no auditório do Companhia.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Voluntários da Câmara ajudam Defesa Civil organizar doações

Com o objetivo de se engajar em mutirões de solidariedade às vitimas dos temporais na região sudeste do país, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), disponibilizou à Defesa Civil um grupo de funcionários para ajudar na organização das doações às vitimas da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Conforme Sofia, que realizou a primeira entrega de donativos arrecadada pelo Legislativo municipal na manhã desta terça-feira (18/01), a Defesa Civil solicitou o apoio para viabilizar o transporte dos materiais, que iniciará nesta quarta-feira.

“A equipe está pequena e as doações são muitas. Voluntários estão sendo bem recebidos”, enfatizou a presidente. Ela informa ainda que o transporte está garantido, através da empresa Mercúrio, que colocou vários caminhões à disposição.

As doações podem ser realizadas no posto da Câmara – Av. Loureiro da Silva, 255 – no Armazém A7 do Cais do Porto e no Largo Glênio Peres - onde a Defesa Civil coleta alimentos, água e roupas.

Cartas ao Prefeito - As Boas Notícias (1)

foto: ivo gonçalves / pmpa
Prestando contas à cidade a presidente da Câmara de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, enviará ao prefeito da Capital, José Fortunati, cartas dos 10 dias que esteve à frente do Executivo Municipal.

"Em tempos de twitter e Facebook, decidi que lhe escreveria cartas, parecidas com as Cartas Pedagógicas que minha professora incentivava na faculdade. Porque, dizia ela, o conhecimento exige envolvimento pessoal, mobilização das ideias próprias para a reescrita do que lemos ou experimentamos. E o formato de carta se presta para isto, diferente de um relatório, por exemplo. Estas cartas vão na expectativa que minha experiência sirva de informação e contribuição para a sua gestão", destacou Sofia na primeira escrita que traz as Boas Notícias.

Acesse aqui e leia a íntegra da primeira carta.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comitê apresenta proposta do Museu das Águas à Sofia

foto mariana fontoura / cmpa
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu nesta segunda-feira (17/1) representantes do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba. Zorávia Bettiol, Luiz Antonio Grassi e Angela Tavares apresentaram a proposta de criação do Museu das Águas de Porto Alegre.

Conforme explicaram, o Museu das Águas pode contribuir para a concretização dos objetivos da gestão da águas, tornando-se um importante instrumento de educação e conscientização. A proposta apresenta três eixos – Educativo, Histórico e Artístico – que devem ser interligados e integrados.

Segundo os representantes do Comitê o Museu, além de sua importância para a conscientização da problemática da água, pode ser o símbolo concreto do que a orla do Guaíba significa para a população gaúcha. “O Museu das Águas pode ser um ícone da relação da cidade com o Guaíba”, destacaram.

A ideia do Museu da Águas surgiu em 2001 e constitui-se em um grupo de diversas entidades que defendem a necessidade de um planejamento urbanístico da orla do Guaíba que respeite a proteção ambiental da região. Sofia deverá marcar reunião com o secretário estadual de Governo, Estilac Xavier, além de uma visita aos locais sugeridos na orla pelo Comitê, para avaliar a proposta.

Publicado no Portal da Câmara de Porto Alegre.

Câmara tem posto para receber donativos para o Rio de Janeiro

foto: lívia stumpf / cmpa
A Câmara Municipal de Porto Alegre montou um posto de coleta para arrecadar donativos às vítimas das enxurradas do Rio de Janeiro. É possível entregar alimentos não perecíveis, além de roupas e calçados.
O primeiro lote arrecadado será entregue no posto montado pela Defesa Civil gaúcha no Armazém 7 do Cais do Porto, já na próxima terça-feira (19/1).

As urnas estão localizadas na entrada do 1º andar do Legislativo Municipal, na Avenida Loureiro da Silva, 255. A Câmara funciona das 8h30min às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 8h30min às 16h30min às sextas-feiras.

