sábado, 31 de julho de 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Raul Pont e Zulke inauguram Comitê em Porto Alegre

Companheiras e companheiros,estamos em tempos de escolhas, mais do que fazemos todo o dia. E estas deste ano serão bastante decisivas: o Brasil dá passos largos para grandes mudanças, o RS terá um governador com compromissos de esquerda, com muito protagonismo nosso.

Valorosos e combativos companheiros e companheiras deverão disputar este avanço nos parlamentos.

Escolhi Raul Pont e Ronaldo Zulke para este desafio, pelas suas coerências, histórias de luta e, principalmente, pelo compromisso que eles têm com a construção da escola cidadã, do serviço público valorizado e da transformação desta sociedade desigual!

Convido-os a participar ativamente deste momento!

Abraços, Sofia

Colóquio sobre o Ato Médico no Eneff

Quinhentos jovens de todo o Brasil estão envolvidos no Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia (Eneff).

Na manhã desta segunda-feira (26), no Colégio Julinho, participei do Colóquio sobre o Ato Médico. Levantei elementos que mostram a relação dos movimentos no Legislativo (Ato Médico) e no Judiciário (Diferença de classe) com o questionamento do SUS no seu aspecto universalista e multidisciplinar, numa visão integral de ser humano e saúde.

Discuti também com eles a necessidade do avanço no sistema democrático para que as decisões respeitem de fato a construção coletiva.

Sofia Cavedon.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tarso no Fórum Software Livre da PUC neste Sábado

Atividade de mobilização pela cidade - Vamos aguardar Tarso Genro neste sábado, a partir das 14h, na entrada do Centro de Eventos da PUC – IPIRANGA – com bandeiras e panfletos. No mesmo horário estaremos na frente do Carrefour, na Bento.

Tarso passará no FISL e depois no Carrefour.

Contatos com a sede municipal - 32114888 - Fátima / secretaraiaexecutivaptpoa@gamil.com / Responsáveis pela atividade: Tuca 9202.0992 / Cunico 9918.4060

Às 20h Tarso participa do

Transferida - Vigília Basta de violência contra as mulheres!

Mesmo com chuva as mulheres, e alguns homens, encaram a vigília feminista contra violência, em Porto Alegre e outros municípios. Mas o ato foi transferindo para o dia 28/07, próxima quarta, na Praça da Matriz, frente a Assembléia Legislativa, às 18h. Serão duas horas de vigília contra a violência.

Em Bagé e Esteio também está confirmado para o dia 28 de julho.

Mulheres, ativistas feministas do Rio Grande do Sul

Diante dos inúmeros casos que nos deixam indignadas todos os dias, nós feministas da Marcha Mundial das Mulheres estamos convidando a todas as mulheres, de todas as organizações do Rio Grande do Sul a sair as ruas. Queremos gritar BASTA!

Precisamos formar uma rede de vigilância contra a violência. Para isto estaremos nas ruas no dia 28 de julho, em vários municípios do RS - Devido às chuvas a atividade marcada para o dia 21 ficou prejudicada. Vamos mostrar a sociedade que estamos formando um pacto de vigília permanente. Vamos denunciar todos os homens que agridem suas companheiras. Vamos botar a boca no trombone!

Basta de violência contra as mulheres!

Dia 28 de julho das 18 às 20 horas
2 HORAS DE VIGÍLIA CONTRA A VIOLÊNCIA!

Informações:
Porto Alegre - Claudia Prates (Marcha Mundial das Mulheres) - F: 9208.9643
Esteio - Janaína dos Santos (Coletivo Vânia de Araújo Machado) F: 9689.0645
Bagé - Lália Quadros (Coordenadoria da Mulher) F: 053 9964.3778
Caxias - Mariane Travi Ceconello (Coletivo de Mulheres da UCS) F: 54 8401-4436
Pelotas - Zely Franco (GAMP) F: 053 8124.7888

Vamos levar velas e fazer nosso protesto reunindo todas as organizações e movimentos da cidade, pelo fim da violência contra as mulheres.

