quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tarso, do Rio Grande, do Brasil, do Mundo!

Agenda Reta Final em Porto Alegre

29 de setembro (quarta-feira)
Dia Estadual dos nossos candidatos ao Senado, panfleteação e bandeiraço, com ênfase em todos os materiais de Paim e Abgail. Concentração às 12h na av. Salgado Filho com a Borges de Medeiros.

30 de setembro (quinta-feira)
Às 12h agitação e bandeiraço Farrapos com São Pedro.

01 de outubro (sexta-feira)
10h caminhada com a presença de Tarso Genro na Voluntários da Pátria concentração em frente ao Center Shoping.
17h30min - Caminhada na Assis Brasil com o Tarso Genro concentração no comitê GHC.
19h - Plenária de fiscalização e mobilização no Ritter Htel na frente da Rodoviária

02 de outubro (sábado)
Chamamos a militância a ocupar praças e ruas da cidade.
Caminhada da vitória concentração às 16h no largo Zumbi dos Palmares.  - Roteiro José do Patrocínio, República, João Pessoa, Venâncio Aires, Lima e Silva e término na Perimetral.

03 de outubro (domingo) Dia da Grande vitória.
Hora de elegermos no primeiro turno Tarso e Dilma junto com Paim e Abgail, também elegermos uma grande bancada estadual e federal. Para isto precisamos estar na rua com nossa camiseta, bandeira, fiscalizando voto a voto, orientando o nosso povo, com todo o nosso esforço e nossa garra militante e apaixonante.


A sede do PT/PoA - João Pessoa, 785 possui todos os materiais que precisamos, e estará aberta 24 horas. Quaisquer dúvidas, contatar, pelo telefone 99691648 com Fátima e 99554698 com Assis, pelo e-mail secretariaexecutivaptpoa@gmail.com .
Também no Comitê Central Tarso Genro, na Rua Dr. Barros Cassal, 68 - Bairro Floresta, estão disponíveis todos os materiais da majoritária.

Avante e Boa Luta!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Twitarso e Debate na TV nesta Terça-feira

Debate na RBS
O candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande participa na noite desta terça-feira (28), a partir das 22 horas, do debate entre os candidatos ao governo do estado promovido pela RBS TV. O encontro acontecerá no Estúdio B da emissora, na rua Rádio e TV Gaúcha, 189, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre.

Twitarso
A campanha de Tarso Genro está promovendo mais um twitarso nesta terça-feira (28).

Twitarso, como o nome diz, é um twitaço do Tarso, quando vários usuários do twitter digitam uma mesma expressão, no caso #twitarso. Nas ruas, a campanha já promoveu um bicicletarso e um prefeitarso, em alusão a uma reunião de prefeitos em apoio à Tarso Genro.

A cinco dias da eleição, a ideia é impulsionar uma forte mobilização na internet, em consonância com a campanha da Unidade Popular pelo Rio Grande, que tem mantido forte mobilização e corpo a corpo nas ruas. No dia 13 de setembro foi realizado um twitarso, que chegou a estar nos TT’s Brasil, ou seja, ficou entre os dez assuntos mais citados no microblog em todo o país. Segundo medição feito pela ferramenta Topsy, a hashtag #twitarso somou mais de 3 mil ocorrência durante o dia 13.

A forte mobilização na internet ganha o apoio de Tarso Genro. “O novo protagonismo político, que emerge das redes sociais, alimenta a esperança em uma profunda renovação da democracia, da participação política e da liberdade neste início de século”, disse o candidato sobre a força da campanha demonstrada nas redes socias. E complementou, já convidando os tuiteiros para o twitarso: “Para que essa esperança se transforme em políticas públicas concretas em nosso estado é que convocamos nossa vibrante e obstinada militância 2.0 nesta reta final. Até a vitória!”.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate sobre Educação nesta Terça

A vereadora Sofia Cavedon, coordenadora da Setorial de Educação do PT/RS e integrante da Coordenação de Programa da Coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, representa, novamente, nesta terça-feira (28), o candidato Tarso Genro no debate promovido pela Faced/Ufrgs.