Fonte: Portal Câmara Municipal de Porto Alegre.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Prefeita em exercício visita orla em Ipanema

foto: luciano lanes / pmpa
Encontro teve como objetivo discutir a reurbanização da orla do Guaíba

A Associação dos Moradores do Bairro Ipanema recebeu neste domingo, 16, a prefeita em exercício Sofia Cavedon. A reunião teve como objetivo conversar sobre as necessidades de reurbanização da orla do Guaíba. Um restaurante na Zona Sul da Capital foi a sede do encontro que contou com a presença do secretário municipal de Obras e Viação (Smov) Cássio Trogildo, de técnicos da secretaria do Meio Ambiente, da Smov e de moradores do bairro, além do presidente da associação Astério dos Santos.

foto: luciano lanes / pmpa
Os representantes da entidade reafirmaram os problemas causados pela colocação desordenada de oferendas na beira do Guaíba, por religiões afro-umbandistas. A prefeita em exercício recebeu as reclamações e sugestões dos moradores. “Estamos recolhendo estas informações e faremos o encaminhamento necessário, respeitando o direito de todos. Parece ser possível fazer uma intervenção qualificada sem apartar nenhum dos interessados”, declarou Sofia.

Na ocasião, o secretário de Obras comunicou aos moradores que nos próximos dias a Orla estará recebendo as novas lâmpadas mais econômicas, dentro do projeto de eficientização da iluminação pública. Ao final do encontro, a prefeita e os moradores fizeram uma caminhada pela Orla do Guaíba.

Fonte: Portal da Prefeitura de Porto Alegre.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Casa do Artista recebe prefeita em exercício

foto: luciano lanes / pmpa
A prefeita em exercício Sofia Cavedon visitou na tarde desta sexta-feira, 14, a Casa do Artista Riograndense, que fica no bairro Teresópolis. O objetivo do encontro foi de aproximar a entidade da prefeitura para viabilizar, aos moradores, o acesso a serviços do município.

Sofia falou da proposta, que será encaminhada ao prefeito José Fortunati, de firmar uma parceria rotineira com entidade. “Os serviços oferecidos pela prefeitura podem ajudar muito a essas pessoas que já contribuíram com a cultura deste Estado”, declarou a prefeita em exercício. No final da confraternização, Sofia recebeu um presente feito artesanalmente pelo morador da Casa Wilson Roberto Gomes.

foto: luciano lanes / pmpa
O local abriga nove artistas e técnicos de espetáculos com mais de 60 anos. Também estiveram no encontro com os moradores da casa e os voluntários na manutenção do espaço o secretário Kevin Krieger, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a secretária-adjunta da Cultura (SMC) Ana Fagundes, técnicos das secretarias do meio ambiente (Smam) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Fonte: Portal da Prefeitura de Porto Alegre.

Prefeita em exercício visita Araújo Vianna

foto: luciano lanes / pmpa
A prefeita em exercício Sofia Cavedon foi recebida na tarde desta sexta-feira, 14, pelo secretário da Cultura Sergius Gonzaga e os representantes da Opus Edgar Rüther e Carlos Caramiz, nas obras do auditório Araújo Vianna. No local já foram retiradas a cobertura e as cadeiras e as obras estão em andamento.

A prefeita em exercício conheceu o projeto de remodelação e relembrou os espetáculos que já assistiu no local. “Temos que retomar este espaço que faz parte da cultura da cidade”, afirmou Sofia.

foto: luciano lanes / pmpa
Entre as melhorias projetadas estão a ampliação do palco, que terá piso móvel e a remodelação das estruturas, seguindo o padrão original. Um símbolo do auditório, a torre que fica de frente para a Oswaldo Aranha será reativada, sempre que houver espetáculo a torre estará acesa. O Araújo Vianna terá espaço para três mil espectadores com visão total do palco de qualquer ponto da plateia e ficará pronto até meados de 2012.

A empresa está organizando um espaço para memórias do auditório e solicita que as pessoas que tenhas fotos ou recordações do Araújo Vianna entrem em contato pelo telefone 3235-4545 ou no escritório montado na obra.

Fonte: Portal da Prefeitura de Porto Alegre.

Escola da Embratel é a principal reivindicação da comunidade

foto: luciano lanes / pmpa
A construção de uma escola de ensino fundamental na região é a principal reivindicação da comunidade do Alto Embratel, na Grande Glória. A demanda foi discutida na tarde desta sexta-feira, 14, com técnicos da prefeitura, juntamente com a prefeita em exercício Sofia Cavedon e representantes da população no terreno que vai receber a instituição.