PREVISÃO DO TEMPO: Caso ocorra uma chuvarada na hora da atividade, ela será transferida. Mas é importante entrar em contato com as coordenadoras nos municípios.

Fonte: Marcha Mundial das Mulheres-RS

terça-feira, 20 de julho de 2010

Inauguração Comitê Raul Pont - Nesta Quarta

Estacionamento Porto Alegre, Rua Sebastião Leão, 76
Fica nas proximidades do Comitê Raul Pont
Cobrará somente R$ 5,00 para estacionar.
Basta informar que vai ao Comitê do PT – Raul Pont.

Hoje!

domingo, 18 de julho de 2010

Última semana Inscrições Pós

As inscrições para o curso de Pós Graduação em Educação Popular e Movimentos Sociais,  do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente  encerram-se dia 22 de julho (Quinta-feira).

Saiba mais no site do BravaGente...

Unidade Popular Pelo Rio Grande reúne militantes

Militantes dos partidos que compõem a Unidade Popular Pelo Rio Grande se reuniram na manhã deste sábado (17) em Porto Alegre para definir as estratégias da campanha. A plenária de mobilização, ocorrida na Casa do
Gaúcho, no Parque da Harmonia, também serviu para que os representantes do PT, PSB, PCdoB, PR e PPL do interior do Estado recebessem o material de divulgação da candidatura de Tarso Genro e Beto Grill ao governo gaúcho.

Além dos partidos que compõem a aliança, o evento contou com a presença de lideranças do PDT, PTB e PP. Um dos mais animados era o ex-governador Alceu Collares. “Estamos começando uma caminhada revolucionária! Deixem de ser militantes e passem a ser ativistas. Ativistas que serão protagonistas desta vitória”.

Também estavam presentes o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler (PDT), o prefeito de Araricá, Flávio Foss (PP), o presidente do PTB de Novo Hamburgo, Carlos Finck, entre outros.

Tarso saudou a presença do público. “Essa grande mobilização vai fazer com que o Rio Grande retome o desenvolvimento. Vamos atacar a desigualdade social e regional no Estado, com distribuição de renda e
justiça social. Essa plenária reflete nosso ânimo e a amplitude da nossa política. Iremos chegar em cada rincão do interior para levar a nossa mensagem da Unidade Popular pelo Rio Grande”.

Fonte: Site Tarso 13

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Neste Sábado - Plenária Estadual de Mobilização






Participe!

Neste Sábado (17/07), às 9h, Plenária Estadual de Mobilização.
Com distribuição de materiais de campanha Dilma / Tarso.

Na Casa do Gaúcho – Rua Otávio F. Caruso, 301 –
Parque Mauricio Sirotski Sobrinho – Porto Alegre

Informações: Secretaria de Organização - PT /RS - (51) 3284-8900 - sorg@ptrs.org.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Falta de professores na RME

A falta de professores na Rede Municipal de Ensino (ME) da Capital foi pauta de reunião realizada nesta quarta-feira (14/07), entre a vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, da Comissão de Mães da Emef Anísio Teixeira e da Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa), com o prefeito José Fortunati.

Sofia Cavedon relatou ao Prefeito que a situação, considerada grave, já foi debatida na Comissão de Educação (Cece) da Câmara e também foi motivo de reunião com a secretária municipal de Administração. “Neste encontro o Executivo Municipal já havia se comprometido com o envio, à Câmara de Vereadores, de projeto de lei criando 99 cargos para a Rede Municipal de Ensino (RME), a fim de evitar o que hoje está ocorrendo na Rede”, destacou ela.

Compromisso este confirmado por José Fortunati . Ele também afirmou que a Prefeitura irá estudar todas as formas possíveis para agilizar o processo de nomeação dos concursados, que hoje leva em torno de 90 dias até a nomeação. O Prefeito informou ainda que estão avaliando a criação de um Banco de Reservas para suprir a falta daqueles professores que estão em processo de aposentadoria ou em licença prêmio.

