sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Escola Argentina - Pais exigem audiência com Governadora

Após a audiência realizada hoje (29/02) na Comissão de Educação da Câmara de Municipal de Porto Alegre (Cece), a Comissão de Pais e Alunos da Escola Argentina, inconformados com a ação de fechamento e com a ausência de representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEC) na reunião, dirigiu-se ao Centro Administrativo em busca de uma agenda com a Governadora do Estado.

Segundo Sofia, presidente da Comissão, a medida foi tomada frente à falta de diálogo imposta pela SEC que de maneira autoritária fechou a Escola.

Saiba tudo acessando aqui.

Amanhã tem debate das zonais 160 e 161

É na zona Sul da cidade o terceiro debate das prévias do PT de Porto Alegre, entre o companheiro Miguel Rossetto e a companheira Maria do Rosário. Desta vez, o encontro é com a militância das zonais 160 e 161, às 17h, no CTG Descendência Farrapa, na Av. Cavalhada, 6.735.

Cece discute pagamento das progressões do magistério

Sofia, presidente da Cece, reforçou os pedidos do Simpa e da Atempa na audiência de hoje da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre (Cece), por uma audiência com os próprios secretários municipais, que enviaram representantes. A reunião tratou do pagamento das progressões do Magistério Público Municipal . "Reforço também que o governo deve assumir que reconhece o direito ao retroativo, e fazer um calendário de pagamento do mesmo", destacou Sofia.

Saiba mais clicando aqui.

Militantes da Cultura apóiam Rossetto

Na terça, 26, o Café Negro i Bianco foi ponto de encontro do companheiro Miguel Rossetto e Sofia com militantes da setorial de Cultura. Figuras significativas, de todas as linguagens da arte, estiveram presentes na atividade. Na conversa com o pré-candidato, os militantes expressaram os motivos de sua opção por Rossetto. O primeiro deles é a aposta numa gestão cultural democratizada, com decisões coletivas, que respeite o acúmulo existente na construção de projetos inovadores para essa área.

O grupo vê em Rossetto o compromisso com a valorização, através da participação com poder de decisão, dos agentes que constroem as políticas públicas de cultura. Entre as propostas defendidas para a gestão da Cultura no município, os militantes defenderam a articulação do setor com a educação; o reencontro da cidade com a sua vocação cultural, através de um planejamento coletivo, da valorização dos seus próprios talentos e da preservação da memória da Capital.

Fonte: Boletim Eletrônico Miguel Rossetto - Ganhar Porto Alegre com a força do PT - 28/fev

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pró-Jovem - Cece voltará a pautar o tema

Sofia analisou o relatório da auditoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do MEC (FNDE) referentes ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem) entre os anos 2005 e 2006, encaminhado a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cece).

A auditoria do Fundo constatou várias irregularidades na execução de verbas do Programa:

- O número de alunos freqüentes foi inferior cerca de 60% a quantidade de lanches distribuídos;
- Ausência de comprovação de contrapartida;
- Nas Notas Fiscais/Recibos das empresas fornecedoras de lanches não consta identificação com o nome e número do convênio;
- Ausência de atesto de recebimento dos produtos nas notas fiscais/recibos
- Alimentação fornecida em desacordo com a sistemática do Programa;
- Constatação de que os laboratórios de informática não estavam com os equipamentos previstos;
- Lanches servidos sem boa aceitação pelos alunos;
- Notas fiscais de fornecimento de lanches não constam à discriminação dos produtos adquiridos;
- Per capta excedente ao limite por dia/aluno para fornecimento de lanches;
- Ausência de termo de autorização de transferência dos recursos a Fundae;
- Aumento injustificado na contratação de profissionais;

Com relação às denúncias de irregularidades na execução do Pró-Jovem na contratação com a Fundae, Sofia destaca que o FNDE não fez auditoria, pois a mesma está sendo realizada pela Polícia Federal.

Para analisar o relatório do Fundo, o resultado da sindicância da Prefeitura, bem como continuar acompanhando a presença de alunos e a eficácia do programa, a Comissão de Educação agendou reunião para o dia 28 de março quando retornará ao tema.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Escola Argentina também está na pauta da Cece desta Sexta-feira

Pagamento da progressão funcional dos professores da Rede Municipal de Ensino e o fechamento da Escola Estadual Argentina. Estas são as duas pautas da reunião extraordinária que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cece) realizará na sexta-feira, dia 29, às 9h30min, no Plenário Ana Terra da Casa Legislativa (Av. Loureiro da Silva, 255).