As lideranças do local denunciaram a prefeita o alto índice de redução de vagas na região, devido ao fechamento de instituições. Eles reafirmaram a Sofia a urgente necessidade da construção da escola.

Os técnicos da secretaria municipal de Educação explicaram à comunidade que no local não será possível construir uma escola com projeto padrão, devido ao relevo do terreno. Por isso, o trabalho é mais demorado e custará cerca de 30% a mais do que o estimado para uma instituição que atenderá cerca de mil crianças.

foto: luciano lanes / pmpa
Sofia recebeu as demandas da comunidade e ressaltou a importância de ouvir das pessoas o que elas necessitam. “Estamos trazendo as secretarias para ver o que é possível resolver para atender as solicitações dos moradores”, declarou a prefeita em exercício. Ela também encaminhou a realização de uma reunião entre os governos estadual e municipal, juntamente com as entidades envolvidas, visando intensificar as ações para o início das obras.

Na ocasião, a Associação de Educadoras Populares de Porto Alegre fez a entrega de um documento de encaminhamento para construção de uma sede para a entidade. Durante o encontro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana esteve no local retirando focos de lixo irregulares.

Fonte: Portal da Prefeitura de Porto Alegre.

Sofia visita instalações do campus do IFRS Restinga

foto: ricardo giusti / pmpa
Visita ao local aconteceu na manhã desta sexta-feira

A prefeita em exercício, Sofia Cavedon, visitou hoje, 14, as obras do novo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A escola técnica está sendo construída em um terreno localizado no Distrito Industrial do bairro e a prefeitura é responsável pelas obras de infraestrutura. Durante o período de construção da nova sede, o IFRS funciona em um prédio provisório na Estrada João Antônio da Silveira, 351.

As instalações do novo Campus Restinga terão cerca de 6.700 metros quadrados construídos e capacidade para atender até 2014 mais de 1.200 alunos, distribuídos entre o ensino médio integrado ao técnico, técnicos subseqüentes, cursos superiores de tecnologia e de pós-graduação, como especializações, mestrado e doutorado. Estão sendo investidos R$ 7,2 milhões nas obras do novo prédio, que será composto de cinco blocos.

foto: ricardo giusti / pmpa
A prefeita destacou que o novo campus é uma conquista da comunidade e que o investimento qualificará ainda mais o futuro dos jovens da cidade. “A instalação da escola envolve muitas ações. Devemos unificar esforços entre os governos municipal, federal e a comunidade para viabilizar o mais rápido possível o campus do IFRS”, salientou.

Segundo o secretário municipal d Obras e Viação (SMOV), Cassio Trogildo, que acompanhou a visita ao campus, a obra de acesso ao novo prédio já está em processo de licitação e a previsão é de que seja a ordem de início das obras seja assinada na próxima semana.

Fonte: Portal da Prefeitura de Porto Alegre.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Assista entrevista de Sofia sobre o lixo e as chuvas

Prefeita em exercício comenta a situação da Capital após o temporal de quinta-feira


Publicado no Portal da Zero Hora.

Prefeita em exercício visita Casa do Artista Riograndense

Sofia Cavedon irá formalizar o compromisso de dar assistência à Casa.

A prefeita em exercício, vereadora Sofia Cavedon (PT), visitará nesta sexta-feira, 14, às 16h, a Casa do Artista Riograndense. Localizada na Rua Anchieta, 280, Teresópolis, a entidade encontra-se em situação precária e com dificuldades financeiras. Acompanham representantes da Cultura, Smam, Dmae, Fasc e Smic.

A visita será conduzida por artistas que farão uma performance.

Demais agendas da Sexta-feira (14)

10h30min - Visita o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - Campus Restinga - Estrada João Antônio da Silveira, 351 - Pauta: atraso na pavimentação, redes de esgoto
13h30min - Visita Região Glória - Acompanham: Smed, DEP e DMLU - Terreno da Escola Municipal da Embratel - Av. Oscar Pereira, 6224 (próximo ao posto de saúde).
14h30min - Visita as obras do Teatro Araújo Viana - Parque Farroupilha