Isabel Medeiros, da direção geral da Atempa, enfatizou que a categoria está preocupada com o quadro apresentado desde o início do ano. Faltam cerca de 100 professores nas salas de aula, laboratórios e bibliotecas estão fechados e, mesmo com a junção de turmas, ainda faltam professores, ou eles foram substituídos por profissionais com outra qualificação que a matéria exige.

A Comissão de Mães, da Emef Anísio Teixeira localizada na Hípica, entregou documento ao Prefeito solicitando medidas urgentes para a falta de professores na escola. Na Anísio faltam oito professores e o laboratório de Aprendizagem está fechado.

Também participaram da reunião a secretária de Educação, Cleci Jurach; o secretário municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu DÁvila, e as representantes da Comissão de Mães da Emef Anísio Teixeira, Ilca Daniel, Rosângela Fátima Silva e Carmen Christoff.

Educadoras(es) Populares recebem diploma de Pós

Nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 19h, no Pão dos Pobres, o Instituto Bravagente forma a primeira turma do curso de Pós-Graduação em Educação Popular e Gestão de Movimentos Sociais, parceria com a AEPPA (Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre), ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre), Gabinete da Vereadora Sofia Cavedon e Instituto Superior Ivoti. Os formandos realizaram a defesa dos TCCS em abril e nesta quarta recebem oficialmente a certificação.

Os formandos atuam com educação de base em comunidades, pontos de cultura, sistema prisional e socioeducativo e provem destas comunidades onde atuam. Com currículo inovador de 420 horas, o projeto foi construído de forma coletiva com a AEPPA, para pessoas que atuam em espaços formais e não formais de ensino. Organizado em quatro módulos de disciplinas e um de seminário de pesquisa, seu corpo docente é formado em sua maioria por doutores em ciências sociais e educação.

O curso foi coordenado pelo Instituto Bravagente, instituição privada, sem fins lucrativos voltada à formação cidadã inclusiva, para os profissionais da Educação Popular, da Pedagogia e ligados aos Movimentos Sociais. Todos os formandos receberam bolsas parciais ao terem comprovado necessidade do auxilio agora comemoram o empenho de todo um grupo de pessoas e instituições que não mediram esforços para fazer acontecer.

No site www.bravagente.org.br há informações para novas turmas que queiram fazer a pós-graduação.

Contatos com a Coordenadora Pedagógica do Instituto BravaGente, Profa. Dra. Merli Leal Silva. - bravagente@bravagente.org.br / (51) 9158 8858.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Inauguração Comitê Tarso

Momentos da inauguração do Comitê Central da campanha Tarso Genro/Unidade Popular, localizado na Rua Barros Cassal. 68 (Entre a Farrapos e a Voluntários da Pátria) - Porto Alegre.


Jingle Campanha Tarso Governador 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inauguração Comitê Tarso nesta terça-feira

O primeiro Brique

Com a presença do senador Paulo Paim, candidato do PT a uma das vagas do Senado, o primeiro o domingo de campanha no Brique da Redenção foi um sucesso. Veja alguns dos momentos da atividade.







quinta-feira, 8 de julho de 2010

PCDs, Aids e Hepatites Virais na pauta com a SMS

A proposta que incluí nova Seção ao capítulo IV da Lei Complementar 395/96, que institui o Código Municipal de Saúde de Porto Alegre, foi entregue nesta quarta-feira (07/07) ao secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. Em reunião com a vereadora Sofia Cavedon e representantes das entidades que construíram o projeto, o Secretário afirmou que irá avaliar a proposta e indicará dois representantes da SMS para compor o grupo que vem discutindo a alteração.

As principais propostas do projeto são a operacionalização da política municipal de atenção à saúde das Pessoas com Deficiência (PCDs); a promoção da qualidade de vida; assistência integral à saúde; prevenção de deficiências; intervenção precoce; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização e funcionamento dos serviços de atenção; capacitação de recursos humanos; atenção à saúde do trabalhador; e suportes técnicos.