A primeira pauta – 9h30min – abordará o pagamento das progressões pela Prefeitura de Porto Alegre. A solicitação foi feita pela Associação dos Trabalhadores em Educação (Atempa) e por diversos professores da Rede que aguardam desde 2006 o pagamento da progressão funcional referente ao biênio 2002/2004.
Além do atraso, a progressão teve critérios alterados e que prejudicaram os trabalhadores em educação, como a não progressão da letra A para B; e a redução do percentual de contemplados que sempre foi de 50%, para 20% da letra B para C e 10% da letra C para D;

Segundo Sofia, presidente da Cece, a Prefeitura também informou a Associação o não pagamento retroativo da vantagem, “o que prejudicará ainda mais o funcionalismo retirando conquistas da categoria”.

A segunda pauta iniciará às 11h e tratará o fechamento pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) da Escola Argentina. Mesmo com o laudo negando a insalubridade do prédio, motivo alegado pela SEC para realizar o fechamento da Escola, a Secretaria permanece irredutível na sua proposta. A Comissão de Pais, Alunos e Professores solicitaram a Comissão de Educação uma agenda de emergência para tratar do assunto.

Sofia lastima a atitude autoritária do Governo do Estado fechando uma entidade que há 67 anos serve os porto-alegrenses e este ano conta com 160 alunos matriculados para o ensino fundamental (1ª a 4ª série).

Sofia irá convidar os vereadores que compõem a Comissão para amanhã (28), no início da sessão plenária (14h), visitarem a Escola.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cece Convida: Reunião tratará do Pagamento das Progressões

A Cece (Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre) convida para reunião que ocorrerá dia 29/02 (Sexta-feira), às 9h30min, no Plenário Ana Terra (Câmara de Vereadores - Av. Loureiro da Silva, 255), para tratar do pagamento das progressões pela Prefeitura de Porto Alegre.

A solicitação foi feita pela ATEMPA e por diversos professores da Rede Municipal de Ensino que aguardam desde 2006 o pagamento da progressão funcional referente ao biênio 2002/2004.

Além deste atraso, a progressão teve os seguintes critérios alterados e que prejudicaram os trabalhadores em educação:
* não houve progressão da letra A para B;
* houve redução do percentual de contemplados que sempre foi de 50%, para 20% da letra B para C e 10% da letra C para D;
Também foi noticiado pela Prefeitura a ATEMPA o não pagamento retraoativo da vantagem, o que prejudicará ainda mais o funcionalismo e retira conquistas da categoria.

A mobilização dos trabalhadores é fundamental
para que não ocorram retrocessos. Participe!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Carnaval homenageou a primeira professora das Ilhas

Com toda a comunidade vibrando junto a Escola de Samba Pôr-do-Sol, da Ilha da Pintada, homenageou neste domingo (24/02) a professora Maria José Mabilde, que em 1916 fundou o Grupo Escolar que hoje leva seu nome na localidade.

Ela foi, segundo o samba-enredo e familiares que acompanhavam o desfile, a primeira professora do Arquipélago, uma desbravadora que encheu de esperança e dignidade aquela comunidade considerada rural onde só havia areia e pescadores.

Professora estadual que marcou a vida de gerações de ilheiros, faleceu em 1941 e é lembrada com carinho pela comunidade. O desfile foi marcado também por protesto pelo fechamento de escolas estaduais.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Hoje, segundo debate das prévias do PT

Hoje (23/2), o PT de Porto Alegre realiza o segundo debate do ciclo de encontros para a escolha do candidato ou candidata à prefeitura de Porto Alegre.
Maria do Rosário e Miguel Rossetto vão debater suas idéias a partir das 17h, no Colégio Mesquita (Avenida do Forte, 77).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cece visitou creche na Vila Planetário

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal visitou hoje (21/2), a Creche Piu-Piu, na Vila Planetário. O objetivo foi verificar o andamento de obras de ampliação da instituição.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila Planetário, Antônio Marciano Maciel, a Creche Piu-Piu deveria receber R$ 20 mil através do Orçamento Participativo, aprovado em 2007, para a complementação das obras. "Ainda não recebemos esse valor, e já nos cobram a prestação de contas", afirmou.

