terça-feira, 29 de abril de 2008

Educadores exigem aplicação de lei de aposentadoria

Professores da rede municipal de ensino se reuniram com a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (29/4), para defender a extensão do direito à aposentadoria com tempo de contribuição reduzido (25 anos), além de aos professores, também aos especialistas em Educação no exercício das atividades de direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico.

Conforme lembrado na reunião, a lei federal 11.301, que entrou em vigor em 2006, considera funções de magistério “as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico”.

Hoje, temos uma lei em vigor e entendemos que o Previmpa deveria acatar”, reiterou Sofia, presidenta da Cece. “Fica claro que a posição do magistério e dos órgãos de classe é de que gostariam que o Previmpa cumprisse a lei 11.301”.

Saiba mais...

Ato-show e Convenção de Solidariedade à Cuba

A Associação Cultural José Marti/RS convida para o ato - show de lançamento do CD “Trovas da Pátria Grande”, no dia 09 de maio de 2008, às 20 horas, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. O CD idealizado pelo cantor Eduardo Solari, foi produzido pela Associação, com direção musical de Leonardo Ribeiro, tendo como principal objetivo apresentar artistas que interpretam canções de luta, solidariedade e amizade entre os povos latino-americanos.

E no dia 10 de maio (Sábado), a Associação Cultural José Marti/RS realiza, com a apoio de entidades e partidos políticos, a IV Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, visando a destacar a importância daquele País no cenário Latino-Americano.

Na pauta do encontro: a Desinformação sobre a Realidade Cubana, o Processo de Homologação dos Diplomas Universitários e a Batalha pela Libertação dos Cinco Heróis Prisioneiros do Imperialismo.

Saiba mais...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

ProJovem Trabalhador para Porto Alegre

Conhecer as alternativas que estão sendo propostas pelo Governo Federal para apoiar o acesso da juventude ao mundo do trabalho foi o objetivo da reunião realizada esta semana (24/04) na Delegacia Regional do Trabalho. A audiência foi solicitada por Sofia, presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, juntamente com a Associação Beneficente de Amurt-Amurtel, Fmdca e Cmdca.

Saiba mais...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Conselheiros tutelares reclamam da falta de vagas em escolas

650 crianças estão fora da escola em Porto Alegre, segundo as demandas recebidas pelos Conselhos Tutelares, mais a falta de vagas nas escolas públicas do município em quase todas as regiões da cidade; programas como o Vou à Escola ineficazes; a enturmação prejudicando o atendimento as crianças; a falta de professores em muitas escolas, o zoneamento para a colocação dos alunos sem escolas não está sendo observado e muitas instituições encontram-se sem equipamentos públicos.

Essas foram às denúncias dos conselheiros na audiência da Cece realizada ontem (terça-feira, 22). Eles também informaram a abertura de um Inquérito Civil Público para saber sobre a oferta de Educação Infantil em Porto Alegre.

Saiba mais...

Prova como critério para ingresso no EJA e Neeja

A Cece também debateu ontem (Terça-feira, 22) sobre a prova usada como critério para ingresso de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA).

Para Sofia "não adianta criar novas barreiras para o adulto que volta a estudar".

Saiba mais...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Nesta Terça Cece debate o Ingresso no EJA/Neeja

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realiza amanhã - Terça-feira, 22, duas audiências que acontecerão a partir das 9h30min, no Plenário Ana Terra – Av. Loureiro da Silva, 255.

1ª Pauta - 9h30minProva como Critério para o Ingresso no EJA/Neeja - Com a presença da presidenta do Conselho Estadual de Educação, Sonia Veríssimo da Fonseca.