Para Sofia, a participação da Secretaria de Saúde, nessa construção que já é coletiva, será importante para agilizar o andamento dessa política que visa beneficiar as 198 mil pessoas com deficiência que residem na capital.

O Projeto

A proposta do projeto iniciou em 2008 com os debates envolvendo a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), coordenada pelo então vereador Guilherme Barbosa, e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que tinha a ex-vereadora Neusa Canabarro como interlocutora, além de diversas entidades da área. Em 2009, o tema foi reapresentado a Sofia Cavedon, por instituições e pessoas comprometidas com a temática, lideradas por Valter Castilhos. A partir de então, mais entidades passaram a colaborar com o debate, revisão e construção do Projeto de Lei.

DST, HIV, Aids e Hepatites Virais

Na outra pauta do encontro, a Frente Parlamentar de Luta contra as DST, HIV, Aids e Hepatites Virais, relatou as atividades que desenvolveu até o momento. O Secretário ouviu dos representantes das entidades várias demandas represadas, como o caso da hepatite, que somente para fazer uma biópsia, leva cerca de quatro anos para ser realizada. Também o repasse do Governo Federal, cerca de dois milhões de reais, previsto no Plano de Ações e Metas (PAM), foi cobrado da Secretaria, que informou a sua aplicação deverá ocorrer neste segundo semestre do ano.

Instalada em dezembro de 2009 na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Frente tem como meta o levantamento dos serviços especializados de saúde destinados aos infectados pelos vírus. “A intenção é formular, a partir do mapeamento, ações, políticas públicas e formas de combate pontuais as doenças”, destaca a vereadora Sofia Cavedon, presidente da Frente. Desde que iniciou, a Frente já visitou o Laboratório Central do Estado (Lacen) e o Hospital Vila Nova – hoje o único que acolhe moradores de rua e travestis usuários de drogas com DST/Aids pelo SUS em Porto Alegre.

É nesta Sexta

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cinco mil pessoas acompanham Dilma pelo centro de Porto Alegre

06.07.2010 – Postado no Dilma na Web

O sol forte não impediu cinco mil de gaúchos de participarem hoje da arrancada da campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Da Esquina Democrática, tradicional palco das manifestações políticas em Porto Alegre, Dilma foi até o Mercado Público cercada por milhares de militantes.

“Vamos juntos, companheiros, até a vitória”, disse Dilma, do alto do carro de som para a militância.
Cercada por antigos companheiros, Dilma ressaltou a importância do Rio Grande do Sul na sua formação política. “É um grande momento, porque eu sei a importância da experiência que eu tive aqui. Eu nasci em Minas, mas, quando me perguntam, digo que eu sou uma mistura do centro com o sul do Brasil”, definiu.

Na caminhada pelo centro de Porto Alegre, Dilma foi acompanhada pelo candidato do PT ao governo do estado, Tarso Genro, e pelos ex-governadores Alceu Collares e Olívio Dutra. Pelos dois, Dilma foi convidada a integrar o governo gaúcho na Secretaria de Minas e Energia. Naquele momento, deu início a trajetória política que levaria Dilma, depois, ao governo federal.

Agora, como candidata à presidência da República, ela inicia, confiante, sua campanha oficial em seu berço político. “Eu sigo em boa companhia, porque sei que milhares de brasileiros estão nesta trajetória.”

Veja aqui a galeria de fotos da caminhada em Porto Alegre.

Fonte: Dilma na Web

Medalha Mérito Farroupilha para Dilma

A ex-ministra da Casa Civil Dilma Roussef foi homenageada hoje pela manhâ (6) pela Assembleia Legslativa. Ela recebeu, por iniciativa do deputado Ronaldo Zulke (PT), a Medalha do Mérito Farroupilha, a principal distinção conferida pelo parlamento gaúcho.

Saiba mais...

Novos cargos para a RME

Criação de novos cargos para a Rede Municipal de Ensino (RME) foi anunciado na tarde desta terça-feira (06/07) pela Secretaria Municipal de Administração.

