segunda-feira, 31 de março de 2008

Enturmação: Denúncias serão encaminhas ao CEED

Formalizar ao Conselho Estadual de Educação (CEED) as denúncias de enturmação que chegam à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores (CECE) foi o acordado na reunião de hoje entre as presidentas Sonia Veríssimo da Fonseca e vereadora Sofia.

A presidenta do Conselho salientou que o tamanho das salas deve ser levado em consideração. "São 1,20 m² por aluno e a sala não pode ter menos de 15 m², independente do número de alunos”, observou ela.

Sofia, presidenta da Cece, lembrou que as medidas adotadas pelo governo do Estado em relação às escolas da rede estadual de ensino foram tema de discussão da Comissão de Educação. “Na audiência o CEED deixou claro as normas que regem o sistema estadual de ensino, válidas para escolas públicas e privadas”.

As regras são:

Educação Infantil:
0 à 2 anos: um professor para cinco crianças3 anos: um professor para 15 crianças4 à 6 anos: um professor para 20 crianças
Ensino Fundamental:
1ª série: turmas com, no máximo, 25 alunos
2ª à 4ª séries: turmas com, no máximo, 30 alunos
5ª à 8ª séries: turmas com, no máximo, 35 alunos
Ensino Médio: máximo de 50 alunos por turma

Sofia e Rosário apóiam categoria

Sofia, juntamente com a nossa pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, companheira Maria do Rosário, participaram da assembléia-geral do Cpers/Sindicato realizada na última sexta-feira (28).

Lutadoras da categoria, elas apoiaram a decisão dos cerca de sete mil educadores participantes do encontro, que deliberou a realização de várias mobilizações no Estado.

Em Porto Alegre Ato Público Estadual será dia 09 de abril (Quarta-feira) e nova Assembléia Geral será realizada no dia 25.

Saiba mais...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Irregularidades no Pró-Jovem são graves!

Sofia, presidenta da Cece, considerou grave as irregularidades apontadas no relatório entregue hoje pela Secretaria da Juventude a Comissão de Educação da Câmara. “São fatos gravíssimos, como fichas não lançadas, listas de chamadas inexistentes e, principalmente, a afirmação da Secretária de que não ter encontrado, quando assumiu a Pasta, nenhuma documentação da gestão anterior referente à aplicação do Programa".

Sofia salienta que outro grave fato ficou evidenciado na audiência: o Conselheiro Tutelar mais votado da cidade, eleito para a Micro 1, que quando concorreu era o Coordenador do Pró-Jovem, estranhamente não assumiu o cargo e hoje ocupa um CC no gabinete do antigo secretário da Juventude. “Isso vai além da irresponsabilidade com uma função tão importante e essencial como a de Conselheiro Tutelar”, disse a presidenta da Cece.

Saiba mais...

Comunidade pede construção de escola na Zona Sul

A comunidade das Vilas Canudos, Embratel e arredores, reivindica a urgente construção de uma escola no seu entorno. A região conta apenas com a Escola de Ensino Médio Professor Oscar Pereira, do Morro da Embratel, para atender a grande demanda.

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Vereadores, presidida por Sofia, ouviu hoje a comunidade e representantes do Executivo Municipal.

Sabemos da luta dessa comunidade, e vamos intermediar para que tudo seja solucionado" afirmou Sofia.

Saiba mais...

terça-feira, 25 de março de 2008

PT na Rua e o Ato de pré-lançamento da Campanha Estadual pela Reforma Política

O Diretório Estadual do PT/RS e o Diretório Municipal do PT/Porto Alegre convidam
para o ato de pré-lançamento da Campanha pela Reforma Política através de Constituinte Exclusiva.

Sexta-feira, 28/03, no Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)

Atos:
9h: Panfletagem da militância no Largo Glênio Peres.
11h: Ato Político de pré-lançamento da campanha pela Reforma Política

Presenças confirmadas:
Olívio Dutra – Presidente Estadual do PT; Marcelo Danéris – Presidente Municipal do PT/Porto Alegre; Maria do Rosário – Pré-candidata do PT em Porto Alegre; parlamentares e dirigentes do PT e dos movimentos sociais.

Traga sua bandeira!!!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Programa concede 40 bolsas de pós-graduação no Brasil ou exterior

Estão abertas as inscrições para a Seleção Brasil 2008 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa - IFP).

A iniciativa oferece 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social.

As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 26 de maio de 2008.