2ª Pauta - 11hFalta de vagas nas Escolas de Ensino Fundamental nas Micro-Regiões dos Conselhos Tutelares 1 e 10.

sábado, 19 de abril de 2008

Dica Cultural: Poetas comemoram dois anos no mundo virtual


Comunidade nascida no Orkut programou atividades simultâneas em capitais brasileiras a partir do dia 29

Em Porto Alegre, o evento de dois anos da “Poemas à Flor da Pele” no dia 29, data da criação da comunidade, será no John Bull Pub, Cristóvão Colombo, 545 (Shopping Total), a partir das 20h. A idéia é realizar um “Sarau Cultural”, com a apresentação de mais de 10 poetas, cinco músicos gaúchos, três espetáculos de dança e teatrais. Na capital gaúcha, a comunidade tem integrantes ligados a todos os ramos da comunicação social (jornalistas, publicitários e relações públicas).

Saiba mais...

terça-feira, 15 de abril de 2008

1ª Conferência Nacional da Educação Básica

Sofia está participando esta semana (14 a 18/04) da 1ª Conferência Nacional da Educação Básica, que se realiza em Brasília.

O encontro irá discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula. Acesse aqui a Resolução que trata sobre a inclusão na Escola que Sofia defenderá na Conferência.

Abaixo artigo publicado no Correio do Povo desta segunda-feira (14/04).

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Para incluir, a Escola deve mudar - Artigo da Sofia Publicado hoje no Correio do Povo

A primeira Conferência Nacional da Educação Básica, que reunirá delegados do Brasil inteiro, nesta semana, em Brasília, terá o enorme desafio de repensar a escola básica brasileira a partir da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação – eixo norteador da conferência.

Um dos desafios é o avanço na inclusão dos alunos com deficiência. A inclusão real da diferença só acontecerá quando a escola pública como um todo romper com sua estrutura e seus mecanismos de padronização da aprendizagem, da lógica de seleção ao estabelecer conhecimentos finais para cada etapa. Ao tratar de forma igual os diferentes, a escola brasileira ainda tem hegemonicamente 'selecionado' os aptos a partir de critérios externos, desconsiderando características e tempos individuais. Ao lado dessa lógica, a estrutura empobrecida das escolas, a desvalorização e a falta de formação dos professores e, ainda, a pouca oportunidade de espaços alternativos de apoio à aprendizagem resultam em altos índices de reprovação e evasão escolar, além do baixo desempenho dos nossos estudantes ao serem submetidos às avaliações externas.

É assim que a inclusão nos leva a debater a escola pública brasileira, e não simplesmente desmontar os espaços duramente conquistados pelas famílias e pelos educadores das crianças com deficiência como as escolas especiais. Em Porto Alegre, elas são parte de um processo de rede que construiu mecanismos de promoção da inclusão com aprendizagem – tanto na escola regular quanto nas especiais –, com os Ciclos de Formação, as Turmas de Progressão, os Laboratórios de Aprendizagem, a Estimulação Precoce, as Salas de Integração e Recursos.

É, no mínimo, contraditório que o MEC proponha o fim das escolas especiais e, ao mesmo tempo, 'tensione', por meio de testes externos, o desempenho homogêneo de alunos correspondendo a determinada série ou ano. Nesse modelo, só produziremos mais exclusão, pois a possibilidade de níveis diversos de conhecimento numa mesma turma é o que permite a inclusão de fato. Sem isso, eles voltarão a ser segregados nas antigas 'classes especiais' ou reprovarão constantemente, ficando com colegas de idade bem diversa da sua, despotencializados nas suas possibilidades de desenvolvimento.

Os delegados do Rio Grande do Sul levarão propostas que fazem o debate por inteiro, que vêm do protagonismo de educadores, pais e alunos. Eles sabem que o Brasil está mudando e precisa de uma escola de qualidade e para todos!

Sofia Cavedon/Vereadora PT

domingo, 13 de abril de 2008

Educadores populares produzem conhecimento novo

Aula inaugural do curso de Pós-graduação em Educação Popular e Gestão em Movimentos Sociais aconteceu neste sábado, 12, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A turma de 60 alunos, na maior parte oriundos da Pedagogia da Uergs, assistiu a Orquestra do parceiro do Instituto Brava Gente na realização do curso: Instituto Superior de Educação de Ivoti.