Segundo a vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, a secretária Sônia Pinto esclareceu que nenhum cargo está vago. “A falta de professores nas salas de aula ocorrem devido a licenças, mas elas não liberam vagas”, afirmou a Secretária.

As medidas que estão sendo tomadas pelo Executivo Municipal, relata Sofia, são as de nomear provisoriamente os que passaram no último concurso realizado, sendo que fica garantida a nomeação definitiva, e a apresentação, pela SMA, de projeto de lei criando 99 novos cargos para a Educação. “O processo já está na Secretaria de Gestão e deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores em breve”, destaca a vereadora.

Hoje a RME conta com 4.167 cargos de professores, sendo que em torno de 100 estão em processo de aposentadoria ou licença.

Nutrição

No encontro a SMA informou que estará na pauta da próxima reunião do Comitê Gestor da Prefeitura, que ocorrerá na próxima semana, a abertura de concurso público para técnico em Nutrição, para todo o Executivo Municipal.

Segundo Sofia, há 16 anos que a Prefeitura não realiza concurso para técnico em nutrição. “Os que atuam hoje rede de ensino, por exemplo, atendem de duas a três escolas ao mesmo tempo”, alertou.

Primeiro debate ao Piratini

O debate eleitoral com os candidatos ao Piratini que a Rádio Gaúcha promove esta manhã mostra, em seu blog ao vivo (http://wp.clicrbs.com.br/eleicoes2010/?topo=13,1,1,,,13), a sua “imparcialidade” neste pleito. Somente Fogaça ganha manchetes nos títulos das matérias publicadas.

Sofia destacou alguns pontos do debate em seu twitter (sofiacavedonPT):

- Fogaça falou que a área do Morro Santa Teresa poderá ser leiloada para o reordenamento institucional da FASE! Fogaça afirmou “O projeto em si precisa continuar e nós vamos dar a ela continuidade. É preciso vender o terreno ao lado para financiar o reordenamento. O terreno que está ali pode vir a ser leiloado em termos que a própria Assembleia define”, afirmou o peemedebista.

- Fogaça copiou a ênfase no desenvolvimento regional, a postura do RS ante o Brasil, eixos de Tarso...coincidência?

- Impressionante a "cara de pau" do Fogaça no debate: imita Tarso nas respostas, a ponto do jornalista âncora se confundir!

- Tarso já colocou no seu programa de governo a política de transporte dos alunos de Ensino Médio nos centros urbanos, tarefa do Estado! Ele também destacou que “Nossa candidatura representa o projeto do presidente Lula no Estado. O Rio Grande do Sul está de costas para o Brasil, precisamos que o Estado cresça junto com o país. O RS está deslocado do progresso que o Brasil vem desenvolvendo — explicou”.

Acesse aqui o debate no Blog ao Vivo.

Liquida Porto Alegre - Por Sofia Cavedon

Artigo publicado no Jornal do Comércio dia 01 de julho de 2010.

O que era só uma campanha, virou estratégia de gestão. Em vez de roupas e eletrodomésticos, áreas públicas. Aquela, aquece o mercado facilitando o acesso a bens de consumo à população. Esta favorece a especulação e enriquecimento privado e retira direitos comuns do povo.

É exemplar o caso do Auditório Araújo Vianna, patrimônio público, cultural e político. O governo municipal se julgou incompetente para mantê-lo assim. Sem perguntar à população, ofereceu à iniciativa privada, em troca de parte das datas. Além do prejuízo de estar há cinco anos fechado e deteriorando, a conta final somará muitos dividendos aos promotores de grandes e caros eventos, acessíveis aos já privilegiados.

Este será o destino do Cais do Porto, só que com entrega mais ousada: possibilidade de construção de espigões na beira do Guaíba, prédio ao lado da Usina e sem necessidade de reserva de áreas públicas, nem sequer vias!

Mas não é só pela Orla e Parques que passa esta lógica: os Morros da cidade estão na mira!

É o caso do Morro Santa Teresa, localizado em área central, com cobertura vegetal que contribui para a preservação e a qualidade de vida e onde sete comunidades há anos lutam pela regularização de seu direito à moradia: lei que tramita em urgência na Assembléia, autoriza sua venda! Não vale o argumento da descentralização da FASE, para a qual nem se tem projetos, pois se existissem, haveria recursos do Governo Federal para realizá-la! Perguntaram os deputados e a Governadora à cidade de Porto Alegre se ela está disposta a abrir mão desta área? Se a cidade suporta mais densificação e impacto no trânsito já tão conflagrado naquela região? É admissível votar em regime de urgência tamanha intervenção?

No tema da mobilidade urbana, há pouco se descobriu que a prefeitura estava vendendo em torno de 150 escadarias e passagens de pedestres. Interrompida por denúncia ao MP, o argumento é a insegurança! Uma ausência de estado justificando outra desobrigação do estado!

Onde ficam os preceitos legais que dizem que bens de uso comum do povo só podem ser alienados se isto for de interesse público? Quem defenderá o direito de todos à cidade, se os que eleitos por ela para garanti-lo, promovem sua alienação, sem consultar os representados?

Que o "Liquida" volte a ser só campanha para queimar estoques e se liquide de vez a usurpação da soberania popular e da qualidade de vida a que todos têm direito!

Sofia Cavedon – Vereadora

É hoje!


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nomeação de professores e concurso para Nutrição

Nesta terça-feira (06/07), às 15h30min, a vereadora Sofia Cavedon reúne-se com a secretária municipal de Administração, Sônia Vaz Pinto. Na pauta a agilidade para a nomeação de professores para a rede municipal de ensino e realização de concurso público para técnicos em Nutrição. A reunião será na sede da SMA - Rua Siqueira Campos, 1300 - 10º andar.

Sofia lembra que recentemente a Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) denunciou que hoje existe uma defasagem de cerca de 200 professores na rede de ensino, entre pedidos de aposentadorias e licenças.

Votação do Vou à Escola fica para agosto

Por falta de quórum o projeto Vou à Escola, que institui a passagem gratuita para os alunos do ensino médio da Capital, não foi votado na sessão plenária desta segunda-feira (05/07) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A vereadora Sofia Cavedon, co-autora do projeto, explica que o quórum foi retirado devido ao projeto anterior, que também estava para ser votado, ser polêmico por tratar dos transgênicos.

Acompanhando a sessão, a outra autora do Vou à Escola, deputada Manuela D’Ávila, ouviu atentamente as explicações de Sofia sobre a evolução da proposta. O novo texto propõe que a extensão do programa Vou à Escola seja coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), sendo que a geração de recursos será de responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sofia também informou sobre os compromissos assumidos pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que encaminhará mudanças na Lei estadual 12.882/08, que institui o programa estadual de apoio ao transporte escolar no Rio Grande do Sul aos residentes no meio rural (PEATE/RS), ampliando o benefício para as regiões urbanas. “O segundo compromisso assumido na audiência pública da AL, é a apresentação de uma emenda popular à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2011, prevendo recursos para o financiamento, através do PEATE, para financiar o transporte para o ensino médio nas grandes cidades”, destaca a vereadora.

O Vou à Escola deverá ser votado na Câmara de Porto alegre, no início de agosto, após o recesso de inverno que irá até 31 de julho

Vou à Escola

O Vou à Escola será aplicado apenas no caso de não haver vagas disponíveis em escolas públicas próximas às residências. O aluno deverá ter entre sete e 24 anos incompletos e residir em Porto Alegre, a renda familiar per capita da família deve ser de até meio salário mínimo nacional, e a distância entre escola e residência do aluno deve ser de, no mínimo um quilômetro, quando o aluno tem de sete a dez anos incompletos; 1,5 quilômetro, para alunos de dez a 14 anos incompletos; e 2 quilômetros (diurno) / 1,5 quilômetro (noturno), para estudantes de 14 a 24 anos incompletos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Passagem gratuita para os alunos do ensino médio será votado nesta segunda-feira

O projeto de lei, que institui a passagem gratuita para os alunos do ensino médio da Capital, Vou à Escola, será votado na próxima segunda-feira (05/07), a partir das 14h, na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

De autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT) e da ex-vereadora, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), o projeto propõe a extensão do programa Vou à Escola, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), aos alunos do ensino médio, sendo que a geração de recursos será responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme a vereadora Sofia, o projeto, transformado em lei, “será um importante instrumento de luta para fazer com que o estado assuma o financiamento do transporte escolar do jovem no ensino médio, uma vez que o município já dá conta do transporte para o ensino fundamental”.

O Vou à Escola será aplicado apenas no caso de não haver vagas disponíveis em escolas públicas próximas às residências. O aluno deverá ter idade entre sete e 24 anos incompletos e residir em Porto Alegre, a renda familiar per capita da família deve ser de até meio salário mínimo nacional, e a distância entre escola e residência do aluno deve ser de, no mínimo um quilômetro, quando o aluno tem de sete a dez anos incompletos; 1,5 quilômetro, para alunos de dez a 14 anos incompletos; e 2 quilômetros (diurno) / 1,5 quilômetro (noturno), para estudantes de 14 a 24 anos incompletos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alimentação Saudável na Escola na Mostra de Educação Profissional

As alunas da Escola Técnica de Nutrição, do Hospital de Clínicas, foram selecionadas para apresentar o trabalho de pesquisa sobre a aplicação da Lei 10.167, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), sobre alimentação saudável em bares e escolas da Capital.

O evento ocorrerá no sábado (03/07), pela manhã, na 7ª edição da Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP 2010), que se realiza nesta sexta-feira (02/07) e sábado (03/07 - pela manhã), na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Solon Tavares, em Guaíba.

As alunas, coordenadas pela professora Maria Luisa Colombo, já apresentaram as pesquisas: A comercialização dos alimentos nas cantinas escolares e A influência da mídia nos hábitos alimentares em crianças de 1 a 6 anos, no dia 26 de junho, na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara de Porto Alegre.

A MEP 2010 será realizada até julho, em sete regiões do Estado, envolvendo 386 projetos de mais de mil estudantes, de 110 escolas técnicas gaúchas. Os trabalhos premiados na mostra estarão classificados para integrar a 4ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP). As escolas técnicas de Porto Alegre, compõem o Núcleo 1 – apresentação de 1º a 3 de julho de projetos das escolas técnicas das regiões de abrangência das coordenadorias de Porto Alegre (1ª CRE), Osório (11ª CRE), Guaíba (12ª CRE) e Gravataí (28ª CRE).

Fórum anuncia a Semana da Inclusão Escolar

A Semana da Inclusão Escolar foi anunciada no segundo encontro da 3ª edição do Ciclos de Debates: Inclusão Escolar, que se realiza na Câmara Municipal de Porto Alegre. No debate realizado nesta quarta-feira (30/06), abordou a Construção de estratégias de Cidadania, com as palestrantes Márcia Medeiros Farias, mestre em Direitos Humanos e Procuradora do Trabalho, e Neusa Machado Salaberry, mestre em Educação, psicopedagoga e assessora pedagógica da Apae.

Promovido pelo Fórum pela Inclusão Escolar, o encontro teve a coordenação da vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara.

A Semana da Inclusão Escolar ocorrerá de 21 a 25 de setembro na Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo Marsia Sulzbacher e Isabel Letícia Medeiros, a Semana terá como tema “Construindo saberes, reescrevendo histórias e possibilitando cidadania”. Essa será a primeira vez que serão congregados, durante uma semana, todos os segmentos das escolas especiais envolvidas com a Inclusão Escolar Responsável. Estão previstas feira de artesanato dos alunos, festival artístico e encontros de pais e professores, sendo que este pretende reunir em torno de 300 educadores da Capital e Interior.

Saiba mais...

Assista aqui matéria divulgada no programa Bom Dia Rio Grande (RBSTV) nesta quinta-feira (01/07).