domingo, 28 de novembro de 2010

Seminário do Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV

Simpósio de Pedagogia Hospitalar lança curso de Pós-graduação do IPA

Adicionar legenda
Sofia participou do 1º Simpósio de Pedagogia Hospitalar, realizado pelo Centro Universitário Metodista, do IPA. O Encontro fez parte do lançamento do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia Hospitalar.

O evento, que aconteceu na sexta-feira (26), no Auditório Oscar Machado, contou com a presença de inúmeros(as) estudiosos(as) e abordou a temática: “Pedagogia Hospitalar: a criança hospitalizada e o direito a educação”.

Saiba mais...

Fonte: Centro Universitário Metodista, do IPA.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Neste Sábado, Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias realizam Encontro

Seminário TV e Rádio Públicas neste Sábado

Seminário no StudioClio, neste Sábado (27) à tarde, discutirá a televisão e a rádio públicas.

O evento, aberto à comunidade em geral, é organizado pelos funcionários da Fundação Cultural Piratini e tem apoio dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Estado.

Refletir sobre a identidade, o papel social e os principais aspectos na contemporaneidade de uma televisão e uma rádio públicas, além de ter depoimentos de profissionais envolvidos neste processo, é a intenção do Seminário TV e Rádio Públicas que ocorre amanhã, Sábado (27), das 14h às 18h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698), em Porto Alegre, e com entrada franca.

Saiba mais no Blog Fórum TVE/RS FM Cultura

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I Simpósio de Pedagogia Hospitalar nesta Sexta

A Rede Metodista de Educação do Sul  promove nesta Sexta-feira (26), o I Simpósio de Pedagogia Hospitalar. O encontro será 9h às 12h, no Auditório Oscar Machado - Unidade Central (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco).

Na ocasião a vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, receberá dos organizadores do evento, documento apresentando a demanda de política pública ou exigência de oferta de continuidade da educação das crianças e adolescentes internados em hospital. 

Programação
9h – Credenciamento
9h15 - Abertura do evento com vídeo sobre Práticas Pedagógicas no Ambiente Hospitalar
9h30 - Painel sobre o Tema: “Pedagogia hospitalar: a criança hospitalizada e o direito à educação”
10h30 - Intervalo
10h40 - Relato das acadêmicas de Curso de Pedagogia sobre estágio Curricular Obrigatório no ambiente hospitalar.
11h - Espaço para Debate
11h30 - Carta do I Simpósio

As inscrições através do site estão encerradas. Você poderá fazer a inscrição no local e você deve levar um quilo de alimento não perecível, para ser entregue no momento do credenciamento (às 09h).

"Precisamos estimular a formação dos professores", afirma novo secretário da Educação

Entrevista ao Programa Gaúcha Atualidade nesta Quinta-feira.

José Clóvis de Azevedo destacou a discrepância entre a qualificação dos professores das redes municipais e estadual

O novo secretário da Educação do Rio Grande do Sul, José Clóvis de Azevedo, destacou o estímulo à formação dos professores como um dos principais desafios da sua gestão, que começa em 1º de janeiro de 2011.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário reforçou que os planos de carreira têm de passar pela valorização do conhecimento e pelo interesse em qualificação. Nós precisamos estimular a formação dos professores da rede estadual. Hoje, menos de 30% dos professores têm pós-graduação, o que é discrepante com a rede municipal de Porto Alegre, que tem 90% com pós — comparou.

José Clóvis de Azevedo também falou a respeito da relação com o CPERS. Destacou que pretende estabeler um amplo diálogo com todas as entidades educacionais, reforçando o "protagonismo do professor".

Ouça a entrevista acessando aqui.

Fonte: Rádio Gaúcha.

Professor Jose Clovis de Azevedo é o secretário de Educação do RS

Por Maria José Vasconcelos - Editora de Ensino do Correio do Povo.

Professor de carreira, que já comandou Smed e Uergs, vai assumir a SEC

Chamado ontem pela manhã pelo governador eleito Tarso Genro, o professor Jose Clovis de Azevedo disse ter sido informado de sua indicação para assumir a Pasta da Educação gaúcha. Em breve conversa com Tarso, em Porto Alegre, Jose Clovis revelou que, apesar de toda uma agenda de trabalho a ser construída a partir de agora, existem questões já compromissadas por esse novo governo, na direção de abrir amplo diálogo com os professores, respeitar a representação do professor e reconhecer sua entidade de classe.