O encontro será às 18h, na sala 101 da Faced (Av. Paulo Gama, s/nº Prédio 12201 - Campus Central da Ufrgs).

domingo, 26 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Educação presente na Caminhada da Reta Final no Brique neste Domingo

A vitória de Tarso e Dilma é uma vitória do melhor programa para seguir mudando o Brasil e o RS. E a Educação está cumprindo um papel decisivo, com leitura correta da realidade e compromissos de qualificação com democratização.

Neste Domingo - 26 de Setembro, na Caminhada da Reta Final no Brique, vamos dar visibilidade à Educação.

Vestiremos nossas camisetas de luta pela Educação que são demonstrativas da inserção real de nosso partido nos movimentos: CPERS, ATEMPA, SINPRO, CNTE, conferências, seminários, universidades, escolas... levemos nossos familiares, amigos(as), companheiros(as)...

A faixa que estará na frente será:
COM TARSO UMA OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL:
DEMOCRÁTICA, DE QUALIDADE, PARA TODOS!

Ponto de Encontro: Às 10h, na esquina da Av. João Pessoa com a José Bonifácio.

Abraços, Sofia Cavedon - Coordenadora da Setorial de Educação PT/RS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comício da Vitória nesta Sexta


Estamos muito perto de uma vitória maravilhosa possível, inclusive, no primeiro turno aqui com Tarso e lá com Dilma. Depende apenas de nosso empenho nesta reta final.

Vamos lá, abraços, Sofia.

Dia da Juventude com Tarso e Dilma

O Dia da Juventude com Tarso e Dilma, promovido pela Coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, realizou nesta quarta-feira (22), um abraço ao Instituto de Educação da Capital. A vereadora Sofia Cavedon, juntamente com as coordenações das Setoriais da Juventude do PT, PSB, PCdoB, PR e Pátria Livre, organizaram a manifestação de apoio.

Veja abaixo momentos da manifestação.

Casa do Bom Samaritano será fechada na Capital

Mães, avós e alunos realizaram na manhã de quarta-feira (22) protesto contra o fechamento da Casa do Bom Samaritano do Lar Fabiano de Cristo, localizada na rua Pedro Boticário, 336, bairro Glória, na Capital.

Conforme as representantes da Comissão de Mães e Avós do Lar, a Supervisão já avisou que fechará a instituição em 22 de dezembro, não reabrindo mais as ações sociais que desenvolvia na região. Segundo elas mais de 300 crianças, dos Sases e educação infantil, serão prejudicadas, “isso sem falar nos jovens/adultos, que ali tinham acesso a cursos profissionalizantes, além dos idosos”, ressaltaram. As crianças, que já começaram a serem desligadas, tinham na Casa aulas de balé, judô, danças tradicionais e outras.

As representantes da Comissão, que luta contra o fechamento da entidade, informaram que em reunião do Orçamento Participativo da região, realizada em 16 de maio, quando solicitaram o apoio do prefeito José Fortunati, receberam como resposta um “nada podemos fazer”. “Essa manifestação do Prefeito está registrada na Ata da audiência do OP. Basta acessar no site da Prefeitura para confirmar”, afirmaram.

Chamada para apoiar a luta, a vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, esteve presente na manifestação e comprometeu-se em marcar audiência na Comissão, convidando órgãos como a Fasc, Smed, entidades envolvidas e o próprio Prefeito. “Também iremos ao Ministério Público e a Defensoria Pública”, disse Sofia.

Conheça a história da Casa acessando aqui.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sofia representou Tarso no debate da Faced

A vereadora Sofia Cavedon, coordenadora da Setorial de Educação do PT/RS e integrante da coordenação de programa da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, representou nesta terça-feira (21), o candidato Tarso Genro no debate promovido pela Faced/Ufrgs.
No encontro, destinado aos alunos e professores da Faculdade, Sofia afirmou pontos importantes do Programa de Educação de Tarso, ressaltando que o mesmo foi construído com muito debate e participação da comunidade escolar.

Citando Paulo Freire - “Mudar é difícil, mas é possível e urgente” - Sofia destacou que Tarso no Governo do Estado vai qualificar a educação, garantindo o acesso à escola e ao conhecimento e, a formação e valorização dos professores. Ela também lembrou que o Rio Grande obteve ganhos importantes com as políticas de educação do governo Lula. Com o Prouni, a ampliação das Escolas Técnicas – IFETs, a criação de novas universidades federais, a implantação do Fundeb, entre outras iniciativas.