Saiba mais...

terça-feira, 18 de março de 2008

Cece discute a falta de guardas nas escolas municipais

A falta de segurança nas Escolas Municipais com a redução das horas extras da Guarda Municipal foi a pauta de hoje na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece), que Sofia preside.

Para ela é lamentável que a fragmentação das políticas do Governo Municipal impliquem em prejuízo ao trabalho das Escolas.

Participaram da reunião direções de Escolas Municipais como a Pepita do Leão (Passo das Pedras) e Ana Íris do Amaral, representações da Guarda Municipal e da Smed.

Saiba mais...

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pós em Educação Popular tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas para o dia 25 de março (Terça-feira) as inscrições para o Curso de Pós-graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais.

Promovido pelo Instituto Brava Gente o curso é inédito e tem o apoio do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que é composto de 480 entidades.

Maiores informações e possibilidade de Bolsa: consulte o site Instituto Brava Gente.

Maria do Rosário é a candidata do PT

O PT de Porto Alegre sai mais unido e fortalecido com as prévias realizadas ontem. A companheira Maria do Rosário é a nossa candidata para derrotar os governos liberais que se vestem de "novo", mas que na realidade esvaziam as políticas públicas, construídas ao longo do tempo e com a participação popular.

Sofia lembra que "o terceiro ano de Fogaça e Porto Alegre permanece com uma gestão pública temerária, com atos administrativos que não respeitam os princípios de publicidade, igualdade, transparência. O ano de 2007 deixa lembranças de perdas e mudanças para pior. Com certeza a cidadania estará mais atenta para que em 2008 se inverta este caminho que não condiz com a história desta valorosa cidade!"

Veja aqui o Resultado Final.

sábado, 15 de março de 2008

Criado o Conselho Municipal do Fundeb

Por iniciativa da Sofia, que apresentou projeto de lei complementar, foi criado em Porto Alegre o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – já existe.

A Lei Complementar nº 589/2008, foi sancionada recentemente pelo Executivo Municipal.

Sofia, atual presidenta da Comissão de Educação da Câmara (Cece) e ex-secretária municipal de Educação, explica que a iniciativa de criar o Conselho é para que o controle social sobre a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo, seja efetivo.

Saiba mais...

sexta-feira, 14 de março de 2008

Domingo: Dia de Votação

Domingo é dia de votar para fortalecer o PT da nossa história: de esquerda, democrático, combativo e ético.
Vamos com Miguel Rossetto que Porto Alegre e os militantes "por outro mundo possível" de todos os cantos do planeta estão com saudade deste PT !




Veja aqui os Locais de Votação.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Cece avalia enturmação nas escolas estaduais

As medidas adotadas pelo governo do Estado em relação às escolas da rede estadual de ensino foram tema de discussão da Comissão de Educação(Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (13). Entre os assuntos, estava a questão da enturmação que, segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEC), visa re-adequar os alunos em sala de aula através da fusão de turmas.

O Conselho Estadual de Educação (CEED) lembrou as normas que regem o sistema estadual de ensino, válidas para escolas públicas e privadas:

Educação Infantil:
0 à 2 anos: um professor para cinco crianças
3 anos: um professor para 15 crianças
4 à 6 anos: um professor para 20 crianças

Ensino Fundamental:
1ª série: turmas com, no máximo, 25 alunos
2ª à 4ª séries: turmas com, no máximo, 30 alunos
5ª à 8ª séries: turmas com, no máximo, 35 alunos

Ensino Médio: máximo de 50 alunos por turma

Saiba mais...

Pedagogia em Educação Popular na Ufrgs – Negociações avançam

As negociações para a criação do curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/Ufrgs) continuam avançando.

Ontem (Quarta,12) a Comissão, que estuda e projeta a formação do curso, reuniu-se na Faced para montar a agenda de trabalho e o calendário de atividades.

Participam da Comissão o gabinete da Sofia, Faculdade de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA) Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum das Entidades e o Centro Acadêmico da Faced.

Saiba mais...

quarta-feira, 12 de março de 2008

Prévias PT - último debate

Amanhã (quinta, 13) o PT de Porto Alegre realiza o último debate entre os prés-candidatos a Prefeitura. Os companheiros Miguel Rossetto e Maria do Rosário estarão a partir das 19h, no Auditório da Faculdade de Direito/Ufrgs - Avenida João Pessoa, 80.

Para Ganhar Porto Alegre com a força do PT, vote Miguel Rossetto no Domingo/16 de março. A eleição será das 9 às 17h. Confira aqui o seu local de Votação.