Hoje, o novo secretário deve reunir-se com Carlos Pestana, que assumirá a Casa Civil, para apropriar-se das diretrizes de trabalho da transição e para verificar quando serão realizados os contatos diretos com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Professor estadual de carreira, Jose Clovis é conhecido do magistério. Atuou na docência e em cargos de gestão escolar, integrou a diretoria do Cpers e, na rede municipal, foi secretário de Educação de Porto Alegre. No Ensino Superior, foi o primeiro reitor da Universidade Estadual do RS (Uergs) e, atualmente, é professor e pesquisador do centro universitário IPA, na Capital. Os problemas do Ensino, portanto, são familiares do educador, que afirma muita vontade de enfrentar esse grande desafio em importante área social. "Queremos trabalhar com o protagonismo do professor. Todas as atividades de mudança serão discutidas. Não pretendemos implementar propostas que causem consequências traumáticas. Queremos construir Educação de qualidade, com a cara do professor", resumiu Jose Clovis.

Assim que assumir, o novo secretário informa que a ideia é constituir uma comissão de negociação para trabalhar as principais questões educacionais e buscar um processo de aproximação com a categoria, para o enfrentamento das dificuldades. "Sabemos que convivemos com problemas de décadas e que não se trata, meramente, de uma questão só de vontade. Mas queremos reverter esse processo de queda da qualidade da Educação gaúcha, que vem ocorrendo nos últimos anos." Ele destaca, ainda, que problemas cruciais não podem ser esquecidos: da área funcional à técnica e do cognitivo ao estrutural/físico de escolas.

Matéria publicada na edição desta quinta-feira (25) no jornal Correio do Povo - Editoria de Ensino.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Criação de 99 vagas para a RME foi aprovada

Vereadores aprovam 99 novas vagas de professor municipal

O projeto de lei do Executivo que cria 99 cargos de professor de provimento efetivo para o Município foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal na segunda-feira (22). A proposta vem suprir as demandas, reivindicadas desde abril deste ano pela Atempa e vereadora Sofia, da Rede de Ensino de Porto Alegre.


A criação de novos cargos para a Rede foi motivo de várias reuniões entre o Executivo Municipal, e a vice-presidente da Comissão de Educação (Cece) da Casa Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), que comemorou a aprovação.

Conforme o texto, observa-se contínua ampliação da Rede Municipal de Ensinos, influenciada por fatores como demandas do Orçamento Participativo e a exigência de ingresso no Ensino Fundamental aos seis anos completos de idade. "Já em 2008 houve um incremento de 56 turmas de A10 (ingresso aos seis anos)", afirma o prefeito José Fortunati.

Segundo o prefeito, a proposta também pretende atender ao Projeto Cidade–Escola, que amplia e intensifica o atendimento ao aluno em suas necessidades educacionais em turno integral, assim como ao processo de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, por meio das Salas de Integração e Recursos e da abertura da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMPA

Parada Livre de Porto Alegre neste Domingo, no Parque da Redenção

Neste Domingo, 28 de novembro, será realizada a 14ª Parada Livre de Porto Alegre, no Parque Farroupilha. Este ano o tema escolhido é “A sexualidade tem todas as cores”.
Saiba mais...

Seminário “A sexualidade tem todas as cores
Antecederá a Parada o Seminário “A sexualidade tem todas as cores”. O evento será realizado no do dia 23 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, das 10h às 18h30min. O encontro será dividido em três painéis com os temas “História do Movimento LGBT no Estado do Rio Grande do Sul”, “O Reconhecimento do Estado às Múltiplas Sexualidades” e “Identidade de Gênero: fronteiras e transgressões”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail direitoshumanos@sdhsu.prefpoa.com.br ou na hora do evento.