A coordenadora pedagógica da Creche Piu-Piu, Jussara Beckstein, acredita que "o quanto antes terminar a obra, vai ajudar muito a todos". A intenção, como disse a coordenadora, é de fazer uma cozinha ampla, um banheiro e uma sala ventilada para uso das crianças. A creche atende, em turno integral, cerca de 60 crianças, de 0 a 6 anos.

Sofia, presidente da Cece, garantiu que, nos próximos dias, deverá convocar a Secretaria Municipal de Educação (SMED) sobre a questão. "Não podemos ser coniventes com o descaso que vimos aqui", destacou.

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cece avalia prestação de contas do Pró-Jovem


Esclarecer a destinação de R$ 11,9 milhões aplicados pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem) entre 2005 e 2006 foi o objetivo da reunião de hoje, 19/02, realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal.

Conforme a presidente da Comissão, vereadora Sofia Cavedon, a Secretaria Municipal da Juventude, através de seus representantes, informou que o primeiro repasse, em torno de R$ 4 milhões, está com a sua prestação de contas sob estudo no Governo Federal, pois foi encaminhada pela gestão anterior com problemas.

O segundo repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC, de R$ 6 milhões, ainda está sendo utilizado, portanto, a prestação de contas ainda não foi realizada; e o terceiro repasse foi suspenso pelo Governo Federal, tendo em vista a série de problemas apresentados na primeira prestação de contas.

Também foram levantadas preocupações com a freqüência dos alunos, que no inicio do programa eram de 1400 matrículas e hoje somente 505 alunos freqüentam o curso. Para Sofia essa evasão é muito grande para um investimento mensal de R$ 260 mil e que conta com 110 educadores contratados. Ou seja, atualmente é uma média de quatro alunos por professor. Os representantes da Secretaria disseram que estão estudando a aglutinação das turmas. Além disso a vereadora salientou que o Pró-Jovem não se integrou na comunidade: "Para dar certo, não pode ser algo totalmente dissociado de quem participa", afirmou ela.

O Pró-Jovem é uma parceria entre o Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a prefeitura, responsável por selecionar, formar e qualificar jovens entre 18 e 24 anos. Após as denúncias do ano passado o contrato entre o Município e a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e Cultura (Fundae) foi encerrado, e assinado novo convênio com a Fundação da Ulbra (Fulbra), para regularizar os contratos dos professores que atuam no Pró-Jovem em Porto Alegre.

Foi lembrado ainda que para investigar as denúncias, foram abertas sindicâncias, uma do FNDE, e outra dirigida pelo diretor executivo da SMJ, Nelson Molina, que deve apresentar relatório sobre as ações do Pró-Jovem no próximo dia 24.

Quanto às denúncias de demissão de professores foi garantido pelos representantes do Executivo Municipal que foram feitas trocas visando, principalmente, a qualidade pedagógica. Em relação às merendas distribuídas pelo Pró-Jovem, eles afirmaram, que a situação está estável, e que a empresa Nutrilight venceu o processo licitatório para fazer a distribuição dos lanches.

Um relatório completo, com as respostas das perguntas formuladas durante a reunião, será enviado aos vereadores em algumas semanas. Também constarão no relatório as análises das sindicâncias, a prestação de contas e os quadros de funcionários, que, de acordo com Sofia, serão analisados pela Comissão tão logo sejam recebidos. Um novo balanço deverá ser feito pela Cece após esses resultados.

Presentes na reunião, além de Sofia Cavedon (PT), os vereadores João Antônio Dib (PP), Haroldo de Souza (PMDB), Mauro Zacher (PDT) e Margarete Moraes (PT). Os representantes da Secretaria Municpal de Juventude, André Fortes, coordenador de Assistência Social do Pró-Jovem, e a coordenadora geral do Programa, Cleci Maria Jurach. A promotora Synara Butelli, em nome do Ministério Público, também integrou a mesa.