Cece debate Plano Municipal de Educação

O envio para votação do Plano Municipal de Educação, que estabeleça objetivos e metas da Rede Municipal de Ensino para os próximos dez anos, foi o tema da discussão da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã de ontem (terça-feira,11/3).
Leia mais...

Municipários lançam manifesto em apoio a Rossetto

Em almoço realizado ontem (terça,11) nos Altos do Mercado Público, grande número de municipários entregaram a Miguel Rossetto manifesto de apoio a sua pré-candidatura a Prefeitura de Porto Alegre. Rossetto afirmou no encontro que a cidade que queremos construir passa pelo protagonismo e valorização do funcionalismo público. "Queremos uma Porto Alegre mais igualitária, democrática e solidária".

Segurança nas Escolas – Prefeitura recua e garante presença da Guarda Municipal


Em reunião realizada ontem ficou garantida a suspensão da redução da Guarda Municipal nas escolas. O encontro teve a participação de Sofia, presidenta da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores (Cece), de direções de escolas, representante da Guarda Municipal e do Secretário Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.

Para Sofia a decisão foi um avanço, pois é alta a insegurança que ronda as escolas municipais.

As horas-extras dos guardas municipais estavam sendo reduzidas pelo Executivo, passando de 120 para 90 horas. As escolas já haviam sido comunicadas pela Prefeitura dos dias que teriam Guarda, o que iria comprometer a vigilância nos estabelecimentos. Para Sofia a retirada da proposta é uma vitória da comunidade escolar, que se mobilizou contra a ação.

A Cece retornará ao tema na reunião dia 18 de Março (Terça-feira), às 9h30min, no Plenário Ana Terra, da CMPA.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Prévias PT/PoA - Reta Final

No próximo Domingo, 16, decidimos quem será o nosso candidato a Prefeitura de Porto Alegre. Apoiamos a pré-candidatura do companheiro Miguel Rossetto porque ele representa aqueles militantes petistas que nunca vacilaram em defender o Partido dos Trabalhadores e nos processos internos sempre teve posições claras na construção de um partido ético, democrático e socialista! Por estar do lado daqueles que querem mudanças reais no PT, apurando as irregularidades e revendo o estatuto, que retirou o poder das bases sobre suas direções, possibilitando a interferência do poder econômico nas idéias, posturas e compromissos do nosso partido.

Apoiamos Rossetto pelo seu compromisso com a educação e a cultura como instrumento de transformação dos homens e da sociedade; pela sua defesa do projeto democrático para todos.

Queremos Rossetto pela sua enorme capacidade gestora já testada em momentos difíceis e temas complexos. Como Vice-governador e Ministro mostrou que é possível inovar mesmo diante do engessamento da burocracia institucional, através do empoderamento dos movimentos sociais, na constituição da Uergs, do Seguro Agrícola e do Primeiro Emprego!

Com Rossetto, Porto Alegre retomará as conexões com quem acredita na participação popular e que outro mundo é possível.

Participe da Campanha e Agende-se:



Plenária Final
Dia 12/Março – Quarta-feira
Às 19h
No Clube do Comércio - Rua dos Andradas, 1085

Último Debate entre os pré-candidatos – Zonais 1ª, 2ª e 114
Dia 13/Março – Quinta-feira
Às 19h
No Auditório da Faculdade de Direito/Ufrgs - Avenida João Pessoa, 80 - Ponto de Referência: próximo ao viaduto Imperatriz Leopoldina, na Avenida João Pessoa.

Dia 16 de Março – Domingo
Das 9 às 17h
Com Miguel Rossetto
Para Ganhar Porto Alegre com a força do PT

Veja aqui os Locais de Votação.

Professora Maria Castilhos - Nossa Homenagem à Mulher

Amanhã, Terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Porto Alegre realiza Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nosso mandato homenageará todas as mulheres na pessoa da professora Maria Castilhos. O ato solene será às 17h, no Plenário Otávio Rocha.