Curso de Direitos Humanos e Diversidade Sexual
O Somos está promovendo a 2ª Edição do Curso de Direitos Humanos e Diversidade Sexual para jovens de 15 a 24 anos.O curso também servirá para selecionar jovens para trabalhar na ONG. As inscrições irão até 05 de Dezembro.

domingo, 21 de novembro de 2010

Seminário TV e Rádio Públicas

Seminário no StudioClio no próximo dia 27, à tarde, discutirá a televisão e a rádio públicas.

O evento, aberto à comunidade em geral, é organizado pelos funcionários da Fundação Cultural Piratini e tem apoio dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Estado.

Refletir sobre a identidade, o papel social e os principais aspectos na contemporaneidade de uma televisão e uma rádio públicas, além de ter depoimentos de profissionais envolvidos neste processo, é a intenção do Seminário TV e Rádio Públicas que ocorre dia 27 de novembro, sábado, das 14h às 18h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698), em Porto Alegre, e com entrada franca. O tema será abordado por reconhecidos profissionais e professores da área de Comunicação Social como a professora de Minas Gerais, Maria Regina de Paula Mota, além dos professores gaúchos Valério Cruz Brittos, Maria Clara Aquino, Pedro Osório e com mediação de Francisco Marshall.

A iniciativa dos funcionários da TVE/FM Cultura - Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão que tem o apoio do Studio Clio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS.

Saiba mais acessando o Fórum TVE/Rádio FM Cultura...

sábado, 20 de novembro de 2010

Orquestra Villa-Lobos no Teatro do Bourbon Country

No dia 08 de dezembro (quarta-feira), às 20h, no Teatro do Bourbon Country (Av Túlio de Rose, nº 80 - Passo da Areia), a Orquestra Villa-Lobos irá se apresentar com sessão aberta ao público e entrada franca.

Coordenada pela regente, professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, a Orquestra Villa-Lobos, que inicialmente conhecida como Orquestra de Flautas, tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, periferia de Porto Alegre, a inclusão social através da música, promovendo a auto-estima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.

Em sua trajetória, a Orquestra recebeu prêmios importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, , e já realizou mais de 800 concertos para público superior a 200 mil pessoas. Entre eles, destaca-se a turnê na cidade de Córdoba/Argentina em 2004, a convite do Consulado do Brasil em Córdoba, viagem ao Rio de Janeiro em 2009 e, em março de 2010, a abertura da Conferência Nacional de Educação, promovida pelo Ministério da Educação, em Brasília.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Curso de Formação de Jovens Universitárias - Inscrições Abertas

O objetivo é fortalecer a cidadania de adolescentes e jovens de diversos contextos sociais

A entidade não governamental Coletivo Feminino Plural está com as inscrições abertas para o Curso de Formação de Jovens Universitárias, primeira etapa do projeto Escola Lilás dos Direitos Humanos, uma parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS, com o Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero da PUCRS, integrante da Rede de Parceria Social/Imama. O projeto prevê ações de capacitação de jovens nos temas dos direitos das mulheres, a serem trabalhados, em fase sebsequente com as adolescentes e jovens de bairros de Porto Alegre, que por sua vez também vão desenvolver metodologias apropriadas aos contextos sociais e à diversidade.

A primeira comunidade a ser atingida pelo trabalho é a Restinga, através do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato, a partir de janeiro até abril de 2011. O Curso para universtárias e universitários de menos de 30 anos é inteiramente gratuito, com direito a certificado pelo Prorext, da UFRGS, em 2011.

Informações são fornecidas pelo fone (51)3221.5298 e as inscriçoes são na Avenida Salgado Filho, 28, cj 601, Porto Alegre. Mais detalhes no site Coletivo de Mulheres UFRGS.

Mulheres em Comunicação - Apoio à comunicação para empoderamento das mulheres

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cece visita Escola Bilíngue Salomão Watnick

Conforme acordado em audiência realizada na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, as vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (PSol) visitaram hoje a instalação provisória junto à Avenida Mariante, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue Salomão Watnick, e verificaram o porquê da necessidade urgente da construção do novo prédio para a instituição.