Fonte: Taidje Gut (reg. prof. 13614)/CMPA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Agenda da Semana - 22 a 25 de Fevereiro

Terça-Feira - 19
9h30min - CECE - Pauta: prestação de contas do Pró-Jovem – que em 2007 vivenciou uma crise com a falta de prestação de contas da Secretaria Municipal da Juventude ao Governo Federal.
14h - Visita a comunidade Recanto do Sabiá/Timbaúva
16h30min - Recebe comunidade no Gabinete
17h - Chimarrão com Miguel Rossetto e integrantes da ONG Cidade
Quarta-Feira - 20
9h - Expediente interno
10h - Reunião de Bancada
14h - Sessão Plenária
18h - Lançamento Manifesto das Mulheres em apoio a pré-candidatura Miguel Rossetto – Hora lilás – No PT Municipal
19h - Fórum das Entidades do PDDUA – Na CMPA
Quinta-Feira - 21
9h - Visita da Cece a Creche Piu-Piu/Vila Planetário
11h - Reunião na presidência da Câmara com os Conselheiros Tutelares da Micro 3.
14h - Sessão Plenária
Sexta-Feira - 22
8h30min - Palestra de Vitor Paro – Parque de Exposições Assis Brasil/Esteio
14h - Recebe representantes da Atempa
20h30min Conversa com Miguel Rossetto e militantes da Assistência Social
Sábado - 23
17h - Debate com Miguel Rossetto e Maria do Rosário – Zonais 158/111/112 – Colégio Mesquita
Segunda-Feira - 25
90h - Reunião de Gabinete
14h - Sessão Plenária

Comissão de Educação - Pró-Jovem na pauta desta terça

Sofia, presidente da Comissão de Educação,(Cece), visitou hoje (18/02) as turmas do Pró-Jovem que funcionam na Escola Monteiro Lobato, no centro da cidade.
Ela constatou que permanece um número ínfimo de alunos no programa. Lembrando que “mesmo com o Ministério Público investigando, o problema permanece com escolas cedendo cinco salas de aula para o Programa enquanto apenas 15 alunos as freqüentam, como é o caso do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca e 35, alunos como é o caso da Monteiro Lobato”.

Para que a Secretaria Municipal da Juventude preste contas do Pró-Jovem, a Cece convocou a titular da pasta para saber como está se organizando o Programa para 2008, tendo em vista toda a crise vivida no ano que passou como a não prestação de contas ao Governo Federal.

A audiência será amanhã, 19/02, às 9h30min, no Plenário Ana Terra.
Convidados para a reunião a Secretaria Nacional de Juventude; o Ministério Público Federal; o Ministério Público Estadual, Escolas Municipais e Estaduais, e os Núcleos do Pró-Jovem.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Nesta Segunda - Plenária da pré-candidatura Miguel Rossetto

Plenária da pré-candidatura Miguel Rossetto - Prefeito de Porto Alegre
18 de fevereiro / segunda-feira
Às 19 horas
Na Casa dos Bancários - Rua General Câmara, 424 - Centro

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Comissão de Educação – Pró-Jovem e PME estão na pauta

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre inicia o ano com muitas pautas definidas. Na sua primeira sessão do ano, realizada na terça-feira passada, a Comissão ouviu os membros eleitos da Comissão Municipal de Cultura e que ainda não tomaram posse devido a entraves burocráticos.

Na próxima terça, 19/02, a Cece terá como pauta a questão, ainda não resolvida, do Pró-Jovem. Segundo Sofia, presidente da Cece, a Comissão quer saber como está se organizando o Programa para 2008, tendo em vista toda a crise vivida no ano que passou como a não prestação de contas ao Governo Federal. “Mesmo com o Ministério Público investigando, o problema permanece com escolas cedendo cinco salas de aula pra o Pró-Jovem enquanto apenas 15 alunos as freqüentam, como é o caso do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca” salientou.
Além de permanecer um número ínfimo de alunos no programa, Sofia lembra que há um ano dez computadores novos foram encaminhados para o Pró-Jovem de Porto Alegre que continuam sem uso.

As próximas pautas prevista para a pauta da Cece são:

Plano Municipal de Educação (PME) – A secretária municipal de Educação, Marilú Medeiros, será convidada para explicar porque ainda não enviou o Plano Municipal de Educação (PME) a Câmara de Vereadores. Sofia destaca que há três anos o PME está engavetado na Smed e, mesmo com as representantes da Secretaria tendo assumido o compromisso, junto ao Ministério Público (MP,) de o encaminharem até dezembro, ainda não foi cumprido.