A professora surgiu na menina Maria Castilhos já aos 12 anos quando alfabetizou filhos dos peões da fazenda de seus pais.
A guerreira vai se forjar na luta por suas convicções pedagógicas e políticas e pelo respeito por sua categoria.
A militante socialista é resultado de uma vida profissional de liderança e de compromisso com o direito à educação e a bela síntese é o núcleo petista Paulo Freire, que coordena.
Maria Castilhos é o testemunho de que quem é educadora popular, necessariamente é militante política, pois se espanta com este mundo desigual e o denuncia. Entende a educação como processo de transformação.
A solidariedade, o engajamento comunitário é em Maria Castilhos o testemunho de que a prática não pode estar distante da teoria.
É por isto e muito mais que em 2008 é nossa mulher símbolo do dia de lutas que é o 8 de março.
Através de Maria Castilhos, nossa homenagem a cada mulher que só por assim sê-lo já é uma vitoriosa!

Abraços,
Sofia e Equipe

Clube do Professor Gaúcho/Zona Norte - Sócios abraçam sede em protesto

Os professores sócios do Clube do Professor Gaúcho, inconformados com a atitude da direção da entidade, continuam lutando contra o fechamento da sede da Zona Norte. No domingo (09) protestaram abraçando a sede, ato que será repetido no próximo sábado, dia 15, às 14h. A sede do Clube do Professor Gaúcho/Zona Norte está localizada na Rua Ten. Ary Tarragô, 2080.

A diretoria do Clube alega ter que cumprir com dívidas de ações trabalhistas e que a solução encontrada é se desfazer da sede da Zona Norte. Os sócios, insatisfeitos com a situação e especialmente com a falta de informações sobre as deliberações do Conselho, já se reuniu na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e entraram com uma Medida Cautelar na Justiça a fim de evitar o fechamento.

Para Sofia, presidenta da Cece, que esteve presente no abraço, o problema é de diálogo, de transparência. “Os professores estão cobertos de razão, porque esse é o lugar de lazer deles", afirmou. "Acho lamentável que o Clube tenha dispensado os sócios de revitalizar aquele espaço", concluiu, comentando a crítica dos professores de que, ao se colocarem à disposição para realizar oficinas e atividades na sede, as propostas foram rejeitadas pela diretoria.

sábado, 8 de março de 2008

Educação e Cultura lançam manifesto de apoio a Rossetto

Com o espaço lotado de apoiadores das áreas da Educação e Cultura, foi lançado ontem à noite, no Chalé da Praça XV, o Manifesto de apoio ao pré-candidato Miguel Rossetto. O encontro contou com a presença de militantes históricos do PT que contribuíram em muito com o avanço dessas duas temáticas na cidade.

Para Sofia, que já foi secretária municipal da Educação, Miguel Rossetto é a certeza de que a política educacional e cultural será tema estratégico de governo e de poder. “Com ele a cidade vai retomar sua política cultural e educacional construídas com a participação popular e Porto Alegre voltará às conexões com quem acredita que outro mundo é possível”, destacou ela.

Leia na integra o Manifesto.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Reivindicada mudança no edital de concurso para Monitores

A Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal debateu esta manhã a polêmica formação exigida para o cargo de monitor no concurso público da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Os educadores reivindicam a retirada da exigência do curso de 100 horas para aqueles que têm curso de Magistério ou nível superior em Pedagogia.

Para Sofia "a formação pedida no edital é contrária a todo estímulo e luta dos educadores pela formação em nível de magistério e superior".

As provas para o concurso serão aplicadas no dia 16 de março, mas antes disso encaminhamentos serão realizados.

Saiba mais acessando aqui.

terça-feira, 4 de março de 2008

Happy da Educação e Cultura com Rossetto

Cece visita Escola Mário Quintana

A Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal encaminhará ao Prefeito relatório sobre a situação e reivindicações da Escola Mário Quintana, da Restinga. Em visita a escola hoje (04), durante reunião preparatória para o ano letivo que começa amanhã (5/3), os vereadores da Cece ouviram relatos dos professores que lamentam principalmente a falta de segurança que a comunidade escolar enfrenta.

"Queremos ajudar o trabalho de vocês e colocar a Comissão à disposição", disse Sofia, presidente da Comissão. A Cece agendará, ainda este mês, reunião com Secretário Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.

Saiba mais acessando aqui.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Vitória! – Publicada hoje as Progressões do Magistério

Depois da audiência da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores (Cece), presidida por Sofia, a Prefeitura Municipal publicou hoje (03/Março) no Diário Oficial, a lista dos professores classificados com a Progressão Funcional – biênio 2002/2004. A reunião da Cece ocorreu na última sexta-feira (29/02).

Sofia lembra que a luta continua para que o Executivo realize o pagamento até o final de março e que apresente um calendário referente aos pagamentos retroativos dos atrasados.

Acesse o Diário Oficial de Porto Alegre e veja a relação.