Segundo Sofia, vice-presidente da Comissão, ficou constatada a necessidade de um espaço maior, a fim de que a escola possa dar conta, adequadamente, da educação infantil. “Nas atuais circunstâncias a escola, que atende somente duas vezes por semana essas crianças, acaba reduzindo a possibilidade de uma alfabetização mais qualificada. A escola não pode formar turma porque não tem salas de aula”, ressaltou Sofia. Ela informou que o pátio do atual prédio também está inadequado, pois além de pequeno, pega todo o sol da tarde, que a partir desta época do ano, é muito forte.

Pela Comissão, as vereadoras já encaminharam junto a Bancada Federal gaúcha na Câmara, Emenda prevendo verba orçamentária da União. Sofia disse também que será solicitada agenda com a Secretária de Educação do município, onde a Cece apresentará uma lista de prédios para que a EMEFB Salomão Watnick possa se instalar de forma adequada, provisoriamente, até o prédio definitivo ser instalado. “Entre eles está o da Escola Estadual Roque Callage, fechada em 2009”.

As vereadoras também foram conhecer o terreno, onde a Smed está prevendo a construção do novo prédio da Escola, estimado em R$ 2 milhões. Conforme Sofia, a comunidade local está com muita expectativa para que a Escola fique definitivamente no espaço, que também tem prevista a construção de um Posto de Saúde.

Presidência da Câmara

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre será dia 15 de dezembro, quando a vereadora Sofia será apresentada pela Bancada do Partido dos Trabalhadores para Presidente em 2011, ano que cabe ao PT no rodízio. A posse será dia 03 de janeiro.

Já em tratativas de transição, Sofia reuniu com o Conselho dos Cidadãos Honorários da Casa Legislativa para ouvir sugestões e debater a participação deles na gestão.

Visita a Escola Airton Senna

Na Sexta-feira (12), Sofia conheceu a Escola de turno integral de Porto Alegre, Airton Senna, onde assistiu a apresentação de seu trabalho, que recebe crianças e adolescentes em situação de risco.

Apresentando as perspectivas da Educação no Estado e no Brasil, Sofia dialogou com necessidades da escola, como a retomada dos passes livres para as crianças, e sugeriu a participação da instituição no Seminário sobre Turno Integral que a Comissão de Educação da Câmara (Cece) realizará em dezembro.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE - Inscrições Abertas

Maior festival estudantil da América Latina, Bienal da UNE movimenta o Rio em janeiro de 2011.

Sétima edição do evento terá como tema o samba, elemento transversal da brasilidade; Bienal promete diálogo entre cultura, ciência, esporte e outras manifestações da juventude. Inscrições de trabalhos estão abertas.

Abrindo a série de mega-eventos desta década na cidade do Rio de Janeiro, a 7ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), maior festival estudantil da América Latina, ocupará a cidade maravilhosa entre os dias 18 e 23 de janeiro.Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões do Brasil e também do exterior participarão de uma intensa programação de atividades culturais, científicas e esportivas em diversos espaços da capital. A Bienal, que completa 12 anos de experimentação e valorização da identidade nacional, traz desta vez o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

Estão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para todos que queiram apresentar seus trabalhos em uma das seguintes categorias da 7a Bienal: artes integradas, música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência & tecnologia, mostra CUCA (Centro e Circuito Universitário de Cultura e Arte) e atividades autogestionadas.

Informações no link: http://bit.ly/dk2JCP ou bienal@une.org.br.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sofia e Guaragna acompanham votação orçamentária na AL

A vereadora Sofia Cavedon acompanhou na manhã desta quinta-feira (11), as votações das emendas do orçamento do Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa, juntamente com o novo reitor eleito da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Prof. Dr. Fernando Guaragna Martins. O objetivo foi de apoiar a emenda da Bancada do PT que determina a suplementação orçamentária da Uergs prevista em R$ 1 milhão.

Na ocasião a vereadora combinou com o Reitor uma agenda para a próxima semana com a nova Reitoria, onde uma das pautas será a reativação do curso de Pedagogia em Educação Popular.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nesta Quinta-feira na Feira do Livro

Lançamento do livro Os Desafios na Escola

Nesta Quinta-feira (11/11), às 17h30min, na Praça Central da 56º Feira do Livro de Porto Alegre, o professor José Clovis de Azevedo, juntamente com Carolina Contreiras Rodrigues e Marlis Morosini Polidori, estarão lançando e autografando o livro Os Desafios na Escola: Olhares diversos sobre questões cotidianas.