Clube do Professor Gaúcho/Zona Norte - Os professores sócios do Clube do Professor Gaúcho estão apreensivos com o possível fechamento da sua sede na Zona Norte da Capital. Conforme relataram a vereadora Sofia Cavedon, a presidência da entidade notificou no final do ano o fechamento da sede no final de fevereiro. A diretoria do Clube alega ter que cumprir com dívidas de ações trabalhistas e que a solução encontrada é se desfazer da sede da Zona Norte. Os sócios, insatisfeitos com a situação, farão uma reunião ampla na quinta-feira, dia 21, às 17h, na sede da Zona Norte – Rua Ten. Ary Tarragô, 2080. Eles também solicitaram a Comissão de Educação que convoque a direção do Clube para maiores informações, tendo em vista que eles não têm acesso às deliberações do Conselho. Eles também entraram com uma Medida Cautelar na Justiça a fim de evitar o fechamento.

Progressão do Magistério Municipal – Por solicitação da Atempa (Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre) à Comissão de Educação, foi agendado para 28 de fevereiro a discussão sobre o pagamento das progressões do magistério público municipal, referente ao período o biênio 2002/2004. Os professores foram os únicos funcionários que não receberam devido à burocracia do Executivo Municipal, que já informou o não pagamento de reajuste.

Com data a ser definida, a Cece debaterá a Política de Atendimento à Educação Infantil das escolas, tanto do município como do estado localizadas na Capital, especialmente no que tange a oferta de vagas.

Também será agendada uma visita a Creche Piu-Piu, da Vila Planetário, que ganhou no Plano de Investimento (PI) de 2206 a reforma e ampliação do espaço, que deveria ser realizada 2m 2007, até o momento nem mesmo o projeto foi apresentado a coordenação da Creche.

As reuniões da Comissão de Educação da CMPA se realizam todas as terças-feiras, às 9h30min, no Plenário Ana Terra.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dia 14 de fevereiro de 2008

Carta à militância petista

O PT nasceu da luta e do exemplo de que é possível fazer política apostando na verdade, cultivando a esperança e realizando a transformação. Aqui em Porto Alegre, o que fizemos nos 16 anos de Administração Popular serviu de modelo para cidades do mundo inteiro. Aprendemos que só há melhoria real de qualidade de vida quando ouvimos nosso povo e tomamos as decisões juntos. Construímos, com a população da cidade, o Orçamento Participativo e esse gigantesco movimento de esperança que é o Fórum Social Mundial. As nossas bandeiras ganharam as ruas dessa terra, com orgulho e certeza de que era possível fazer diferente e ousar.

No dia 16 de março, o PT definirá sua candidatura à prefeitura de Porto Alegre. É com muita honra e entusiasmo que aceito o desafio de representar o partido para que a nossa cidade seja novamente uma referência mundial de democracia e qualidade de vida. Para isso, precisamos derrotar a direita, representada pelos governos Fogaça e Yeda. Nós, que lutamos pela construção de um PT ético, democrático e socialista, sabemos que a força da militância é fundamental para vencermos esse desafio. Além de chegarmos à Prefeitura, precisamos fazer uma grande administração, capaz de recolocar Porto Alegre no nível atingido durante os governos da Frente Popular, fazendo a cidade avançar para o futuro. Vamos construir um novo ciclo de governos de esquerda na cidade, com participação popular e políticas públicas eficientes. Conto com teu apoio para construirmos uma grande vitória em Porto Alegre.

Miguel Rossetto

Para o PT vencer e governar Porto Alegre
O PT construiu em Porto Alegre uma história de lutas e vitórias que tornaram nossa cidade referência mundial de democracia, participação e qualidade de vida. Todas essas vitórias foram conquistadas a partir da força nossa militância. Sempre foi o PT que venceu, combinando a qualidade de nossos candidatos com o entusiasmo e a participação da nossa gente. É assim que, na disputa eleitoral de 2008, vamos reconquistar Porto Alegre. O companheiro Miguel Rossetto representa essa história de vitórias, luta e participação. Temos orgulho dessa história e confiança que, com Rossetto, o PT tem todas as condições de vencer e voltar a governar Porto Alegre, com as melhores práticas que fizeram da nossa capital um motivo de inspiração para lutadores do mundo inteiro.

Confiança e competência para governar

Todos os militantes do PT conhecem e confiam na trajetória de Miguel Rossetto, sabem da sua firmeza, da sua conduta, coerência e postura transparente. Dirigente sindical, fundador do PT, sempre trabalhou pelo fortalecimento do partido. Como deputado federal, vice-governador, secretário-geral do governo e ministro do governo Lula, Rossetto mostrou competência, capacidade de diálogo e coragem para enfrentar os problemas. Foi um dos principais articuladores do Fórum Social Mundial. É reconhecido por todos como um grande administrador que pode recolocar o governo de Porto Alegre no nível atingido durante os governos da Frente Popular e fazer a cidade avançar para o futuro. Essa característica é fundamental para recuperar a cidade depois do desmonte produzido por Fogaça e para coordenar e potencializar as ações do governo Lula em Porto Alegre.

Rossetto está do lado de quem luta por um PT ético, democrático e socialista
Rossetto tem compromisso com o patrimônio que acumulamos durante os 16 anos que governamos Porto Alegre e os quatro que governamos o RS. Conta com o apoio das principais lideranças deste período e de outros dirigentes históricos do campo democrático-popular. É um nome que tem ao seu lado aqueles que lutam pela reconstrução do partido, que não cederam às políticas que nos levaram à grave crise política em 2005 e que querem o PT comprometido com os valores da ética, da democracia e do socialismo. Com Rossetto na Prefeitura, todo o PT estará no governo, sem exclusões, garantindo voz e participação a todas as forças políticas do partido.

É bom de voto e bom de debate

Miguel Rossetto já vivenciou, com sucesso, duros debates. Forjado na luta e no duro trabalho cotidiano de nossos governos, alia experiência, consistência programática e capacidade de enfrentamento com a direita. É um nome que reúne condições de trabalhar, já no primeiro turno, pela reunificação da Frente Popular, abrindo um canal de diálogo para construir uma política de alianças com aliados históricos como o PCdoB, o PSB e os trabalhistas do PDT.

Na eleição para o Senado, em 2006, fez mais de 220 mil votos em Porto Alegre. Em todo o Estado foram mais de 1,5 milhão de votos, desmentindo as pesquisas que apontavam uma votação bem menor.

Entre na campanha: (51) 3228.0918 (51) 3227.7300
Acesse o blog do Rosseto - http://miguelrossetto.blogspot.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Plenária da pré-candidatura Miguel Rossetto

Plenária da pré-candidatura Miguel Rossetto - Prefeito de Porto Alegre
18 de fevereiro / segunda-feira
Às 19 horas
Na Casa dos Bancários - Rua General Câmara, 424 - Centro

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pesar!

Faleceu hoje Renato da Rocha Vieira, artista plástico e professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tinha 49 anos.

Será velado no Cemitério São Miguel e Almas (Av. Oscar Pereira, 400), na Capela B, até às 18h de amanhã 13 (quarta-feira), quando será transportado à Caxias do Sul.

Participou conosco do projeto Hundertwasser - arte pela paz, plantando com seus alunos e colegas da Escola Tristão Sucupira Viana milhares de araucárias que se espalharam pelo Rio Grande do Sul e nos re-encantaram para a vida!

Sofia

Partido comemora 28 anos de fundação amanhã

O PT de Porto Alegre comemora amanhã(13/2) os 28 anos de fundação da sigla. A partir das 19h, na sede municipal, lideranças partidárias e do movimento social, filiados e filiadas de toda a cidade participarão de um Painel sobre a “Importância das Administrações Populares na redemocratização de Porto Alegre”.

Estarão presentes no evento, o presidente estadual do PT, Olívio Dutra, o deputado estadual Raul Pont, o ex-prefeito João Verle, e os pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre, Miguel Rossetto e Maria do Rosário.


Rossetto e Paul Singer falam sobre inclusão social


Conselho de Cultura pede ajuda para iniciar trabalhos

Representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC) compareceram, nesta terça-feira (12/2), à primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, em 2008. No encontro foi solicitada a posse dos novos membros eleitos, fato não realizado pois o Governo Municipal alega falta de quorum. Segundo projeto de lei que institui a entidade são necessários 33 titulares da área cultural no comando do Conselho. Até o momento 19 cadeiras foram preenchidas.