A Faced/Ufrgs irá promover novo debate para alunos e professores do turno da noite. O encontro está marcado para dia 28 de setembro (terça-feira), às 18h30min, na sala 101 da Faculdade.

Veja aqui alguns dos itens do Programa de Educação de Tarso, que Sofia defendeu no debate:

- Criação do Orçamento Participativo da Educação Estadual, garantindo às escolas a possibilidade de implantação de projetos educacionais alternativos, ligados à realidade específica de cada escola.
- Realização de concurso público, substituindo gradativamente os contratos temporários, respeitando o Plano de Carreira e os seus direitos
- Construção participativa de políticas e programas de enfrentamento a drogadição e violência nas escolas.
- Estimular o esporte como prática de integração e desenvolvimento físico pleno e saudável, investindo em programas esportivos diversificados, em quadras poliesportivas cobertas, equipamentos, formação dos professores e na criação das Olimpíadas Estaduais.
- Honrar o investimento de 35% da receita dos impostos em educação.
- Promover a recuperação física das escolas viabilizando a construção, restauração e reforma dos prédios escolares, abolindo totalmente as escolas de lata.
- Garantir o pleno funcionamento dos laboratórios de ciências físicas, biológicas e de informática, bem como a reabertura das bibliotecas e a reconstituição das equipes de apoio pedagógico nas escolas.
- Investir na escola pública enquanto referência cultural, em parceria com o Governo Federal e a Secretaria Estadual da Cultura.
- Cada professor terá seu computador, para o incremento de seu papel de educador-pesquisador e troca de experiências.
UERGS forte, autônoma e revitalizada - Recuperar a UERGS, garantindo gestão democrática e participativa, autonomia financeira e administrativa, nomeação dos professores, garantia de carreira e concurso público e condições de funcionamento adequado aos cursos existentes.

Acesse aqui a íntegra do Programa de Educação da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande.

Semana da Inclusão Escolar começa nesta terça-feira

Inicia nesta terça-feira(21) a Semana da Inclusão Escolar que irá até o dia 25 de setembro, em Porto Alegre.

Segundo a coordenação do evento, representado por Marsia Sulzbacher e Isabel Medeiros, a Semana terá como tema “Construindo saberes, reescrevendo histórias e possibilitando cidadania”. Esta será a primeira vez que serão congregados, durante uma semana, todos os segmentos das escolas especiais envolvidas com a Inclusão Escolar Responsável. Estão previstas feira de artesanato dos alunos, festival artístico e encontros de pais e professores, sendo que este pretende reunir em torno de 300 educadores da Capital e Interior. A Semana da Inclusão Escolar é uma promoção do Fórum pela Inclusão Escolar.

As atividades da Semana ocorrerão em três locais centrais da Capital - Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255), Mercado Público (Centro) e Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101)

Programação
21 e 22 de setembro – terça e quarta, das 9h às 17h
Feira de Artesanato e Produções das Escolas Especiais e Salas de Recursos - no Mercado Público (Terraço 3)

23 de setembro – quinta - 1ª sessão das 13h30min  às 15h30min  e 2ª sessão, das 15h30min  às 17h30min
Festival Artístico - no Teatro Glênio Peres da Câmara de Vereadores

24 de setembro – sexta – das 14h às 16h30min
Encontro de Pais - no Teatro Glênio Peres da Câmara de Vereadores

24 de setembro – sexta - das 14h às 16h30min
Encontro de Alunos – no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores

25 de setembro – sábado – das 8h30min às 12h30min
Encontro de Educadores com palestra da Profª Rosita Edler - no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa

Informações pelo e-mail: forumpelainclusaoescolar@gmail.com

sábado, 18 de setembro de 2010

Faced debate a Educação

Vereadora Sofia Cavedon, coordenadora da Setorial de Educação do PT/RS e integrante da coordenação de programa da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, representa nesta terça-feira (21), o candidato Tarso Genro no debate promovido pela Faced/Ufrgs. O encontro, destinado aos alunos e professores da Faculdade, será das 8 às 10h, na sala 101 da Faced (Av. Paulo Gama, s/nº Prédio 12201).

Neste sábado (18), Sofia apresenta em Cruz Alta o Programa de Educação.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Grupo discute emenda a LDO para o Vou à Escola

O Grupo de Trabalho (GT) constituído para viabilizar a aplicação da passagem gratuita para os alunos do ensino médio da Capital deliberou, na manhã desta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa, a construção de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para 2011, estendendo o benefício a esses alunos.

Conforme encaminhamento, a emenda será assinada pela Comissão de Educação da AL e proporá alterações na Lei Estadual 12.882/08, que institui o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul aos Residentes no Meio Rural (Peate/RS), ampliando o benefício para as regiões urbanas, prevendo recursos para o financiamento, através do Programa.

O GT foi formado a partir das discussões do projeto de lei que institui a passagem gratuita para os alunos do ensino médio da Capital, mais conhecido como Vou à Escola, recentemente aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre. De autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT) e da ex-vereadora, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), o programa visa beneficiar alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais de Porto Alegre.

O Grupo é constituído por representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Comissão de Educação da AL, e pela vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara e co-autora do projeto, vereadora Sofia Cavedon.

Presidente da Funarte visita a Casa do Artista Rio-Grandense

O ator Sérgio Mamberti, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), visitou, no dia 13 de Setembro, a Casa do Artista Rio-Grandense, localizada na rua Anchieta, 280 – Teresópolis, em Porto Alegre. No encontro foi solicitado o apoio do Governo Federal para a obtenção de financiamento para a manutenção da Casa e a construção de projetos que desenvolvam atividades no local.

A visita foi articulada pela vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Porto Alegre, e pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS).

A Casa do Artista Rio-Grandense foi fundada em 23 de abril de 1949 pelo radialista Antônio Amábile (o Piratíni) e um grupo de artistas preocupados com o futuro dos colegas. Hoje a Casa passa por inúmeras dificuldades.

Veja abaixo momentos da visita.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ciclo de Debates: Inclusão Escolar debateu a Estratégia de Currículo

Debatendo a necessidade da construção de estratégias que garantam a inclusão escolar responsável, o Ciclo de Debates: Inclusão Escolar realizou nesta quarta-feira (15) o quarto encontro desta 3ª edição, quando foram discutidas as Estratégias de Currículo.

A mestre em Educação e professora e supervisora da EMEF Gilberto Jorge, Maria Rosângela Carrasco Monteiro, apresentou o projeto Docência Compartilhada, desenvolvido na Escola, que tem como objetivo superar os processos de exclusão a partir de uma nova organização dos tempos e dos espaços da escola moderna, do significado e da composição da docência e da percepção do lugar das diferenças. Ela citou alguns aspectos como resultados significativos da experiência como, a construção de um currículo centrado nas diferentes necessidades dos alunos, priorizando além dos aspectos pedagógicos, as questões sociais e culturais; a produção de novos conhecimentos e concepções sobre aprendizagem e ensino, gerando uma nova relação curricular entre os saberes das diferentes áreas do conhecimento, o campo pedagógico da alfabetização produzindo transformações nas relações de poder entre os professores e, a diminuição dos estigmas e preconceitos, desnaturalizando a concepção negativa das deficiências, favorecendo o diálogo intercultural; ampliando assim, as vivências de cidadania. Rosângela destacou ainda que o projeto da Docência Compartilhada, está contribuindo para que os educadores superem a fragmentação de sua formação acadêmica. “É no dia-a-dia da escola que os professores especialistas e os generalistas ressignificam suas práticas, planejando as intervenções que oportunizam o avanço da aprendizagem de cada educando”, destacou.

Já a mestre e doutora em Educação e professora da Faced da Ufrgs, Maria Luísa Xavier, apresentou o desafio da Escola Contemporânea, de adequá-las às exigências do momento presente e as características do aluno na atualidade. Segundo a professora, a escola de hoje foi construída há 300 anos na Europa para atender as demandas da revolução industrial e do capitalismo emergente. “É preciso recriar a Escola. É preciso construir um projeto de inclusão social, não homogeneizante, que considere nos seus projetos pedagógicos, a grande diversidade das crianças e jovens que estão hoje na escola - muito dos quais pertencentes aos grupos historicamente excluídos”, enfatizou Maria Luísa. Na sua opinião é necessário problematizar, discutir na escola temas como a organização moderna de escola;o espaço para a alfabetização e o letramento ao longo do Ensino Fundamental; as propostas pedagógicas homogêneas; os critérios de seleção de conteúdos; a exigência de conhecimentos padronizados para alunos de turmas sempre heterogêneas; as possibilidades concretas de aprendizagem dos alunos ditos especiais, presentes hoje nos anos finais do Ensino Fundamental; o papel de educador de adolescentes dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, especialistas em uma área de conhecimento, sem maior preparo, muitas vezes, em aspectos referentes à formação plena dos seres humanos naquela etapa da vida.

A coordenação da Mesa foi da vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O último encontro do Ciclo de Debates: Inclusão Escolar será dia 20 de outubro (quara-feira), às 19h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, quando será debatida as Estratégias de Convivência.

Os Ciclos de Debate são uma promoção do Fórum pela Inclusão Escolar e tem o apoio das Salas de Integração e Recursos (SIRs), da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e gabinete da vereadora Sofia Cavedon/PT.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inclusão Escolar - Reabertas as inscrições para Encontro de Educadores

O Fórum pela Inclusão Escolar informa que foram reabertas as inscrições para o Encontro de Educadores, que se realizará no dia 25 de setembro (sábado), às 8h30min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Teodoro, 101 – Porto Alegre).

A Coordenação do Fórum explica que, devido ao grande número de inscritos ao Encontro foi necessário transferir o local para a Assembleia Legislativa. “Como o espaço do teatro é maior, reabrimos as inscrições até o dia do evento”, destacou Marsia Sulzbacher.

Na programação do Encontro a pedagoga, psicóloga e doutora em Educação, professora Rosita Edler palestrará às 9h, sobre Inclusão Escolar Responsável: desafios profissionais. Às 11h ocorrerá a Reflexão e Encaminhamentos sobre o Contexto das Políticas na Educação Especial e Organização do Movimento.

O Encontro de Educadores faz parte da programação da Semana de Inclusão Escolar, que se realiza em Porto Alegre de 21 a 25 de setembro. Com o tema “Construindo saberes, reescrevendo histórias e possibilitando cidadania”, o evento tem o objetivo de congregar todos os segmentos das escolas envolvidas com a Inclusão Escolar Responsável, possibilitando uma interação da comunidade e troca de ideias com a cidade.

Marsia informa que as inscrições são gratuitas e será fornecido Certificado de Participação. Informações podem ser obtidas através dos fones 51.4009.2990 / 3286.7370, ou pelo email encontrodeeducadoresdoforum@gmail.com.

A Semana de Inclusão Escolar é uma promoção do Fórum pela Inclusão Escolar, Cpers/Sindicato, Sinpro e Atempa.

Ciclo de Debates: Inclusão Escolar nesta Quarta-feira

Nesta quarta-feira (15), às 19h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255), acontece o quarto encontro da terceira edição do Ciclo de Debates: Inclusão Escolar que este ano provoca a reflexão sobre a necessidade da construção de estratégias que garantam a inclusão escolar responsável.

Com a participação das palestrantes Maria Luísa Xavier, mestre e doutora em Educação e professora da Faced da Ufrgs, e Maria Rosângela Carrasco Monteiro, mestre em Educação e professora e supervisora da EMEF Gilberto Jorge, será debatida as Estratégias de Currículo - O que é considerado conteúdo escolar quando se trata de aluno com deficiência intelectual? Qual currículo mais adequado? O que é adaptação curricular? O que é certificação diferenciada?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em defesa da Uergs

Imediata nomeação da Reitoria eleita por voto direto e dos 19 docentes concursados foram as principais reivindicações feitas por professores e alunos da Uergs, em ato realizado na quinta-feira (09), na Praça da Matriz em Porto Alegre.

Conforme a vereadora Sofia Cavedon, a nomeação dos professores é imprescindível, tendo em vista que o final do semestre se aproxima e mais de 100 turmas estão sem aulas em várias disciplinas. E a posse da nova reitoria é outra urgência, salienta ela. “É preciso tomar decisões e encaminhamentos imediatos, como a realização do vestibular 2011 e buscar, junto a Assembleia Legislativa, a inclusão da Uergs na previsão de recursos do Orçamento do próximo ano!”.

Sofia, que acompanha a caminhada da Universidade Gaúcha desde sua criação e estava presente na manifestação e na reunião com a Casa Civil, onde foram encaminhadas as reivindicações, também irá solicitar ao conjunto de vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, para que assinem uma indicação da Casa Legislativa à Governadora, para que realize a imediata nomeação dos reitores eleitos e professores concursados, a fim de que a Uergs e seus alunos não sofram mais prejuízos.

No início da semana, Sofia ocupou o seu tempo no Grande Expediente da Câmara, à discussão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.  Acesse aqui e lei a íntegra da manifestação.

sábado, 4 de setembro de 2010

Instituto Federal poderá ter curso para Educação Popular

Os primeiros passos, para as educadoras populares conquistarem novo acesso ao ensino superior, foram dados nesta sexta-feira (03) em reunião realizada com a direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a vereadora Sofia Cavedon (PT), protagonista desse processo junto com a Associação de Educadoras Populares de Porto Alegre (Aeppa).

O vice-diretor e diretor de Ensino do Instituto, Júlio Heck, afirmou no encontro que “temos como ajudar fortemente”. As propostas para essa nova frente de formação com ênfase em educação popular foram discutidas com a participação da coordenadora de Pós Graduação, Clarisse Escott, com a coordenadora de Extensão em Educação e Ciências, Cibele Schwanke, e com a coordenadora de Ensino, Márcia Amaral Corrêa de Moraes.

Na reunião foram debatidas as alternativas de implantação da proposta, via Plataforma Paulo Freire do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - (Parfor) ou criação de curso semipresencial pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), com inclusão digital, apoio e orientação. Ficou definida a elaboração de projeto para a criação do curso de Pedagogia em Educação Popular no Instituto Federal e reunião com o diretor de Educação Básica da Capes/MEC, João Carlos Teatini, agenda que está sendo intermediada pela vereadora Sofia.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Programa de Educação Tarso Governador

Mais recursos, melhores salários, qualificação e recuperação da Uergs são pilares do programa de Educação

Veja alguns momentos do Ato.

Ministro da Educação do governo Lula entre 2004 e 2005, Tarso Genro conhece os problemas que afligem professores, pais e alunos. Nesta quarta-feira (01), ele e Beto Grill lançaram o Programa de Educação da Unidade Popular pelo Rio Grande no Colégio Americano, em Porto Alegre. O ato teve a participação de Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Acácia Kuenzer, doutora em Educação, Pesquisadora do CNPQ e professora da Universidade Federal do Paraná.

O projeto da coligação para a educação tem como base quatro pressupostos, segundo Tarso. O primeiro é destinar progressivamente mais recursos para a área, mirando o mínimo previsto na Constituição. “Temos de ter também um sistema de permanente qualificação dos professores, trabalhada com os órgãos de representação da categoria, para que possamos melhorar a qualidade do ensino não só com melhorias materiais, mas também com a qualificação dos educadores, que são o elo fundamental desse projeto”, defendeu Tarso.

Os outros dois pilares do projeto são o aumento progressivo do salário dos professores para atingir o piso nacional — projeto com o qual o candidato se comprometeu quando ainda era ministro da Justiça —, e a reestruturação do currículo.

Para Tarso, incluir matérias como ciência da computação desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio é essencial porque “proporciona instrumentos de democratização do conhecimento fundamentais ao nosso povo.” Além disso, o candidato se comprometeu com a da recuperação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sucateada pelo governo estadual.

Veja as principais propostas para a Educação

Tarso Genro - Doutor Honoris Causa
No ato de lançamento do Programa de Educação da Unidade Popular pelo Rio Grande, estudantes do Prouni, Uergs e do IFET, além de representantes da UGES, concederam ao candidato Tarso Genro o título de Doutor Honoris Causa. O prêmio simbólico foi um reconhecimento pelo trabalho de Tarso quando este era ministro da Educação. Os estudantes salientaram, principalmente, os resultados positivos do Prouni, programa criado pela gestão de Tarso, para justificar a entrega do título.

Tarso, emocionado, agradeceu aos estudantes : “Este é um dos diplomas mais importantes que recebo em minha vida”. Para o candidato, a honra de receber o reconhecimento dos estudantes era tão importante quanto receber um título de uma instituição brasileira. Durante a homenagem, os jovens também entregaram uma carta de propostas a Tarso Genro.

Fonte: Site Tarso Governador - Com informações do site rsdagalera.

Jantar da Segurança nesta Sexta