O Livro, publicado pela Editoras Sulina e Universitária Metodista IPA, reúne abordagens e sínteses sobre práticas pedagógicas inclusivas na escola. Os autores e pesquisadores do trabalho são doutores e mestres na área da Educação do Centro Universitário Metodista, tendo diferentes formações e áreas distintas: Pedagógica, Terapia Ocupacional e Educação Física. Em um enfoque multidisciplinar são abordados problemas de atualidade indiscutíveis para a Educação, tais como; A Síndrome de Desatenção, Hiperatividade, Bulling, Disciplina na escola, Gestão e Avaliação. O livro é prefaciado pelo professor doutor Ático Chassot.

Lançamento do livro sobre a vida parlamentar de Adão Pretto

 Às 19h, o deputado Marco Maia e o senador Paulo Paim lançam o livro: Perfil Parlamentar do Deputado Adão Pretto.  Na Praça Central.

         

  E às 20h30min, Sarau Erótico na Feira

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra começa nesta sexta-feira

Oficinas de hip hop, capoeira e maculelê, concertos, teatro, exposições, seminários e palestras são as atrações da 26ª Semana da Consciência Negra e Ação Antirracismo (Secon) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que começa na sexta-feira (12/11).

A abertura oficial, às 15 horas, no Plenário Otávio Rocha, terá apresentações da Orquestra Infanto-Juvenil Ipdae e de violão, seguidas da palestra João Cândido - 100 Anos de Luta, com João Cândido de Oliveira Neto. O palestrante é sobrinho-neto do líder da Revolta da Chibata (1910), tema da Secon 2010 - que se estende até 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra.

Veja a Programa completa acessando aqui.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Show Projeto Sons da Cidade nesta Terça

Nesta Terça-feira (09/11), às 20h, no Teatro Renanscença, com apenas um quilo de alimento não perecível você assiste ao show Projeto Sons da Cidade, com Leonardo Ribeiro e Luizinho Santos Octeto. Confira!

domingo, 7 de novembro de 2010

Em defesa do Morro Santa Teresa

Assista o programa Câmara na Cidade, gravado com a vereadora Sofia Cavedon, moradores e entidades que defendem  a riqueza ambiental, turística e cultural do Morro Santa Teresa.

Morro Santa Teresa - Verª Sofia Cavedon from Com a Câmara na Cidade on Vimeo.

sábado, 6 de novembro de 2010

Homenagem emociona Professora Andréa de Azambuja

Emocionada, a professora Andréa Portela de Azambuja recebeu na noite desta sexta-feira (05), da vereadora Sofia Cavedon, a Comenda Porto do Sol da Câmara Municipal de Porto Alegre, destinada a instituições e pessoas de grande atuação pública nas mais variadas áreas, com destaque para a educação e o meio ambiente.

Em sua manifestação, Andréa destacou o apoio da vereadora Sofia, desde quando era secretária adjunta na Smed, quando foi construída a sala de dança na EMEF Victor Issler, onde ela atua. “Foi a partir de então que nosso trabalho passou a ter status de projeto, recebendo, em 2001, o nome Pé na Dança Pé no Mundo”. Andréa salientou ainda que “dançar vai muito além do prazer rítmico, do uso consciente do corpo em movimento no espaço. Exige responsabilidade, comprometimento, disciplina, concentração e desejo de aprender”.

Para Sofia o Projeto “Pé na Dança Pé no Mundo”, que completa vinte anos de existência este ano sob a coordenação da professora Andréa, expressa a preocupação com a cultura popular e a salvaguarda dos “saberes” e “fazeres” que constituem o patrimônio cultural brasileiro.

Sofia lembra que a condecoração a que ela, como vereadora, tem direito durante todo o seu mandato, foram para duas mulheres que se destacaram, cotidianamente, na e pela Educação: a professora da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre Andréa Portela de Azambuja, que recebeu a Comenda, e a jornalista Maria José Vasconcelos, editora de Ensino no jornal Correio do Povo, que ainda receberá a homenagem.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Professora Andréa de Azambuja recebe homenagem nesta Sexta-feira

A professora municipal, Andréa Portela de Azambuja, será homenageada, em Ato Solene, na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta sexta-feira (05/11), às 19 horas, com a Comenda Porto do Sol. A homenagem foi proposta pela vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa e aprovada por unanimidade pelos(as) vereadores(as).