Sofia, presidenta da Comissão de Educação da Câmara Municipal, que participa da caminhada e intermediou a parceria com o Instituto Brava Gente, abriu o encontro afirmando que aquele curso era mais uma concretização dos princípios da Educação Popular: a denúncia da sociedade desigual que não garante o direito à educação a todos e o anúncio de novas alternativas desta luta através do conhecimento ressignificado pelo debate acadêmico de quem vem da prática popular e que certamente voltará a ele para transformar pessoas, políticas, espaços.

Saiba mais...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Neste Sábado: Aula Inaugural do Pós-Graduação para o Movimento Popular

Amanhã (Sábado 12/04), às 9h30min, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal - Avenida Loureiro da Silva, 255 - será realizada a aula inaugural do primeiro curso de Pós-graduação em Educação Popular e Gestão em Movimentos Sociais, em Porto Alegre.

O projeto é do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente com a participação de várias entidades que atuam na área.

Para Sofia, presidenta da Comissão de Educação do Legislativo Municipal, será um momento especial e muito importante para os educadores populares da cidade, que desde o fechamento das portas da Uergs para a Pedagogia com ênfase em Educação Popular, lutam para ampliar os seus conhecimentos, abrindo novas frentes como o curso na PUC e intensificando as tratativas para a sua implentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nesta sexta, PT na Rua

Ato da Bancada Municipal de Vereadores em conjunto com os Diretórios Municipal e Estadual do PT.

O evento contará com a presença da Deputada Federal Maria do Rosário, dos Vereadores e Vereadoras do PT e de Dirigentes Partidários. Haverá a distribuição do Boletim Informativo da Bancada Municipal: Compromisso com Porto Alegre.

Quando: Sexta-feira(11/04)
Onde: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)
Horário: das 8h às 15h (concentração às 11h)

Participe e traga sua bandeira!

* Informações, ligue para 32204331

terça-feira, 8 de abril de 2008

Municipários da Saúde elegem a direção da ASSMS nesta quinta

Nesta, Quinta-feira (10) eleição da ASSMS - Associação dos Servidores da Secretaria Municipal da Saúde.
Acesse o flyer abaixo e conheça as propostas da Chapa 2 - Renovação e Luta.

Locais de Votação:
PACS (CRUZEIRO) - CGVS (VIGILÂNCIA SANITÁRIA) - BOM JESUS - SEDE DA SMS - HPS - HPV - IAPI

Mais Informações nos fones: 8148.0323 / 9999.6687

Instituto de Educação: Comunidade escolar quer o cercamento

Como forma de evitar a criminalidade ao redor do Instituto de Educação General Flores da Cunha, pais, professores e alunos solicitaram à Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (8/4), a colocação de grades entorno do espaço. “Não resolverá o problema por completo, mas ajudará na proteção de nossas crianças e adolescentes vítimas do tráfico e da violência”, defendeu o diretor da Instituição, Paulo Sartori, na reunião conjunta das Comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e de Educação, Cultura, Esporte e Juventude do Legislativo. A audiência foi realizada no Plenário Ana Terra.

Para Sofia, presidente da Cece, a culpa não está na atuação da Brigada Militar, mas na ausência de políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação para enfrentar o tema da insegurança. “O Estado não pode jogar para a sociedade resolver um problema que ele mesmo não consegue solucionar”. Ao defender o direito de reivindicação dos alunos, Sofia criticou a condução dos trabalhos da secretaria – mantenedora do Instituto e lembrou a redução das horas-extras dos guardas municipais pela prefeitura. "São ações que vão de encontro aos interesses da cidadania".

Saiba mais...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Comissões discutem falta de segurança no IE

Nesta terça-feira (8/4), os vereadores das Comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal abordarão, em reunião conjunta, a insegurança e a violência nos arredores do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre.

Estão convidados para a audiência, a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o Cpers Sindicato e a Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha.

O início da reunião está marcado para às 9h30min no Plenário Ana Terra.

Fonte: Ester Scotti (reg. prof. 13387)/CMPA

Calendário do Orçamento Participativo 2008/2009

Iniciam esta semana as plenárias do Orçamento Participativo 2008/2009.

A primeira reunião, que se realiza hoje, é sobre a temática de Educação, Esporte e Lazer, no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa.

Acesse aqui o calendário do OP.

domingo, 6 de abril de 2008

Patrocínio para projetos culturais

Os Correios estão com inscrições abertas, até o dia 14 de abril, para a seleção de patrocínios para projetos que buscam apoio cultural. Serão destinados mais de R$ 5 milhões para as propostas selecionadas. Os interessados têm duas alternativas para participar do processo seletivo.

Saiba mais...

Convênio entre ISEI e Brava Gente oficializa Pós em Educação Popular

Convênio firmado entre o Instituto Superior de Educação Ivoti e o Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente viabilizou a realização do primeiro Curso de Pós-Graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais no Brasil.

A professora mestre Vanda Spieker de Oliveira, psicóloga, educadora, pesquisadora especialista em dificuldades de aprendizagem, fará a aula inaugural do curso no sábado, 12 de abril, às 9h30min, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Saiba mais...

sábado, 5 de abril de 2008

Anemia Falciforme – Vitória do Movimento Negro Gaúcho

Fruto de trabalho do Grupo Intersetorial, instituído para fins de revisão e atualização do Decreto 39.860, de 8/12/1999 , instituído pelo Governador Olívio Dutra, atendendo as reivindicações do Movimento Negro, entre eles, a adoção da terceira gotinha no teste do pezinho como procedimento de diagnóstico precoce da Anemia Falciforme, foi assinado em março o Decreto 45.555/08, que Institui a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias.

Saiba mais...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Amanhã Lula em Porto Alegre

O Presidente Lula estará em Porto Alegre amanhã (quinta-feira -03) para Lançamento de Obras do PAC a Assinatura de Convênios que garantirão investimentos e obras para a capital dos gaúchos e para o Rio Grande do Sul.

DATA: 03/04 (quinta-feira)

HORA: 14h

LOCAL: PRAÇA OLIVEIRA ROLIM - (Av. Toledo Piza, Vila Elisabete, Bairro Sarandi)

TRAGA A SUA BANDEIRA E PARTICIPE!!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Educadores discutem requisitos para cargo de monitor

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu, na manhã desta terça-feira (1°/4), para retomar o debate sobre a formulação legal e sobre a formação exigida para o cargo de monitor (educador assistente) no concurso público da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. As provas para o concurso foram aplicadas no dia 16 de março.

Deveria ser interesse do governo ofertar o curso”, criticou Sofia, presidenta da Cece. “Como foi exigência do concurso, a Smed deveria oferecer rapidamente e gratuitamente o curso, como medida emergencial para aqueles que fizeram as provas”, sugeriu. “Não há justificativa que sustente a exigência de 100 horas quando se tem formação superior a isso.” Sofia propôs ainda que a Atempa e outras instituições ofereçam o curso de 100 horas.

Saiba mais...

Cooperativos da Meta vão ao MP

Na sexta-feira (28) Sofia acompanhou a delegação dos cooperativados da Meta que levou ao Ministério Público do Trabalho os problemas com relação às condições de trabalho que os funcionários vêem enfrentando.

Sofia lembra que desde o ano passado os cooperados vêem denunciando as péssimas condições de trabalho e atraso no pagamento de seus vencimentos, como foi no caso dos que atuam na limpeza e cozinha das escolas do município.

No ano passado auditores fiscais também verificaram várias irregularidades no que diz respeito aos vínculos trabalhistas. Embora denominada cooperativa, a entidade jurídica responsável pelos trabalhadores não apresentou nenhuma característica básica dessa modalidade de organização do trabalho. Houve denúncia sobre cobrança de descontos e multas por dias não trabalhados mesmo com atestado médico, o não-pagamento de 13º salário ou férias, horas extras, adicionais noturnos, periculosidade e insalubridade. Os trabalhadores também disseram que não têm os direitos de cooperados, como cotas dos lucros e voto em assembléias, que caracterizam um regime de trabalho cooperativado, determinado por lei.