De acordo com Isabel L’arejon, do CMC, desde 2006 os novos conselheiros esperam a posse oficial para iniciar as atividades. Para ela, a prefeitura deveria fazer um esforço para que as outras vagas fossem preenchidas, possibilitando o funcionamento adequado da entidade. “O Conselho não pode ficar refém da falta de vontade política dos nossos governantes”, reclamou. Segundo o integrante Hans Baumann, o CMC possui um papel importante na elaboração de políticas públicas culturais para o desenvolvimento da cidade e, por isso, “não pode seguir inativo”.
A representante da Secretaria Municipal de Cultura, disse na audiência que, em conjunto com as entidades culturais, "alguns procedimentos para completar a nominata poderão ser realizados".

Conforme Sofia, presidente da Cece, a comissão pedirá ao Executivo Municipal para que estabeleça um prazo até que o Conselho seja instituído. Segundo ela, a elaboração de um calendário e de ações de mobilização junto à comunidade para que se atentem e participem da formação do CMC são importantes para a solução do problema. “Pediremos ao prefeito para que até o fim de março possamos, de fato, dar posse aos membros”.

Fonte: Ester Scotti (reg. prof. 13387)/CMPA

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Agenda da Semana - 11 a 18 de Fevereiro

Segunda–feira - 11
11h - Assinatura do Termo de Cooperação entre CMPA e PGQP – Com palestra de Jorge Johannpeter – Na Câmara
14h - Sessão Plenária
Terça–Feira - 12
9h30min - Comissão de Educação – Cece – Às 10h, Pauta: Posse (não efetivada) do Conselho Municipal de Cultura – No Plenário Ana Terra
15h30min - Assinatura do Convênio e Lançamento do Curso de Pós-graduação do Instituto Brava Gente – No Fórum de Entidades (Auditório do DRT – Av. Mauá, 1013)
19h - Diretório Municipal do PT - Sede Municipal
Quarta–Feira - 13
7h30min - Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades
14h - Sessão Plenária
18h - Ato Político de Aniversário do PT – Sede Municipal (Av. João Pessoa, 785)
Quinta–Feira - 14
- Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades
14h - Sessão Plenária
Sexta–Feira - 15
- Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades
10h - Seminário Estadual da DS – Retiro da Vila Betânia
Sábado - 16
9h - Chimarrão Miguel Rossetto e filiados da Vila Planetário
Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades
- Seminário Estadual da DS
18h - Debate com Miguel Rossetto e Maria do Rosário - Zonal 159 – Na Igreja São Judas Tadeu, Partenon
20h30min - Reunião confraternização Miguel Rossetto c/ militantes da Zonal 158
Segunda–feira - 18
8h30min - Reunião de Gabinete
14h - Sessão Plenária
19h - Plenária da Pré-candidatura Miguel Rossetto - Na Casa do Bancário (Rua General Câmara, 424 - Centro)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Cultura será tema da 1ª reunião da CECE

Terça-feira, dia 12, às 10h a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude ouvirá os conselheiros eleitos por suas entidades e que aguardam a posse do Conselho Municipal de Cultura.

Há três anos o Conselho de Cultura está desativado, e a cidade sem o protagonismo nas políticas de cultura.

Acompanhe e sugira outros temas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Seleção para Pós-graduação em Educação Popular

O Instituto Brava Gente lançou edital de processo seletivo para o Curso de Pós-graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais.

Inscrições: www.bravagente.org.br - De 25 de janeiro a 20 de fevereiro
Entrevistas: Dia 22 de fevereiro
Entrevistas para os pré-selecionados: De 26 a 29 de fevereiro
Divulgação dos aprovados na seleção: Dia 05 de março
Encaminhamento de recursos: De 06 a 07 de março
Lista final aprovados: Dia 10 de março
Matrículas: De 10 a 12 de março - Suplentes: De 13 a 14 de março
Aula Inaugural: Dia 15 de março - Inicio das Aulas: Dia 29 de março
Inscrição Disciplina Isolada 30 dias antes do inicio da disciplina