A Comenda Porto do Sol, instituída pela Câmara, é destinada a instituições e pessoas de grande atuação pública nas mais variadas áreas, com destaque para a educação e o meio ambiente. Por proposição de Sofia a condecoração irá para duas mulheres que se destacaram, cotidianamente, na e pela Educação: a professora da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre Andréa Portela de Azambuja, e a jornalista Maria José Vasconcelos, editora de Ensino no jornal Correio do Povo.

Andréa Portela de Azambuja

A professora Andréa iniciou um projeto com dança em 1990, nas aulas de Educação Física na EMEF Victor Issler. Com o tempo, a oficina de dança cresceu, ampliando seu universo social e proporcionando aos alunos novos desafios. Em 1994, o grupo de dança coordenado pela professora realizou o primeiro espetáculo no Teatro Renascença, participando também da “Escola Faz Arte”, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS. Foi o ano em que os alunos descobriram o palco e iniciaram sua trajetória em espaços culturais oficiais.

Em 2001, Andréa lançou o Projeto “Pé na Dança Pé no Mundo”, com caráter de danças folclóricas de projeção, étnicas e populares, ricas em tradições, histórias e ampla diversidade de conhecimentos. Sob a sua coordenação, o Projeto “Pé na Dança Pé no Mundo” completa 20 anos de existência este ano.

Para Sofia essa trajetória expressa a preocupação e a dedicação com a cultura popular e a salvaguarda dos “saberes” e “fazeres” que constituem o patrimônio cultural brasileiro.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Contra a violência e a covardia praticada no InterUNESP - Araraquara

No InterUNESP, que ocorreu em Araraquara durante o último feriado, houve um lamentável episódio que ficou conhecido como “rodeio das gordas”. Mais informações sobre o ocorrido podem ser acessadas no final da matéria.

"Nós, estudantes, professores, funcionários e pessoas ligadas à Unesp, e todos os outros que, mesmo não pertencendo à instituição, nos indignamos com os atos bárbaros praticados na última edição do “InterUnesp”, em especial ao que ficou conhecido como “rodeio das gordas”, vimos através desta manifestar nosso repúdio. Tal ato, que consistia em abordar garotas consideradas gordas e montar em suas costas, simulando a atitude de peões montados em reses – tudo isso com o incentivo e conivência de colegas, que premiariam o indivíduo que conseguisse ficar mais tempo sobre sua vítima – expressam o pior da brutalidade e covardia que existem nos eventos universitários..."

Leia a íntegra da manifestação acessando aqui.

Veja aqui as reportagens sobre o lamentável episódio.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/820901-alunos-universitarios-agridem-colegas-da-unesp-em-rodeio-de-gordas.shtml

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2010/10/27/confira-imagens-da-comunidade-do-orkut-que-promovia-o-rodeio-de-gordas/

É importante que não nos calemos diante disso.
Leiam, assinem e ajudem a divulgar esse abaixo-assinado:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N3557

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Presidenta vai erradicar a miséria e fortalecer a economia

A presidenta Dilma Rousseff, eleita com mais de 55,7 milhões de votos, afirmou após sua vitória que fará um governo com foco na erradicação da pobreza, no fortalecimento da economia nacional e fará esforços por uma reforma política que eleve os valores republicanos. A primeira mulher a assumir o comando do Brasil abriu seu discurso assumindo o compromisso de “honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural”, disse.

“Reforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado à nação, aos empresários, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte. A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”, afirmou.

A presidenta também alertou a nação que o reforço da economia brasileira terá que se dar pelo mercado interno, já que as nações desenvolvidas estão em dificuldades e continuarão assim por mais alguns anos e seguirão adotando medidas protecionistas. “No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas”, salientou.

Veja a matéria completa no Site Dilma 13

Em sua primeira fala como presidente eleita, Dilma disse que vai honrar as mulheres brasileiras e homenageou Lula.

Veja aqui a íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma.