segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Vale tudo pela Copa?

A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (29/12), os dois projetos de lei do Executivo que define os regimes urbanísticos da área relativa à Arena Multiuso - empreendimento a ser construído pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no Bairro Humaitá, e o projeto que estabelece permissões para que o Sport Club Internacional faça construções na área localizada entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique em Porto Alegre.

Vale tudo pela Copa?

Conheça a opinião da vereadora e acesse aqui o artigo publicado no Correio do Povo desta segunda-feira (29/12).
** Matéria publicada no Correio do Povo de 24 de Dezembro de 2008.

Por iniciativa da Comissão de Educação de Porto Alegre, os textos da coluna Do Ensino foram reunidos

Os artigos editados de março a dezembro deste ano na coluna Do Ensino, que aos finais de semana aborda a temática da inclusão, na Editoria de Ensino do Correio do Povo, deram origem a uma publicação sobre Educação Inclusiva e Escola Especial.

Saiba mais...

Cece faz balanço de 2008

As visitas, reuniões, seminários e audiências públicas feitas pela Comissão de Educação Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre foram relatadas em balanço feito pela presidente da Comissão, vereadora Sofia Cavedon (PT), na última terça-feira (23/12).

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Comissão de Educação presta contas de 2008

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará na próxima terça-feira, dia 23/12, às 9h30min, na Casa Legislativa (Av. Loureiro da Silva, 255), a prestação de contas sobre os temas abordados durante o ano na Comissão. Foram convidados todos os representantes que participaram das audiências.

O encerramento das atividades terá apresentação especial da atriz e produtora, Adriane de Azevedo, e o terá o lançamento do Caderno de Artigos A Inclusão em debate na Cidade – uma coletânea dos artigos publicados durante o ano sobre a temática, no jornal Correio do Povo.

Este ano a Comissão de Educação promoveu inúmeros debates e encaminhamentos, como a constituição do Fórum pela Inclusão Escolar e a realização do Ciclo de Debates - Inclusão escolar: práticas e teorias.

Saiba mais...

Livro aborda práticas e teorias de inclusão escolar

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta quarta-feira (17/12), do lançamento do livro Inclusão Escolar - Práticas & Teorias, no Anfiteatro da Faculdade de Educação da PUCRS.

A obra é resultado dos cinco encontros do 1º Ciclo de Debates sobre Inclusão Escolar, promovido pelo Cece, com o apoio do Fórum pela Inclusão Escolar e Atempa, ao longo de 2008.

No lançamento, Sofia lembrou que o ciclo de debates foi concebido a partir da reação da comunidade escolar à intenção do Ministério da Educação de acabar com as escolas especiais, determinando que os alunos portadores de deficiência sejam atendidos pela rede regular de ensino.

Com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o lançamento teve como ponto alto a palestra da psicopedagoga e professora Rosita Edler Carvalho, do Rio de Janeiro, que abordou estratégias para tornar a inclusão escolar de portadores de deficiência uma realidade, num processo que inclui a remoção de todas as barreiras ao aprendizado.

Saiba mais...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lançamento do Livro Inclusão Escolar: práticas & teorias

A Educação Especial este ano conquistou significativos avanços nas discussões e organização das instituições que atuam na área. A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, através de sua presidente, vereadora Sofia Cavedon (PT), protagonizou no debate e nas ações referentes ao tema. Organizou e realizou o Ciclo de Debates Inclusão Escolar: Práticas e Teorias, que iniciou em junho no lançamento do Fórum pela Inclusão Escolar.

Livro
A Comissão de Educação da Câmara (Cece) e o Fórum pela Inclusão Escolar realizam o lançamento do livro "Inclusão Escolar: práticas & teorias", composto por um conjunto de artigos dos palestrantes do Ciclo de Debates.

O evento será nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, às 19h, no Prédio 15 da PUC – Anfiteatro da Faced – Sala 240 - Av. Ipiranga, 6681 e, além da Sessão de Autógrafos, contará com a palestra “Para além da diversidade, a diferença”, da professora doutora em Educação, Rosita Edler Carvalho.

Saiba mais...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Edital do Concurso para a Prefeitura apresenta problemas

As faltas de indicação bibliográfica e de opção de horário para a realização de duas provas, constatadas no edital do Concurso Público que a Prefeitura de Porto Alegre publicou, está preocupando Sofia, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal.

Segundo ela a não indicação de referências bibliográficas pode causar inúmeros transtornos após a realização das provas. “Existem linhas teóricas da Educação muito diversas que podem acarretar em interpretações diferenciadas e, conseqüentemente, o questionamento das questões”, salientou Sofia.

Sofia pergunta: a Smed reconhece para o concurso a lista bibliográfica que contém o Caderno 9 – que é um documento oficial da Secretaria – no qual contém o Regimento Escolar Referência para Rede Municipal de Ensino (RME)?