PROCESSO DE SELEÇÃO – será composto pela entrevista, memorial descritivo e ficha de inscrição.
ENTREVISTA – será chamado/a para a entrevista somente aquele/a candidato/a que cumprir rigorosamente a etapa documental - inscrição e memorial. As entrevistas serão realizadas individualmente e terão a duração de 15 minutos.
HORÁRIO E LOCAL DAS ENTREVISTAS – o horário de cada candidato/a, será divulgado no site www.bravagente.org.br no dia 22 de fevereiro - o atraso na entrevista implicará na desclassificação do candidato/a. O Local será na sede da ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre, Rua Alberto Bins, 549 - 3º andar, Porto Alegre, RS.
MEMORIAL DESCRITIVO - o memorial descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória e expectativas pessoal, acadêmico-profissional e intelectual do candidato/a, avaliando cada etapa de sua experiência. Recomenda-se que o memorial inclua em sua estrutura seções que destaquem informações, como a formação, as atividades técnico-científicas e artístico-culturais, as atividades docentes, administrativas, entre outras. O texto deve ser redigido na primeira pessoa do singular, o que permitirá ao candidato/a enfatizar o mérito de suas realizações. Deverá ter no máximo duas páginas (Arial ou Trebuchet MS/normal, corpo 11, espaço 1,5 linha) ou manuscrito em letra legível. Iniciando com o Nome do Candidato/Título e Ano.
MATRÍCULA - a matrícula no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Popular será efetivada no prazo estipulado pelo edital, mediante requerimento dirigido ao Coordenador, sendo necessários os documentos abaixo relacionados: a) cópia do diploma ou certificado de conclusão do Curso de Graduação; c) cópia da carteira de identidade; d) prova de quitação com as obrigações eleitorais; e) prova de quitação com o serviço militar; f) cópia da certidão de nascimento ou casamento; g) uma fotografia 3x4 cm (já entregue na seleção); h) contrato pedagógico com dados cadastrais, devidamente preenchido e assinado pelo candidato/a; i) recibo da taxa de matrícula de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Os alunos/as regulares deverão renovar semestralmente a matrícula no curso obedecendo ao cronograma estabelecido pela Coordenação. O aluno/a não matriculado/a no prazo será automaticamente desligado/a da Pós. A efetivação da matrícula fica condicionada a entrega de todos os documentos já relacionados.
DISCIPLINAS ISOLADAS – poderão participar das disciplinas isoladas aqueles alunos/as que estiverem regularmente matriculados/as em um curso de graduação ou que já o tenham concluído. A disponibilidade de vagas fica condicionada ao aceite do professor/a responsável pela disciplina. As vagas, quando disponíveis, serão divulgadas 30 dias antes do inicio da disciplina. Os/as associados/as da AEEPA e da ATEMPA terão bolsa de 50% de desconto nas disciplinas.
DURAÇÃO DO CURSO - o curso terá a duração de 2(dois) anos, com aulas quinzenais aos sábados, no horário das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.
INVESTIMENTO - o valor total do curso será de R$ 4.900,00 (quatro mil e novecentos reais). Sendo: matricula semestral de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e 24 parcelas mensais de R$ 200,00 (duzentos reais). A disciplina isolada (modulo 20/horas) terá o valor de R$ 200,00 (duzentos reais).
BOLSA DESCONTO - 40 (quarenta) bolsas serão disponibilizadas para os associados/as da AEPPA – Associação de Educadores Populares de Porto Alegre, que terão 50% de desconto no valor da mensalidade do curso, conforme critério da Associação. 2 (duas) bolsas com desconto de 50% nas mensalidades serão sorteadas aos associados/as da ATEMPA - Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre, terão preferência aqueles/as que não tiverem curso de pós-graduação. Maiores informações com as Associações acima.
PRAZO E ENDEREÇO DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS - a ficha de inscrição e o memorial descritivo deverão ser encaminhados até o dia 20 de fevereiro para o endereço eletrônico: bravagente@bravagente.org.br até às 24hs, ou via correio para a Rua Luis Só, 35 cj. 06 – Bairro Petrópolis - Porto Alegre - RS – CEP 90460.010 - valendo como data limite de postagem (simples) o dia 15 de fevereiro de 2008.

Saiba mais acessando o site www.bravagente.org.br