Retificação do Edital

Sofia considera muito positiva e adequada a correção no edital publicada pela SMA no Diário Oficial de hoje (11/12) retificando a escolaridade nas exigências mínimas e/ou habilitação legal para o cargo de Professor de Educação Física. Agora os interessados no cargo terão que apresentar somente o diploma de nível superior.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Educadores defendem espaço para adolescentes na EJA

Para discutir parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece a idade mínima de 18 anos para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião na manhã desta terça-feira (9/12).

Sofia, presidente da Cece, sugeriu que seja marcado uma reunião no MEC para entrega do abaixo-assinado que apresenta a posição do RS frente as polêmicas. Entre outra ações será elaborado um debate sobre os desafios da educação para adolescentes. Sofia salientou que o MEC, preocupado com o tema, levará o debate para a Semana de EJA, onde estarão reunidos diversos estados, que acontece em Natal (RN), de 8 a 13 de dezembro.

Saiba mais...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cece debate Adolecentes no EJA

O parecer do Conselho Nacional de Educação sobre adolescentes no EJA é o tema de debate desta terça-feira (09/12) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Foram convidados a participar as Secretarias Estadual e Municipal de Educação; Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação; Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa), Cpers/Sindicato e Fóruns Estadual e Metropolitano do EJA.

O encontro inicia às 9h30min, na sala 302 da Casa Legislativa (Av. Loureiro da Silva, 255).

sábado, 6 de dezembro de 2008

Plebiscito para toda a Orla

O Veto do Estaleiro atende à indignação e aos clamores populares.

A cidade deu-se conta que mudanças fundamentais no perfil da orla – como a possibilidade de moradia - estavam sendo decididas e exige participar. Portanto, a consulta à população deverá ser sobre toda a orla e não só sobre a área do Estaleiro.

O prefeito Fogaça anuncia projeto sobre a orla em estudo na Secretaria do Planejamento e a discussão do Plano diretor no próximo ano, justificando assim que a consulta à população seja só para o Estaleiro. Será que não aprendeu ainda que a cidade quer e tem o direito legal de incidir sobre as diretrizes centrais destes temas? E os próprios projetos para a Copa, especialmente o do Inter para a beira do Guaíba, deverão observar a vontade popular.

Não é preciso aprovar mudança de Regime Urbanístico em toda área que o Inter ocupa hoje, por exemplo, para recebermos a Copa. Vamos centrar no que viabiliza a cobertura e qualificação do Estádio e os outros empreendimentos deverão merecer estudo mais cuidadoso, em operação concertada e preservadas as áreas públicas. O desgaste do estaleiro tem que trazer lições tanto para quem tentou à força desrespeitar a vontade da população, quanto para quem se omitiu até agora.
Não é contraditório o Prefeito dizer que o interesse da população deve preponderar e enviar à Camara projeto de Lei que transforma TODA A ÁREA HOJE OCUPADA PELO INTER em ZONA MISTA 3, isto é autorizando construir moradia, indústria, comércio, e subir até 26 andares as edificações na beira do Guaíba? E mais, incluindo nesta liberação áreas públicas?

Com o veto do Estaleiro queremos a mudança de postura para toda a Orla pois só assim a população e legislação serão respeitadas.

Vereadora Sofia Cavedon

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Associação do Centro é contra o Pontal do Estaleiro

A representante da Associação de Moradores do Centro de Porto Alegre, artista plástica Zorávia Bettiol, defendeu ontem - quinta-feira (4/12) - a rejeição ao projeto Pontal do Estaleiro, que, segundo ela, "se for concretizado será um desastre para Porto Alegre".

Apelou ao prefeito José Fogaça para que vete a proposta aprovada mês passado pela Câmara Municipal, pois, caso contrário, afirmou, o projeto abrirá um precedente para instalação de outros empreendimentos desta envergadura na orla do Guaíba. "A orla tem de ser preservada e seu uso deve ser acessível à população."

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cece houve denúncias de escolas municipais

Para conhecer problemas relacionados a violência e infra-estrutura de escolas municipais, Sofia, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), visitou nesta terça-feira (2/12), a Escola Osmar dos Santos Freitas (Marzico), na Vila Cruzeiro; e a Escola de Ensino Fundamental Mário Quintana, no bairro Restinga.

Para Sofia é “inadmissível a ausência de políticas públicas” para atender escolas e comunidade ao redor delas.

A vereadora disse que, tanto na escola do Vila Cruzeiro quanto na Restinga há problemas com o tráfico de drogas que “aterrorizam” moradores e professores das escolas. Sofia vai encaminhar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) relato sobre os acontecimentos nas instituições, além de uma maior atenção da Guarda Municipal na Escola Marzico, na Cruzeiro.

Saiba mais...